Olá, mais um lançamento da Editora Butterfly, Filha da floresta é primeiro volume da aclamada Trilogia Sevenwaters, uma releitura de um clássico dos irmãos Grimm, o conto Os seis cisnes, também conhecido como Os cisnes selvagens

Trilogia Sevenwaters

  • A Filha da Floresta
  • O Filho das Sombras
  • A Filha da Profecia

Além dos livros ganharam vários prémios internacionais,  Juliet foi aclamada como a sucessora de Marion Zimmer Bradley, autora da famosa série literária As brumas de Avalon.

Eu simplesmente adoro conto de fadas. E não me decepcionei com este livro. A autora escreve com maestria a história, percebe-se que ela está a vontade escrevendo. É uma releitura de os seis cisnes.

Somos remetidos a um mundo mágico, narrado pela protagonista, Sorcha. Mas os inimigos externos, os Bretões, que tomaram as ilhas que guardam muito da história e magia , não foram os causadores da maior dor e desgraça, foi o inimigo dentro de casa.

-Ela não precisa que a contrariem – disse Finbar, com a voz mais fria que já tinha ouvido. Parecia a voz de papai. -Não precisa de provocação para agir. Vai destruir a todos nós, um por um, se ninguém a impedir.

Um encanto é lançado sobre seus seis irmãos, e para libertarem-se desse mal, Sorcha deve ficar em silêncio e cumprir uma tarefa que lhe provocará muita dor. A princípio isolada e passando pelo pior que se possa imaginar para cumprir essa tarefa ingrata. Ela é doce, mas ao mesmo tempo forte, sendo constantemente testada, humilhada, e conhecendo o amor apesar de toda dor e sofrimento. Ela tem só doze anos quando começa a longa jornada a que é submetida.

(…) Costurava com todo meu amor por meu irmão, ponto por ponto, apesar da dor.

As descrições dos locais e as lendas, costumes são entremeados de forma que somos completamente envolvidos pela aura de misticismo da história que é cativante e as personagens e a trama são envolventes. Tanto que sofremos com Sorcha, vivemos sua angústia e sorrimos a cada passo adiante dela e somos expectadores de onde as forças da natureza, a magia, os seres da florestas, mesclam-se ao nosso mundo. O livro é muito lindo e a narrativa, excepcional.  Não fui capaz de largar o livro até chegar a última página.

Ele tem intriga, vilões muito vis, uma madrasta má, encantamentos, união, reis e seres encatados, amor fraternal e amor para vida toda. Tudo que um bom conto de fadas precisa.

-Mas ele tinha a nós – disse Finbar com amargura. – Qualquer outro homem teria percebido que isso era mais do que motivo para continuar a viver, e bem.

– Creio que vc está sendo duro demais – disse padre Brian em tom delicado. – Ainda não conhece o tipo de amor que atinge o coração como um raio; que toma conta de sua mente e se torna sua única razão de viver. (…) mas em sua família parece que todos amam assim. Quando sua mãe morreu, Colum precisou de todas as suas forças para superar a perda. Sobreviveu mas pagou um alto preço. Perdeu a capacidade de amar vocês ou a qualquer pessoa.

A diagramação é agradável para leitura. A capa tem tudo a ver com a história. E há várias notas da tradução para auxiliar e esclarecer certos pontos.

Estou ansiosa para ler os dois próximos livros. Recomendadíssimo. Quem não leu e é fã de fantasia, contos de fadas, lendas celtas, não sabe o que está perdendo. Este livro é de 1999, como não foi publicado antes no Brasil, para mim é um mistério.

 

Capa, ficha técnica, sinopse:

 

 

Filha da floresta

 

Juliet Marillier
ISBN: 9788588477971
Editora:  Butterfly
Número de páginas: 597
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 cm
Ano Edição: 2012

Sinopse

Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era Lei e a magia uma força da Natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que os transformou de bravos guerreiros em belos cisnes selvagens…

Fantasia

O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos…

Os invasores da floresta, os salteadores de além-mar, os bretões e os vikings, estão todos decididos a destruir este lindo paraíso. Porém, o mais urgente para os guardiões de Sevenwaters é destruir o mal sombrio que se introduziu em seu domínio: Lady Oonagh, uma feiticeira, bela como o dia, mas com um coração negro como a noite.

Landy Oonagh conquista Lorde Colum, mas não consegue encantar a prudente Sorcha e seus bravos irmãos. Frustrada por não conseguir destruir a família, ela aprisiona os jovens guerreiros com um feitiço que somente a força silenciosa de Sorcha pode quebrar. Se falhar, todos continuarão encantados e morrerão!

Mas os seres da floresta veem Sorcha como sua filha e a colocam sob a guarda de um destemido guerreiro, porém o preço dessa proteção é abandonar a segurança de tudo o que conhecia para seguir até terras estrangeiras e hostis… Em pouco tempo, a jovem se vê dividida entre o seu dever, que significa a quebra da maldição que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.

See ya!

Rosana