Olá!

Eu sou muito curiosa e não aguentei esperar o lançamento aqui, comprei o ebook em inglês mesmo. Da trilogia toda. 50 tons de cinza foi publicado em 2011 lá fora e depois de disputados leilões para compra de direitos no Brasil a Intrinseca começa a publicar a trilogia agora, em agosto de 2012.

Detalhe: esse livro não é para menores de idade.

Li no fim de semana o primeiro livro: 50 tons de cinza. Muito já foi dito sobre o livro, que o título é um trocadilho com o nome do Grey ( cinza em inglês) que é personagem principal do livro e etc.

É  com certeza uma febre que chegou a me lembrar  mais que o necessário Crepúsculo: menina desastrada, inocente, cara misterioso, com poder e tal e outros detalhes até tolos, que para quem leu ou assistiu ao filme, não passará despercebido, mas isso é no início, o restante do livro, vai por outro caminho.  Eu sei que 50 tons era uma fanfic de Crepúsculo, mas por exemplo, Entre a nobreza e o crime também era e não é tão óbvio.

Também já li que teve direitos comprados por estúdio e será adaptado para o cinema, muitos nomes cogitados, inclusive Robert e Kristen, ainda mais com várias matérias que saíram na mídia sobre traição dela, isso ficou muito em evidência, mas os nomes deles para adaptação eram só rumores.Há muitas atrizes hollywoodianas que dizem ter esse livro na bolsa, e também o tema: livro erótico e com dominação ( BDSM) bom junta-se tudo isso, e claro, curiosidade instantânea ( me incluo nisso).

Relevando todos esses detalhes e muitas outras matérias publicadas, serei mais sucinta.

Aqui no Brasil,muitos livros que li, tiveram a história atenuada quando se tratava de uma cena mais explícita de sexo ou com palavrões. Como esse livro trata de erotismo, diria até uma pornografia mais light kkkkk , seria descabido uma coisas dessas. Quem já leu algúm livro sobre Dominadores e Submissos vai achar esse light. Já li, como disse sou curiosa demais. Mas não é ofensivo ou com cenas que causem danos a uma alma mais delicada.

A história é a seguinte, Anastasia (Ana) vai no lugar de sua colega de quarto, entrevistar o misterioso Sr Grey, pois Kate está doente. Ana é uma boba, onde já se viu entrevistar alguém, mesmo que tenha as perguntas prontas, sem ao menos pesquisar no santo google? Apesar dela ser uma estudante universitária, no último ano… ok, isso dá o tom da inocência dela, sem contar que ela é virgem. É…

Bom, o cara é multimilionário ( alguém lembra do Roarke, personagem da série mortal da Nora Roberts?, então , o Sr Grey tem o dinheiro e o poder parecidos), mas é bem sucedido por ser dedicado e é mais perto da realidade . Christian é filho adotivo, competente no que faz, nunca apareceu com namorada em público, misterioso,com compulsão por controle. E ela uma inocente. O cordeiro e o leão. A coitada da Ana faz uma entrada triunfal no escritório dele, caindo de cara no chão. No meio da entrevista, pergunta se ele é gay. E ainda assim rola um clima, aquele que passa uma corrente, uma vibração no ar.

Daí para frente, o Sr Grey, não consegue se controlar e óbvio vai atrás de Ana. E ele é o primeiro cara que ela tem um interesse a ponto de deixá-la desnorteada. Eles se envolvem, mas Grey tem uma escuridão que começa a se infiltrar em Ana. Ele não suporta ser tocado, gosta de dominar, e guarda muitos segredos. Não está acostumado a dormir ao lado de uma mulher , nem a sexo baunilha (  resumindo é sexo convencional), não gosta de fazer concessões a respeito de sexo, mas Ana acaba sendo uma ótima negociadora e ele se descobre necessitando de Ana. E fazendo ajustes em seu acordo. Sim, eles tem um acordo, um contrato que Ana reluta em assinar, mas o negocia o tempo todo.

Ana o acha lindo, na verdade toda vez que eles estão em público ela chega a se irritar vendo as outras mulheres perderem-se olhando Grey, mas ela não tem noção da sua beleza, Kate diz isso para ela, Grey diz isso também.

O livro tem cenas quentíssimas entre Grey e Ana. E espero realmente que a tradução não acabe estragando.

Does this mean you’re going to make love to me tonight, Christian?” Holy shit. Did I just say that? His mouth drops open slightly, but he recovers quickly.

“No, Anastasia it doesn’t. Firstly, I don’t make love. I fuck… hard. Secondly, there’s a lot more paperwork to do, and thirdly, you don’t yet know what you’re in for. You could still run for the hills. Come, I want to show you my playroom.”

Tradução no fim da resenha (*)

Ele é totalmente ciumento e ela o chama de perseguidor, isso rende cenas engraçadas como a do email que ela envia dizendo que Every Breath you take ( do Police) é o hino dos perseguidores**  .  O humor dele é muito instável, ele é um enigma. Cinquenta tons de cinza, entende? Cheio de nuances. Ao mesmo tempo que ele tem necessidade de dominá-la, faz tudo por ela, para ela, a protege. Os dois se amam, mas não enxergam isso direito, ela é a luz, ele as sombras.Aos pouco ela vai se infiltrando nele também, conseguindo montar o quebra-cabeça da história do porque ele é assim.

E essa capa… essa gravata tem história :)

Não vou falar mais nada aqui pois será spoiler e mais spoiler. Mas posso dizer que a história do livro é boa, e traz ares novos, com esse tom de erotismo. Faltava isso para nós, leitoras, aqui no Brasil. Mas quem já leu Master of Shadowland da Cherise Sinclair, vai achar esse livro light.

Com o perdão do trocadilho infame, precisamos de mais (livros como) 50 tons de cinza para colorir nossas vidas, certo meninas?

Quero completar essa resenha com uma ressalva, a história do livro é boa sim, mas a autora não é uma mestre em escrita, li o livro em inglês, não sei como ficou a versão em português, assim que lê-lo eu comento aqui. Então leiam sem preconceitos :)

Recomendo.

* A tradução do trecho seria mais ou menos isso:

Quer dizer que você fará amor comigo esta noite, Christian? Put… mer… Acabei de dizer isso? Ele fica levemente de queixo caído, mas se recupera rapidamente.

Não Anastasia. Primeiro, eu não faço amor. Eu fod… com força. Segundo, há muito mais papelada a tratar e terceiro, você ainda não sabe onde está se metendo. Ainda pode correr para as montanhas. Venha, quero lhe mostrar minha sala de jogos.

**Música Every breath you take da banda The Police

Every breath you take / Every move you make / Every bond you break/ Every step you take/ I’ll be watching you

A cada suspiro que você der / A cada movimento que você fizer / Cada vínculo, elo, que você quebrar/ A cada passo que você der / Estarei te observando

Abaixo os dados da publicação da Intrínseca

 

Capa, ficha técnica, sinopse:

50 tons de cinza

Fifty shades of Grey

E L James
ISBN: 9788580572186
Editora:  Intrínseca
Número de páginas: 480
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2012

Sinopse

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja – mas em seu próprios termos…

 

Obs. O nome da fanfic: Masters of the Universe.

Boa leitura!

See ya!

Rosana