Patricia Cornwell – Restos Mortais


Olá!

A resenha de hoje é de mais um ótimo livro da Série Scarpetta: restos Mortais – terceiro livro da série Scarpetta.

Como mencionei na resenha de Post Mortem, a Companhia das Letras está relançando os livros dessa série, sob o selo Paralela.

Apesar de ser uma série, quem não leu os anteriores não terá problema em ler “Restos Mortais” , pois as histórias não são continuações. Mas ler os anteriores  é interessante para conhecer melhor as personagens e ver a evolução delas.

A doutora Kay Scarpetta é legista chefe do departamento de medicina legal de Richmond, Virgínia e junto com o tenente Pete Marino resolvem casos escabrosos.

Em “Restos Mortais” , o jovem casal Fred Cheyney e Deborah Harvey desaparece, deixando o carro em uma área de descanso na estrada. Sendo que a garota é filha de uma influente política , que é responsável pela caça as drogas nos EUA.

O casal pode ter fugido, ou pode ser um crime político, para afastar a mãe de Deborah . Mas o problema é que a dra Scarpetta passa a acreditar que o crime está ligado aos outros casos, que já contabilizam oito corpos. Mas como não há corpos ainda, não há maneira de identificar o modus operandi do assassino.

Após um tempo, os corpos são encontrados numa área de caça e apresentam o mesmo modus operandi dos outros casos. O casal está sem meias e sapatos e um valete de baralho é encontrado, a questão é que esse valete, nos outros casos, estava no carro, desta vez, está dentro da bolsa da garota. Como os restos mortais ficaram expostos ao tempo, pouco dá para saber o que houve, como foram mortos, mas desta vez, uma bala é encontrada no corpo da garota e o rumo das investigações mudam.

Como sempre a dra Scarpetta mergulha fundo na investigação, acompanhada do tenente Marino e desta vez o agente Benton Wesley, do FBI que sempre os auxilia, está estranho e pedindo para não liberarem informações para família e agindo diferente e a a dra também não consegue ter acesso total aos relatórios da investigação.

A vida pessoal da dra está como sempre em segundo plano, e ela e Mark, que no último livro pareciam ter retomado o relacionamento, neste, parecem ter se desentendido, apesar de se gostarem, ele se transferiu para outro estado. Mas Mark faz algumas aparições na história, e fica na casa do amigo e também agente do FBI Benton Wesley.

Além do FBI não estar ajudando como a dra esperava, ainda há a jornalista Abby , que está escrevendo um livro sobre esse caso e está paranóica, achando que está sendo vigiada. Seria uma conspiração, para ninguém saber a verdade sobre o crime?

A dra Scarpetta e Marino terão que desvendar o que há por trás dos crimes e se esse caso pode ser de um imitador, e se o FBI e até a Cia poderão estar envolvidos.

Eu adorei o livro, e como sempre a autora descreve os procedimentos e como a mente da dra analisa os fatos. Além das reviravoltas na trama. Recomendo.

A capa tem tudo a ver com a trama, a diagramação, revisão, tradução, impecáveis.

Leia um trecho do livro AQUI

Abaixo, a ordem correta da Série Scarpetta  (nome e ano de publicação nos EUA e depois nome e ano de publicação e reedição aqui)

Série Scarpetta

  1. Postmortem (1990) – Post Mortem (1999) ( 2012) ( resenha no blog)
  2. Body of Evidence (1991) – Corpo de Delito (1995) ( 2013) ( resenha no blog)
  3. All That Remains (1992) – Restos Mortais (1999) (2013) ( resenha no blog)
  4. Cruel and Unusual (1993) – Desumano e degradante ( 1996)
  5. The Body Farm (1994) – Lavoura de corpos ( 1998)
  6. From Potter’s Field (1995) – Cemitério de Indigentes (1997)
  7. Cause of Death (1996) – Causa mortis (2000)
  8. Unnatural Exposure (1997) – Contágio criminoso( 2001)
  9. Point of Origin (1998) – Foco inicial ( 2002)
  10. Black Notice (1999) – Alerta negro ( 2004)
  11. The Last Precinct (2000) – A última delegacia ( 2005)
  12. Blow Fly (2003) – Mosca -varejeira ( 2006)
  13. Trace (2004) – Vestígio ( 2008)
  14. Predator (2005) – Predador ( 2009)
  15. Book of the Dead (2007) – O livro dos mortos (2010)
  16. Scarpetta (2008) – Scarpetta ( 2012)
  17. The Scarpetta Factor (2009)
  18. Port Mortuary (2010)
  19. Red Mist (2011)

 

Capa, ficha técnica e sinopse:

 

Restos Mortais

All that remains

Patricia Cornwell
ISBN: 9788565530286
Editora: Paralela
Número de páginas: 312
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Celso Nogueira

Sinopse

Nos Estados Unidos, Patricia Cornwell vende em média 1,5 milhão de exemplares por título. O que ela faz ao escrever é transformar sua experiência de vida numa fascinante experiência literária. Explorando o que aprendeu como repórter policial, integrante voluntária da polícia e funcionária do Instituto Médico-Legal do estado de Virgínia, nos Estados Unidos, ela criou a dra. Scarpetta, médica-legista obcecada pela verdade humana que se oculta nos corpos decompostos.

Em Restos mortais, a história começa quando um casal de namorados some sem deixar vestígios, tudo indicando que eles partilharão o destino de outros tantos jovens casais desaparecidos: serão encontrados meses depois, em estado de putrefação no meio do mato. Com sua frieza profissional temperada por um caráter passional e obsessivo, Kay Scarpetta estará na cena do crime desde o início. Acompanhá-la no trabalho é participar de uma engrenagem feita de medo, suspense e compaixão.

Boa leitura.

See ya!

Rosana Gutierrez

Previous Resultado - Sorteio Rocco - O Cisne de Prata
Next Pretty Little Liars - a série

6 Comments

  1. Andreza Galvão
    19/06/2013

    UFA, ainda bem que não precisa ler necessariamente na ordem, apesar de eu preferir! Mas nesse caso, são muitoooos livros. hehe Tenho bastante interesse na série pois amo o gênero policial e a autora é muito bem comentada! 🙂

  2. Que série grande! Mais uma né? Eu não conhecia, vou procurar.
    Bjs, Rose.

  3. Samantha Buarque
    12/06/2013

    Adoro este tipo de leitura ainda mais sendo bem detalhado que é o que parece por sua resenha olha nem li o livro e já estou virando fã de Patricia Cornwell adoro o tema e me prende do inicio ao fim tenho uma amiga que acompanha e adora acho que vou pegar os livros com ela para adiantar a leitura =)

  4. Vanessa Llona
    12/06/2013

    Não li nenhum livro da série pq não é meu gênero favorito, mas a premissa parece muito boa. Se eu pegar para ler acho que vou gostar bastante.

  5. Inês Gabriela
    11/06/2013

    A série é grande demais e só isso já me faz dar uma desanimada boa, prefiro não ler séries tão extensas pelo fato de que acompanhar até mesmo o lançamento aqui no Brasil fica puxado.

  6. Cristiane Silva
    11/06/2013

    Gosto desse tipo de livro e queria dar uma conferida nesse livro. Parece ser bom, a trama é legal. Mas sei lá se vou ler ou não….

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)