Mais uma amiga blogueira, participando do Livrólogos! Desta vez é a Elis Miranda do blog Codinome Leitora

Hoje vou fazer uma resenha tradicional, porque não dá para comentar frases do livro. É tudo tão intenso mas ao mesmo tempo simples, que se eu pegasse somente algumas frases e comentasse, seria a maior injustiça com todas as outras frases que merecem ser comentadas.

Quando li a sinopse do livro, eu imediatamente quis o livro. A história é assustadora mas ao mesmo tempo cativante porque é feita a partir do ponto de vista de uma criança de cinco anos. Sua inocência naquela situação hedionda trás uma empatia e uma vontade de proteger todas as crianças do mundo. Também mostra como uma mãe pode amar seu filho independente da situação em que se encontre.

O livro chegou ontem, eu nem tinha tirado a roupa que fui trabalhar quando peguei o livro e comecei a ler. Foram 4 horas de leitura, me perdi no livro, cada página me puxando para ler a próxima, lágrimas e mais lágrimas. Mas valeu cada minuto.

Hoje eu quero relê-lo. Sei que vou chorar de novo mas para mim o livro é irresistível.

Vou colocar aqui a sinopse porque ela está perfeita, muitos livros são detonados pela sinopse mal feita mas não foi esse o caso aqui (Graças a Deus) e mesmo porque se eu fosse descrever o livro, o post seria sem fim:

Sinopse

Para Jack, um esperto menino de cinco anos, o Quarto é o único mundo que existe. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua Mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, brincam e dormem. Ali há maravilhas infindáveis para soltar sua imaginação. À noite, sua Mãe o fecha em segurança no Guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o Velho Nick vem visitá-la.

O Quarto é o lar de Jack, mas para sua Mãe, é a prisão onde o Velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a Mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. A curiosidade de Jack vai crescendo, assim como o desespero da Mãe, e ela elabora então um plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Narrado na voz terna, divertida e original de Jack, Quarto é a história de um amor imbatível em circunstâncias atrozes, bem como do laço entre uma mãe e seu filho, com a solidez do diamante.

É um romance que choca, arrebata e cativa – mas que é sempre profundamente humano e comovente. Quarto é um lugar que você jamais esquecerá.

Faço dessa última frase, uma das minhas…

 

Capa, ficha técnica:

Quarto (Room)

Emma Donoghue
ISBN 9788576861317
Editora: Verus
Número de páginas: 349
Encadernação: Brochura
Formato 16 x 23cm
Ano Edição: 2011

 

Elis Miranda – Codinome Leitora  twitter @CodinomeLeitora