Olá!

A resenha de hoje é de um livro baseado em pesquisas.

Estudiosos do comportamento humano (psiquiatras , psicólogos e neurocientistas) perceberam que a maneira como as pessoas adultas se apegam e se amam em pouco difere desse mesmo comportamento quando crianças.

Baseados nesse conhecimento, os autores , o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel S. F. Heller, estabeleceram três estilos de apego, ou seja,três maneiras básicas de como as pessoas adultas se percebem e reagem à intimidade em relacionamentos pessoais ( relações românticas): o seguro, o ansioso e o evitante. A partir daí, escreveram um guia completo, um roteiro esclarecedor sobre assunto de vital importância para a  saúde emocional e psicológica  daqueles que buscam um relacionamento em sua plenitude.

Compreender os estilos de apego é uma maneira fácil e confiável de compreender e prever o comportamento das pessoas em qualquer situação romântica.

O livro apresenta, ao longo das páginas, inúmeros  exemplos de relacionamentos ( tranquilos, conturbados, interrupção de relacionamentos) que analisados à luz da teoria do apego, ganham singular clareza.

Os autores, depois  de anos de   pesquisa  e muito trabalho sobre o assunto, chegaram à conclusão  de que todas as pessoas adultas se encaixam, perfeitamente, em uma dessas três categorias de apego.

O psiquiatra John Bowlby afirma que fomos programados pela evolução para selecionarmos alguns indivíduos (pessoas) e torná-los valiosos para nós. Faz parte da constituição genética. O apego é parte integrante do comportamento humano ao longo da vida toda. São emoções e comportamentos que nos garantem segurança se permanecermos próximos a quem amamos.

Um minucioso estudo provou que quando duas pessoas estabelecem uma relação íntima, ela  regula o bem- estar psicológico e emocional do outro.

A leitura desta obra nos surpreende com as inúmeras exemplificações (embasadas em resultados de pesquisas científicas) que, a gente querendo ou não,  nos faz repensar na maneira sobre como nos relacionamos com o outro, bem como os riscos de um envolvimento afetivo  entre duas pessoas de necessidades emocionais completamente diferentes.

Suas páginas norteiam a busca de um parceiro que poderá se tornar uma base segura para um relacionamento verdadeiro e feliz ou, então, ajudar o atual parceiro a desempenhar uma base segura para a vida a dois em harmonia.

“Ao conhecer a força poderosa do apego em seu relacionamento, e as maneiras de como dominá-la, fará toda a diferença em sua vida.”

Um bom livro, o projeto gráfico dele é bonito e agradável à leitura ( capa, diagramação, papel). Recomendo.

 

Capa, ficha técnica e sinopse

Apegados

Amir Levine e Rachel. S. F. Heller
ISBN: 9788581631967
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013

Também disponível em eBook

Sinopse

Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante… No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte.

Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”.

Em “Apegados” — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor.

Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.

Você pode comprar o livro nos links abaixo e ainda ajudar o Livrólogos :)

Livraria da Folha

Saraiva

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez