Benjamin Black – O cisne de prata


Olá!

O Cisne de Prata é o segundo de uma série de romances policiais escrito por Benjamim Black – pseudônimo do escritor irlandês John Banville. O primeiro livro é “O pecado de Christine”.

A trama é muito boa. Um romance policial que prende o leitor. Eu adoro esse gênero, o escritor é ótimo, mas em certas partes do livro ele enrola um pouco, descreve demais as personagens onde não precisaria, mas fica claro que o autor gosta de detalhar a sociedade irlandesa dos anos 50. Fazia tempo que eu não lia algo com o vocabulário tão bom. Não desmerecendo grandes autores norte-americanos, mas esse irlandês sabe usar as palavras 🙂 Ultimamente tenho tido a sorte de ler escritores maravilhosos e tramas surpreendentes.

O corpo de uma mulher aparece na costa de Dublin e a princípio é um suicídio. Mas o dr. Quirke que no livro anterior se meteu em encrenca por não deixar para lá a história, nesse livro acaba ficando em um dilema, ao receber o estranho pedido de um ex colega de faculdade , o marido da suposta suicida, de que não seja feita uma autópsia.

Não se preocupem por não ter lido o livro anterior, eu não li ainda e o autor durante essa história acaba por explicar o que houve antes. E não atrapalha o nosso entendimento da trama.

Como o dr. não deixa passar, acaba realizando o exame e descobre que não foi suicídio. A partir daí, várias personagens nos são apresentadas e qualquer uma pode ser culpada.

Laura Swan , a falecida, era sócia de Leslie White no salão de cabeleireiro ” O cisne de prata”. No decorrer do livro temos partes onde ela está falando como foi a infância pobre, os abusos que sofrera, até chegar a conhecer Leslie White e o dr. Kreutz . Leslie White é um inútil, golpista, casado , mas que trai a esposa com várias mulheres , além de gostar de usar drogas. Dr Kreutz é um médico para “curas espirituais” que na verdade não vale muita coisa também.

Por outro lado temos o patologista dr. Quirke, um alcoólatra em recuperação que tem uma filha, Phoebe, mas que passou a vida inteira achando que ele era seu tio e não seu pai. Um rolo só, mas que é bem explicadinho no livro.

Percebemos que muitas personagens estão ligadas de alguma maneira e assim entendemos os inúmeros detalhes que o autor dá o tempo todo. É adultério, golpe , regados a morfina e whiskey. Mas uma trama muito bem amarrada. E tudo começa com Billy Hunt , o marido de Laura Swan, que na verdade é Deirdre Hunt, mas um nome desses não combina com o Cisne de Prata, não é mesmo?

“Uma vez lá fora, Quirke caminhou até o rio no calor do meio-dia, lamentando o seu terno e chapéu pretos. Parou para fumar um cigarro, encostado no muro de granito do dique. A maré estava baixa e a lama azul da margem do leito do rio fedia; as gaivotas faziam círculos e davam gritos estridentes a sua volta. Ele estava satisfeito porque o inquérito terminara, mas ainda se sentia carregando um peso, uma estranha sensação: era como se tivesse esvaziado um reservatório só para descobrir que continuava tão pesado quanto antes” pág 63

Como já mencionei, o vocabulário do autor é demais. O projeto gráfico ( capa, diagramação etc) são de qualidade, a revisão e tradução estão ótimas também, a capa tem até relevo no nome do livro. E o melhor de tudo, a trama, fantástica. Recomendo.

Capa, ficha técnica e sinopse

O Cisne de Prata

The silver Swan

Benjamin Black
ISBN:9788532528100
Editora: Rocco
Número de páginas: 320
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21 cm
Ano Edição: 2013
Tradutor : Talita M. Rodrigues

Sinopse

Traz de volta o patologista Garret Quirke, protagonista de O pecado de Christine, também lançado no Brasil pela Rocco, numa trama de mistério ambientada na Irlanda dos anos 1950. Procurado por um ex-colega de escola cuja mulher foi encontrada morta nas águas da baía de Dublin, Quirke acaba se envolvendo numa teia de assassinatos, adultério, vingança, sexo, drogas e de desdobramentos surpreendentes.

Boa leitura.

See ya!

Rosana

Previous Ruth Cardello – Coração de Bilionário
Next Sorteio Alma - Editora Valentina

15 Comments

  1. […] Noir. Policial e todas suas vertentes é um dos gêneros que mais aprecio ler. Veja o que achei de O cisne negro, do mesmo […]

  2. Rosana Gutierrez
    04/06/2013

    Olá Adriana, esse livro é muito bom , vc vai gostar 🙂
    Rosana

  3. Avatar
    adriana wolf bastos
    04/06/2013

    Adoro esses livros com suspense! tenho vários! Romances policiais são viciantes….
    e fiquei muito curiosa com este…com certeza entrou na minha wishlist!
    adorei!!

  4. Avatar
    Shadai Vieira
    30/05/2013

    quando vi a capa foi amor à primeira vista, totalmente sinistra e o nome do livro bem curioso também. a resenha complementou, adoro histórias desse tipo investigativo, me pareceu ter algo de filmes noir.

  5. Avatar
    30/05/2013

    Acho que já umas duas resenhas sobre esse livro e tinha gostado muito. Complementei meu interesse agora com a sua resenha que está muito boa.

  6. Avatar
    claudinha
    28/05/2013

    nossa deve ser maravilhoso
    adoro ler

  7. Rosana Gutierrez
    27/05/2013

    Olá Andréia!
    O livro é muito bom mesmo. Vc vai gostar 🙂
    bjs

  8. Avatar
    Andréia Harter
    26/05/2013

    Adorei a resenha, quero muito ler esse livro

  9. Avatar
    Vanessa Llona
    25/05/2013

    Romance policial não é meu gênero preferido de livros, mas quando é uma boa história não tem como eu não gostar. A capa desse livro é sinistra.
    Gosto quando os personagens são intensos e suas vidas são interligadas.

  10. Avatar
    Tainara H.
    24/05/2013

    Gostei e não gostei, Gostei por ser romance policial, meu gênero preferido, e por ter uma história bem interessante. Não gostei por ser o segundo de uma série, daí eu teria que correr atrás do primeiro pra ler esse. Mas de qualquer forma, quero muito ler, parece ser bem legal, do jeito que eu gosto. Adorei a resenha! 😉

  11. Avatar
    Andreza Galvão
    28/04/2013

    Curto muito o gênero! E ultimamente tenho mesmo procurado por livros do gênero e que sejam bons! Mas acho que iria preferir começar a leitura por O Pecado de Christine, mesmo que dê pra entender a história sem tê-lo lido. hehe

  12. Avatar
    Alessandra Alvis
    27/04/2013

    Adoro romances policias, não conhecia o autor mas só de olhar a capa o livro já prende sua atenção, ainda não conhecia nenhuma obra do autor, eu geralmente gosto de livro bem descritivos então acho que não será um ponto negativo para mim.

  13. Rosana Gutierrez
    27/04/2013

    Oi Thicy!
    O autor é bom, viu. Vc vai gostar.
    bj

  14. Avatar
    Thicy Lopes
    25/04/2013

    Euy adoro romances policias!! Comecei a ler os da Agatha Christie, então hoje adoro esse gênero!!
    Não conhecia esse escritor, mas o livro parece ser muito bom.
    A parte do vocabulário muito bom e saber usar as palavras me deixou curiosa em relação a escrita dele.
    Me interessei!!

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)