Olá!

A Intrínseca e blogs parceiros prepararam uma semana super especial, do autor Neil Gaiman

A editora acaba de lançar o aguardado O oceano no fim do caminho . E o Brasil foi o único país que teve uma versão traduzida , lançada simultaneamente à versão em inglês. A Intrínseca levou a nova obra às livrarias daqui,  ao mesmo tempo que Reino Unido, EUA, Canadá e Austrália. Isso foi demais 🙂 Os leitores agradecem.

Confira o primeiro capítulo AQUI

No fim do post, preencha o formulário e concorra a um exemplar de O oceano no fim do caminho – #MergulheEmNeilGaiman

 Neil Gaiman, O mestre da fantasia

Sou muito fã de Neil Gaiman. Desde a década de 90, quando a Globo publicou Sandman, eu saia da escola, e ia correndo numa banca comprar a HQ, para não perder nenhuma.

Neil Gaiman é um autor inglês,  de várias obras primas, como Deuses americanos e o aclamado Sandman. Mas isso é só um vislumbre de sua obra. Além de escritor de ficção, graphic novel e histórias infantis, poemas, música, ele também é roteirista, tendo obras adaptadas do teatro a TV.

Podemos ver seu toque especial em seriados e desenhos. A presença de sua obra como nos Simpsons, em Doctor Who, Babylon 5 e outros . Ele é extremamente versátil e agrada a leitores de todas as idades.

Quadrinhos e livros

Ele escerveu muitos quadrinhos, como a mini-série republicada esse ano aqui no Brasil, “Orquídea Negra” , o também o conhecidíssimo “Sandman” , que teve 75 edições , além de muitos outros, em parceria com outros escritores.

 

Algo que acho interessante citar é a mini-série  “Os Livros da Magia” . Uma história focada num adolescente inglês , Tim Hunter, que descobriu que tem por destino tornar-se o maior mago do mundo. Isso te lembra alguma coisa? Até uma coruja ele tem. Eu e muitos fãs acreditam que  “Os Livros da Magia”  serviu sim, de inspiração para Harry Potter, embora tanto Gaiman quanto J.K. Rowling, tenham desmentido alguma ligação entre as obras. Para tristeza dos jornalista, Gaiman nunca entrou com processo contra a Rowling.

Certa vez, assisti a uma entrevista dele, dizendo que hoje em dia ele faz muitas palestras em universidades, convidado por professores que antes condenavam seu trabalho e diziam que não tinha qualidade. Bom, o mundo dá muitas voltas, não é mesmo?

São muitas obras e quadrinhos, além das que já mencionei, Hellblazer, Deuses Americanos, Stardust, Coraline, Filhos de Anansi, Monstro do Pântano, 1602 , Wesley Dodds, Fumaça e Espelhos , O Livro do cemitério , Criaturas da Noite, Sinal e ruído,  Belas maldições, Coisas Frágeis, O Oceano no fim do caminho e por aí vai.

 Sobre o lançamento

O Oceano no fim do caminho é um livro muito aguardado, pois é o primeiro livro adulto que ele escreve, desde “Filhos de Anansi”, em 2006.

Sinopse

Para o narrador, a história começa 40 anos atrás, quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram alugar um dos quartos da casa. Um dos inquilinos certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado em um caminho deserto, cometeu suicídio, despertando forças antigas que jamais deveriam ter sido perturbadas. Um horror primordial que foi libertado e tomou conta dos sonhos e da realidade das pessoas, inclusive do menino. A única salvação dependia das três mulheres que moravam em uma fazenda no fim do caminho. A mais velha tinha lembranças do Big Bang. A mais nova chamava seu lago de oceano. E ele nunca tinha visto outro.”

Nos cinemas

Uma outra notícia boa, além do lançamento do livro, é que o diretor John Wright ( Desejo e reparação), confirmou que vai dirigir a adptação ao cinema de O Oceano no fim do mundo.

“Stardust, o mistério da estrela” foi adaptado para o cinema, um filme de fantasia, claro, muito lindo. Também a animação Coraline, e pela Disney, O livro do cemitério, que seria uma animação, teve uma mudança de planos. Acabaram de contratar Ron Howard para dirigir, infelizmente com essas mudanças, ainda não há data certa para início da produção. Há também Mascara da ilusão , e o roteiro de Beowulf.

   

Eu particularmente fico triste por nunca ter visto os projetos de Sandman e Os livros da magia chegarem aos cinemas, mas o próprio autor comentou ,que a qualidade do roteiro de um não era convincente, e do outro não chamou atenção dos estúdios. Uma pena.

Na TV

O próprio autor, em Cambridge, no Festival Estudantil Internacional de Cinema, afirmou que o livro Deuses Americanos será adaptado em duas temporadas como série de TV na HBO, e espera que até lá, já tenha conseguido lançar a sequência nas livrarias.

Também afirmou que, se conseguir terminar o roteiro do piloto a tempo, essa série pode estrear ainda esse ano! ( obaaaa)

Deuses Americanos conta a história de Shadow, recém liberto da prisão, que é contratado para ser seu segurança particular, pelo misterioso Mr. Wednesday .

Além de tudo isso, e ser formado em jornalismo, ele tem uma biblioteca em casa, de dar inveja!

Sobre a vinda ao Brasil em 2013

É certo que eu não vou ao Brasil nesta turnê. Espero que possa ir no ano que vem. Sinto saudade do Brasil, e creio que também sintam saudade de mim. Mas ainda não tenho data.”

Neil Gaiman gosta muito dos brasileiros e você pode acompanhá-lo no twitter @Neilhimself

 

Cinco motivos para ler Neil Gaiman

1- Ele é mestre em escrever fantasia. Existem dois tipos de pessoa, as que leram Neil Gaiman e as que não sabem o que é fantasia.

2- Suas obras agradam leitores de todas as idades;

3- Seus personagens foram adaptados para o cinema;

4- Até os Simpsons se renderam a ele;

5- A Intrínseca trouxe O oceano no fim do caminho, simultaneamente com lançamento lá fora.

 

Não há como não amar um autor como ele . Esse post é som um resumo, para compartilhar um pouco com vocês, sobre um dos meu autores preferidos.

Formulário para inscrição no sorteio.

Dúvidas para preencher? Veja AQUI o tutorial.

 

a Rafflecopter giveaway

Hotsite – Neil Gaiman – Intrinseca

Boa sorte!

Aproveite essa semana especial Intrínseca e #MergulheEmNeilGaiman

Rosana Gutierrez