Olá!

Alma? é um livro delicioso de ler. Adoro Urban Fantasy (fantasia urbana ) e essa em especial é steampunk. A tradução de steam é vapor. É o primeiro livro da série “O Protetorado da Sombrinha”, uma das mais importantes e cultuadas séries de steampunk no mundo.

Para quem não sabe, resumidamente steampunk é um tipo de ficção científica que se passa num passado ou época anteriror a história humana que conhecemos, onde a ciência e tecnologia são avançadas, mas usando vapor , máquinas a vapor e a eletricidade fica em segundo plano 🙂 E se passa usualmente na era vitoriana, com sociedades secretas, conspirações … Não vou entrar em detalhes de quando surgiu, onde e etc, é só mesmo uma breve explicação.

No caso de Alma? é muito legal, pois além desse cenário vitoriano, ainda temos seres sobrenaturais que vivem em meio a sociedade e são conhecidos. São fantasmas, vampiros , lobisomens … muitos fazem parte do DAS, que é como uma polícia que mantem a ordem e registro de seres sobrenaturais e preternaturais. Preternatural? Sim, nossa heroína é um desses seres preternaturais, ela não tem alma e como consequência disso age como um “antídoto” momentâneo para os vampiros e lobisomens, ela os neutraliza ao tocar em um deles os deixando humano momentaneamente.

No desenrolar da trama, entendemos melhor o que a srta Tarabotti é. Mas uma coisa garanto, ela não é somente uma solteirona, mas espirituosa, muito inteligente, perspicaz e vive discutindo com Lorde Maccon que é o Alfa da alcateia e o “chefão” do DAS. Temos também o segundo em comando , o Beta do Lorde Maccon, o professor Lyall e o vampiro que sabe de tudo e tem um gosto no mínimo espalhafatoso para moda, e amigo da srta Tarabotti ,Lorde Akeldama e uma amiga com gosto duvidoso para chapéus , a srta Ivy Hisselpenny.

” A srta Tarabotti não possuía alma para apreciar de verdade todas aquelas raridades. Entretanto, tinha noção suficiente de estilo para saber que estava rodeada por ele. ” pág 78

(…) Minha pesquisa inicial parece indicar que não representa nenhum tipo de aura nem uma pigmentação da pele. Há teorias por aí: algumas dizem que a alma fica numa parte do cérebro, outras afirmam que é um elemento fluido, talvez nos olhos, ou elétrico por natureza.” pág 129

Mesclando romance histórico, urban fantasy, a trama é muito envolvente e cheia de mistério. Os lobos tem sua alcateia e são assitidos pelos zeladores , os vampiros vivem em uma colmeia onde há a vampira rainha que possui os zangões que as assistem, alguns com o tempo são transformados pela rainha em vampiros. Mas tudo isso de transformação é muito controlado, não vão transformando a esmo lobisomens e vampiros, há regras de como se portar na sociedade e entre eles também.

De forma geral a convivência é pacífica, não podem sair mordendo as pessoas para beber sangue, somente se autorizados e os lobisomens, exceto na noite de lua cheia onde permanecem trancados pois ficam animalescos. Os zangões cuidam de suas rainhas e os zeladores dos lobisomens.

A srta Tarabotti sem querer provoca a morte com sua sombrinha ( que é praticamente uma arma !!!) de um vampiro errante e sem modos. Daí para frente a história desencadeia um monte de acontecimentos e vem a tona que muitos vampiros errantes e lobisomens sem alcateia andam sumindo e Lorde Maccon e o professor Lyall passam a investigar. A srta Tarabotti se mete em várias encrencas, mas graças a sua inteligência e por ser amiga do vampiro, Lorde Akeldama, descobre fatos importantes, inclusive se encrecam juntos. No meio disso tudo ela e Lorde Maccon se aproximam e é muito engraçado o começo do envolvimento deles. Ela uma solteirona inexperiente e preternatural, ele um lobo alfa com séculos kkkkk . Uma conspiração pode estar por trás de tudo e é garantido além de um bom mistério, boas risadas.

A descrição e os diálogos são ricos e a história é no mínimo original. A diagramação e capas são ótimas. O livro é agradabilíssimo de ler. Adorei. Uma pitada de romance, comédia e mistério. Recomendo.

Leia o primeiro capítulo AQUI

Capa , ficha técnica e sinopse

Alma?

O Protetorado da Sombrinha: O Primeiro Livro

UM ROMANCE SOBRE VAMPIROS, LOBISOMENS E SOMBRINHAS.

Soulless

Gail Carriger
ISBN:9788565859042
Editora: Valentina
Número de páginas: 308
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013

Sinopse

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana.

Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.

E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ? ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.

Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e… será que vai ter torta de melado?

 

Boa leitura.

See ya!

Rosana