Olá! Um livro YA, mas recomendo para todas as idades 🙂

Sempre gostei da magia do circo, dos cheiros, dos espetáculos, principalmente dos mágicos, mesmo sabendo que tudo que eles fazem é uma ilusão. Ainda assim são meus preferidos.

Por isso, ao iniciar a leitura de ”O circo da noite”, já fiquei encantada, pois ilusionismo, mágica estão envolvidos.

Abre ao cair da noite

Fecha ao amanhecer

A história começa com Celia ao cinco anos entregue ao pai, Hector Bowen, mais conhecido como Próspero, o mágico. Foi levada a ele junto com um bilhete de sua mãe, que havia se suicidado. E logo Hector vê que Celia tem dons ao provocar a menina dizendo que seu nome deveria ser Miranda e não Celia, e a xícara cheia de chá já frio, ser esfacelada e o líquido e os pedaços de porcelana espalharem-se, para em seguida, reconstruir-se e ter o liquido dentro dela novamente , e agora com o chá fumegante.

Próspero, que viaja pelo mundo realizando mais que pura ilusão para sua plateia, vê na filha a chance de ganhar de seu antigo rival Alexander H. um desafio. E assim, ele e Alexander acertam o jogo, com regras que vamos observando no decorrer da história. Nada nos é revelado, nem mesmo para os que serão os competidores. Celia recebe um anel de Alexander e o coloca em seu dedo, sente uma dor horrível e o anel some deixando uma cicatriz.

Alexander, mais conhecido durante o livro por ” o homem do terno cinza” encontra seu novo eleito em um orfanato em Londres e começa o treinamento. Agora é Marco que recebe um anel que seu mentor trouxe de Hector e passa pelo mesmo processo de Celia.

Celia e Marco antes mesmo de encontrarem-se pessoalmente já estão envolvidos no jogo. É tudo cheio de mistério e magia, com poucas revelações de cada passo do jogador, a nós leitores. A narrativa não é linear, o que exige um pouco de atenção do leitor, pois a autora mescla o futuro e o passado (entre fim do séc XIX começo séc XX) mostrando o pano de fundo do jogo e as personagens que são a engrenagem disso tudo. A história também é bem descritiva, detalhada a ponto de nos vermos dentro do circo e sentir os cheiros de pipoca e caramelo. E o campo de batalha é  ”Le cirque des Rêves” ( o Circo dos Sonhos) que é absolutamente mágico, sobrenatural.

O circo tem tendas e atrações extraordinárias. Cada movimento de Celia e Marco afeta todo o circo e cada pessoa que trabalha nele, inclusive o público. No meio disso os dois se apaixonam e isso pode mudar o rumo de tudo e com isso o resultado do jogo.

Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo.

— Oscar Wilde, 1888

O livro transborda de mistério e o final é inesperado e diferente do que poderia-se ao menos se esperar. O que é exatamente o diferencial desse livro: não ser a mesmice das histórias que temos visto. Como é dito na orelha do livro ”(…) é uma envolvente história de amor para todas as idades.”

A diagramação é muito agradável para leitura, além de ter várias alusões a tenda do circo. A capa é linda com pequenos detalhes delicados em hot stamp  prateado ( vários detalhes em prata).

Recomendo!

Um Romeu e Julieta envolto em magia, O circo da noite desafia gêneros e expectativas. Um espetáculo para ser aplaudido de pé.

-The Boston Globe

 

Uma história mágica, fenomenal, destinada a se tornar um best-seller. Uma estreia espetacular.

-Publishers Weekly

Leia um trecho do livro AQUI

Capa, ficha técnica, sinopse:

O Circo da Noite

The Night Circus

Erin Morgenstern
ISBN: 9788580571608
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 368
Encadernação: Brochura
Formato 16 x 23 cm
Ano Edição: 2012

 

Sinopse

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá.

À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Boa leitura.

See ya!

Rosana