Olá!

Conselho de amiga é um livro morno. Apesar de ser um YA, a autora usar um clichê, não convence.

Ruby tem amigas que como é óbvio, na adolescência, trocam confidências e conselhos. Mas Beth especificamente, parece mais controlar todos e principalmente Ruby, alegando sempre querer o melhor para ela, pois sempre esteve ao lado da amiga, principalmente na época que ela pirou, quando o pai abandonou a família há 6 anos. Ela não entendeu nada e a mãe até hoje não fala nada sobre o motivo desse abandono.

Ela é uma adolescente de 16 anos muito confusa e não sabe decidir o que quer sozinha e sua mãe é praticamente uma reclusa que não tem namorado e vive só para o trabalho de enfermeira e a meu ver ver deixa muito a desejar como mãe, com pode ter uma adolescente em casa e não conversar com ela? Sem abraços, sem ir ao ponto? E se a filha tem dificuldades para superar , porque não conta que houve para a separação ? Ela praticamente tem um relacionamento superficial com Ruby.

E tudo fica pior quando no meio da festa de aniversário de Ruby ( composta por sua mãe, Katherine, Maria, Beth e Ruby) aparece o pai dela e ela sai num rompante. Tudo desmorona à partir daí. Ela fica perdida, pois levou anos para reprimir as lembranças do pai e de repente ele aparece. Ruby passa o livro todo pensando sobre o pai, a casa que moravam e todos porquês dele ter ido embora e nunca saber o motivo, chega a ser monótono.

Até quando ela conhece Charlie, essas divagações sobre o pai continuam, ela também acaba achando que é tão parecida com o pai que não saberá se relacionar. Tudo isso permeado com muitas fotos polaroid ( presente de aniversário da mãe), segredos e conselhos ruins. E quando o livro parece emplacar chega o desfecho. Achei o livro fraco, o enredo muito superficial.

Conselho de Amiga – Siobhan Vivian

Conselho de amiga

A little friendly advice

Siobhan Vivian
ISBN:  9788563219305
Editora:  Novo Conceito
Número de páginas: 224
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 cm
Ano Edição: 2012

Sinopse

Ruby está completando 16 anos… mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena… e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Lançamento dia 8 de junho em todo o Brasil.

 

Booktrailer

Boa leitura!
See ya!