Olá!

Agora tornou-se comum a compra de livros lá fora e alguns termos deixam algumas pessoas confusas. As informações abaixo são os modelos usualmente adotados nos EUA.

Hardcover

Nos EUA a maioria dos lançamentos é primeiro publicada no formato hardcover ( capa dura) . É um livro com capa dura e uma capa envoltória removível ( jacket). Na capa dura não costuma um desenho, a arte da capa fica nesse jacket.

Hardback

Hardback é um pouco diferente pois não tem essa capa removível ( jacket). A capa é dura, mas o desenho é nela mesmo. Os antigos livros do círculo do livro eram assim. A maioria dos livros de capa dura publicados aqui no Brasil é hardback.

Paperback

Trade paperback (ou só trade)

Depois de alguns meses do hardcover publicado sai uma reimpressão no formato trade, mais barato que o hardcover. Mas mantém as caracteristísticas, arte da capa, qualidade do papel. Nada mais é que o nosso conhecido brochura, mas sem orelha.

Mass market paperback

Após algum tempo desse trade ser publicado, eles lançam outro formato mais barato que assemelha-se aos nossos livros vendidos em banca, como os da Harlequin, que é o formato mass market paperback.

Não tem orelha e o conteúdo é o mesmo dos outros, não tem a história reduzida. A diferença principal dele para o trade é o tamanho menor e a qualidade do papel ( tipo jornal) .

Pocket

É igual ao trade, mas com tamanho de bolso e sem orelha. O papel é de qualidade, diferente do mass market paperback que é um formato bem mais barato.

Boa leitura.

See ya!

Rosana