Franck Thilliez – A síndrome E


Olá!

Franck Thiliez é agora um dos meus autores favoritos. “A Síndrome E” é o livro de debut dele fora da França. Autor francês, com mais de 10 obras publicadas, já teve uma de suas obras,  La Chambre des morts, adaptada para o cinema e outras para a tv. Ele é um escritor incrível, detalhista, focado em fatos reais e cintifícos que usa em suas obras, e nos deixa atento e presos a história do início ao fim.

A Síndrome E é um thriller policial que mistura conspiração, medicina, tortura, morte violenta e uma intrincada trama, onde peças do quebra-cabeças vão se juntando a cada passo das personagens. O autor usa fatos científicos e experiências feitas na medicina, mesclados com ficção, criando algo muito palpável. Você consegue acreditar na possibilidade de existir algo semelhante na vida real.

É uma série, e apesar desse livro não ser o primeiro, a leitura não fica comprometida. Mesmo havendo fatos do passado dos protagonistas que os tornaram como são hoje.

A dinâmica de livros e filmes franceses é um pouco diferente. Sou muito fã do cinema e literatura francesa, e posso afirmar, que são detalhistas, e as relações humanas e impacto da trama são bem fortes.

Eu com meu francês de jardim de infância, já fui correndo atrás dos outros livros da série, disponíveis ainda só em francês. No site do autor, há informações sobre a publicação de suas obras em outros países, inclusive, do próximo livro da série, Gataca, no Brasil.

Site do autor

Esclarecimentos sobre a série

A Síndrome E faz parte de uma série que não tem nome, e por isso os protagonistas deste livro, aparecem resolvendo casos, em livros anteriores na série. E até a ordem cronológica, em determinado ponto, não é bem linear. Por exemplo, cronologicamente falando “La chambre des morts” tem fatos que ocorrem antes de “La Mémoire fantôme” .

Até o livro A Síndrome E, os protagonistas Franck Sharko e Lucie Hennebelle não se conhecem, à partir deste livro, a série passa a ter os dois trabalhando juntos nas investigações. Ou seja, seria o terceiro livro somente se considerarmos os dois protagonistas , talvez seja isso que tenha feito aparecer informações confusas na internet, dizendo que A Síndrome E é o terceiro livro da Série. Não é. É o quinto livro da série. Veja abaixo :

  1. Train d’enfer pour Ange rouge (2004) 1°livro de Sharko
  2. La Chambre des morts (2005) – 1° livro de Lucie
  3. Deuils de miel (2006) – 2° livro de Sharko
  4. La Mémoire fantôme (2007) 2° livro de Lucie
  5. Le Syndrome E (2010) – A Síndrome E ( Intrínseca – 2013) – 3°livro de Lucie e 3°livro de Sharko
  6. Gataca (2011) – 4° de Lucie e 4° de  Sharko
  7. Atom[ka] (2012) – 5° de Lucie e 5° de Sharko

Semana que vem, postarei a resenha e detalhes sobre o filme “La Chambre des morts”, adaptação do cinema francês para obra homônima de Franck Thilliez.

Eu gosto das informações bem detalhadas, e não consigo ler uma série fora de ordem. Por isso pesquisei e comprei os outros livros 🙂

Agora sim, a resenha!

Na trama o comissário Franck Sharko ( que é esquizofrênico, toma medicação e convive com uma alucinação, uma garotinha chamada Eugènie) tem seu caminho, durante uma investigação, cruzado com o da tenente Lucie Hennebelle .

A história começa com Ludovic, um colecionador de filmes antigos, comprando rolos de filmes antigos, em resposta a um anúncio de venda, feito pelo filho de um colecionador, que perdeu o pai e queria livrar-se ” da velharia” para ocupar o local com outras coisas. Até aqui, nada de mistério. Mas, quando Ludovic assiste ao filme, fica cego.

Ludovic é um ex-namorado de Lucie, e vendo-se cego, devido ao filme, pede ajuda à ela. Lucie está em um momento crítico, uma de suas gêmeas está numa colônia de férias, e a outra internada com problemas de saúde. Lucie apesar de estar em férias, para cuidar de sua filhinha, acaba indo investigar o que levou seu amigo a ficar cego. Ele é diagnosticado com “cegueira histérica”, não sendo permanente, ele se recuperará. E, Lucie, vai a casa de seu amigo, assiste ao filme, e sente um incômodo. Leva o misterioso filme a um especialista, que esclarece algumas dúvidas, e acabam descobrindo um filme sobre outro, levando a um outro especialista. Tudo isso está ocorrendo na região norte da França .

“—Não havia uma lona ou acondicionamento especial em torno dos cadáveres?

—Não. Nem roupa. Estavam completamente nus. No que se refere ao sujeito mais bem conservado, haviam…esfolado parte do corpo. Os braços, o peito. Vi com meus olhos, cacete… Era uma laranja descascada. Você pode imaginar. pág 25”

Enquanto isso, do outro lado da França, Sharko vai a cena de um crime, com cinco cadáveres, irreconhecíveis, com crânios seccionados, sem os cérebros e sem os olhos. Quem seria capaz de tal violência? Sharko é como um perfilador, e apesar de sua doença, um excelente policial, e por experiência própria, conhece o mal no ser humano.

São dois casos que não parecem estar interligados, mas que acabam por se cruzarem. Durante as investigações, outras mortes com requintes violentos acontecem, estão encobrindo algo muito ruim e não deixando testemunhas?

A investigação passa pela França, mas tem desdobramentos no Canadá e Egito. Sharko e Lucie estão no meio de uma trama intrincada.

Somos sugados pela história, o suspense nos prende o tempo todo. Tudo começa devido a um filme misterioso que mexe com o nosso cérebro. O autor nos leva a questionar o que nos é jogado diariamente, passando por nossos olhos, e armazenados em nossos cérebros. Como mencionei no início, o autor usa fatos reais e científicos, nos deixando a seguinte dúvida no ar: Que resultado essas imagens que sequer percebemos, essa enxurrada de informações entremeadas em coisas inofensivas, podem desencadear em nós?

O final é arrebatador. E mal posso aguardar Gataca.

Um livro imperdível. Recomendo.

Um ponto muito importante é a tradução do livro. Impecável. O francês, como o português é cheio de nuances e regras. E a Intrínseca está de parabéns. Isso sem contar ainda o projeto gráfico e revisão. Excelentes.

Leia um trecho – aqui

Capa, Ficha técnica, Sinopse

A Síndrome E

Franck Thilliez
ISBN: 9788580573237
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 360
Encadernação: Brochura
Formato: 16  X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução : André Telles

Também em eBook

Sinopse

Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Henebelle, tenente de polícia em Lille, onde mora com as filhas gêmeas. Um de seus ex-namorados ficou cego depois de assistir a um estranho vídeo.

Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, tenta curar uma esquizofrenia crônica. Mesmo assim, a pedido de seu superior e contra a vontade de Eugénie, a garotinha imaginária que o segue desde a morte de sua mulher e de sua filha, Sharko decide acompanhar a investigação de um crime violento. No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade. Os corpos foram mutilados e estão em estado avançado de decomposição.

Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no enigmático filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo existente entre aquele rolo e a história dos cinco cadáveres. Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, se encontrarão. Seguindo pistas que se espalham por três continentes e cinco décadas, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.

Compre o livro em um dos links abaixo e ajudo o Livrólogos 🙂

Submarino

Saraiva

Fnac

Livraria da Travessa

Livraria da Folha

 

 

Previous Dica Imperdível - Descontos em livros
Next Nicholas Sparks - Um porto Seguro

18 Comments

  1. […] Já vi que “Síndrome E” vai para as telonas. Espero que este também. saiba mais sobre Síndrome E na resenha, aqui, no Livrólogos. O autor pesquisa bastante e nos convence de suas […]

  2. Leticia Fernandez Carvalho
    14/08/2013

    Um livro que mistura tudo isso que é citado na resenha, ou é muito bom ou é muito ruim. E esse tem cara de ser MUITO BOM! Conspirações, medicina, torturas e morte… e a vontade de saber o desfecho da história! Mal posso esperar pra ler <3

  3. 10/08/2013

    AMO livros assim. Nota-se logo pelo meu autor favorito: Dan Brown. E gente, antes de mais nada: que confusão é essa na ordem dos livros?! Fiquei todo perdido e ainda mais curioso UEAHEUAHEUA’
    Vou procurar pra lê-lo, com certeza!

    Abraços!

  4. 08/08/2013

    Oi Manu!
    O próximo livro – Gataca será publicado em breve.
    bjks

  5. Manu Hitz
    03/08/2013

    Gosto cada vez mais de thrillers e esse parece que vai me pegar tb… Adorei o universo psiquiátrico abordado na história – personagens com transtornos psicológicos são sempre bem vindas, apimentam a história e acrescentam doses de tensão à narrativa…
    Os outros livros não foram lançados no Brasil? Será que o autor será mais prestigiado com os outros livros por aqui?

  6. Willian
    01/08/2013

    Li comentários muito bons sobre esse livro e a resenha confirmou minhas expectativas, uma boa pedida

  7. Fellipe Ramos
    31/07/2013

    Esse é um livro que parece ser bem interessante e que eu tenho vontade de ler, mas não gosto muito de ler fora de ordem da série, como você, porque mesmo que um livro não seja tão relacionado com o outro sempre pode ter uma pequena partezinha que tem relação com o outro e gosto de ver a evolução da escrita!

  8. Manuela Ribeiro dos santos Assis
    29/07/2013

    Uall, fiquei super empolgada só em apenas ler essa resenha, me deu uma leve lembrança da obra de Dan Brown que eu adoro, com certeza deve ser maravilhoso

  9. Shadai Vieira
    28/07/2013

    Parece sensacional esse livro! História bem intrigante, bem louca, com personagens complexos. Tudo para ser uma leitura que irá me prender totalmente, pois adoro suspense e com muita violência.

  10. Cris Aragão
    26/07/2013

    Eu adoro thrilers e esse livro parece ser sensacional, a sua não foi a primeira resenha elogiosa que li sobre ele mas despertou meu interesse ainda mais ao mencionar elementos da trama que me deixaram ainda mais ansiosa por ler. Como se trata de um policial a história é fechada apesar de ser parte de uma série e isso me agrada bastante, poder ler o livro sem necessariamente ter que ler os outros mas se for tudo o que estou esperando seria bom que a Intrínseca nos faça o favor de publicar os outros livros também porque não leio francês de jeito nenhum, nem a nível de jardim de infância.

  11. Nayara
    26/07/2013

    ahhhhh esse livro tem na loja!!! depois dessa resenha quero mmmmmttttt ler esse book!!!

  12. Andressa Nunes
    25/07/2013

    Resenha bem estruturada, abordando pontos importantes do livro, facilitando o entendimento dos leitores.

  13. Larissa Fernandez Carvalho
    25/07/2013

    Quase nunca leio Thrillers, mas tenho mudado minhas opções literárias ultimamente, e saído da minha caixinha… e tenho amado. Esse parece ser um ótimo livro porque, além da história te fazer querer saber o que acontece no final só pela resenha, ele reúne vários fatores que com certeza vão fazer a gente ficar no suspense o livro todo, como a Rosana falou no começo do post:
    conspiração, medicina, tortura, morte violenta e uma intrincada trama. Mal posso esperar para ler!

  14. Amanda Ferreira Ramos
    24/07/2013

    Sua resenha foi impressionante, obrigada pela promoções pois através dela pude ler sua resenha, amo livro policiais e olha, estou na torcida por ganhar este livro, mas se não ganhar, já estou juntando para comprar o livro!
    Um abraço.

  15. 23/07/2013

    Só de ler a resenha já fico com o coração na mão, não sou muito fã desse gênero literário, mas mesmo assim essa história é bem interessante.

  16. 22/07/2013

    Oi Rose, pode ler que vc vai adorar!
    bj

  17. Oi Rosana, sem dúvida estelivro deve ser bom, pois não li nada que falasse mal dele ainda. Gosto deste genero e claro vou ler.
    Bjs, Rose.

  18. Tainara H.
    19/07/2013

    Esse é o único dos três thrillers mais comentados da editora nesse ano que eu não li ainda. Gostei muito de No Escuro e, principalmente, de Garota Exemplar. Por ser o meu gênero preferido eu quero muito ler A Síndrome E também, já que foi bastante elogiado em todas as resenhas que li. Também fiquei preocupado com o fato de ser o quinto ou terceiro de uma série e achei que ficaria difícil entender, mas como você disse e eu já tinha lido em outras resenhas, não compromete o entendimento da história. Esse já é uma dos primeiros da minha lista de desejados, não vejo a hora de ler. Espero que a Intrínseca traga os outros, também. ;D

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)