Neil Gaiman – O Oceano no Fim do Caminho


Olá!

A resenha é sobre um livro de fantasia. Mas não é qualquer livro, de um autor comum. É o primeiro livro não juvenil que autor publica em anos!

Como já havia dito, no artigo que publiquei aqui no Livrólogos, Neil Gaiman é o “mestre da fantasia”.

O Oceano no fim do caminho é de longe o livro que mais gostei até agora, em 2013.

Segundo o próprio Neil Gaiman, esse livro começou como um conto e acabou se tornando um romance. Eu só tenho a agradecer. O livro tem muitos detalhes. O autor é bem minucioso. E ao descrever os seres, você os vê.

Tudo começa quando um senhor, já na meia idade, ao sair de um funeral, resolve visitar o bairro que morou em sua infância.

Chegando lá, observa onde um dia morou, as ruas asfaltadas e vai se distanciando, passando por uma estradinha, até chegar na fazenda Hempstock. Vai entrando, encontra-se com uma senhora, uma das Hempstock.

— Sra. Hempstock? — falei.

Ela inclinou a cabeça para o lado, olhou para mim.

—Sim. Eu conheço você, meu jovem— disse ela.

Não sou jovem. Não mais.

— Conheço, mas as coisas ficam confusas quando se chega à minha idade. Quem é você mesmo?

— Acho que eu devia ter uns sete ou oito anos, talvez, na última vez que estive aqui.

Ela então, sorriu.

— Você era amigo da Lettie? Lá do início da estrada.

E ele vai ao lago , que Lettie chamava de Oceano.  Reconhece o caminho e senta-se em um banco. E começam as reminiscências. De tudo o que aconteceu, quando ele tinha sete anos, e conheceu Lettie Hempstock.

Em nenhum momento no livro, o nome dele ou de alguém de sua família é citado, mesmo ele sendo protagonista. No decorrer da história, você também perceberá que seu nome não é  importante.

E com suas memórias, somos transportados a um mundo, onde os adultos não entenderiam, mas as crianças sim. E é lá, na infância, com as Hempstock que tudo acontece, nos idos de 1960 , em Sussex.

Nosso narrador é um garotinho que adora ler, e vive suas aventuras, através das histórias de autores como C.S.Lewis. E, O Oceano no fim do caminho, é a história dele e de sua única amiga, Lettie. Ela é um mistério, assim como sua mãe e sua avó. Ela pode ou não ter uns onze anos, assim como pode ter muitos mais . Quem já leu Neil Gaiman , sabe que os heróis sempre vão se virar sozinhos, sem seus pais, assim como nosso garotinho, baseado em tudo que ele leu em seus livros de história.

Um livro com seres mágicos, criaturas de contos de fada, nem sempre identificáveis. Sabemos que são mágicos, mas não sabemos se são fadas, príncipes, bruxas, ogros, isso nunca ficará claro. Além de referências mitológicas, da morte, do sonho, e um toque de terror.

E assim, o garoto nos conta uma história cheia de lirismo, de suas aventuras, de seu gatinho, do homem que alugou o quarto em sua casa, que antes fora o seu quarto, com sua pequena pia amarela, do tamanho certo para ele, e de como tudo mudou depois desse homem se suicidar, dentro do carro de seu pai. E do lago que é o “Oceano” de Lettie.

Lindo, cativante , emocionante.

O projeto gráfico ( diagramação, papel, capa), além da revisão e tradução, são impecáveis.

 

Capa, Ficha técnica, sinopse

O Oceano no fim do caminho

The Ocean at the end of the lane

Neil Gaiman
ISBN:  9788580573688
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 208
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Renata Pettengill

Sinopse

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam e não deveriam compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa.

 

Boa leitura.

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos 🙂

 

Submarino

Saraiva

Fnac

Livraria da Folha

em eBook:

Iba

Previous The Big Bang Theory - The Habitation Configuration
Next Começar a Ler em Outro Idioma...

13 Comments

  1. Luciano
    07/08/2013

    vale a pena ler

  2. 04/08/2013

    Olá Luana!
    Obrigada por acompanhar o blog 🙂
    bj

  3. Luana Simão
    01/08/2013

    Conheci o blog hoje e estou adorando, acho que ganhou uma leitora assídua.
    Enfim, comecei a ler essa lindeza de livro ontem e ele é daqueles livros em que mal a gente larga e já está louca pra continuar lendo. Espero terminá-lo logo.
    Abs.

  4. 01/08/2013

    Oie Rita, acredita que eu tenho o livro aqui e não li!!!! Vou ler no fim de semana. Agora quero conhecer a Hempstock de lá 🙂
    bjksssss

  5. 01/08/2013

    Mágico demais!!!!!!!
    bjks

  6. Rita Murata
    31/07/2013

    Ro, vc leu o “Livro do Cemitério”? Lá tbém tem uma personagem Hempstock, uma bruxinha que morava no cemitério.

  7. Rita Murata
    31/07/2013

    Ainda estou degustando o livro!! E posso afirmar que este livro é mágico. Li antes de dormir e acabei sonhando com a história…

  8. Tainara H.
    31/07/2013

    Eu já não sou muito fã de fantasia, mas li “O Oceano no Fim do Caminho” e gostei muito, não tanto quanto a maioria, mas bem mais do que pensei que iria gostar. A história é ótima e muito bem escrita e a mensagem que o autor procura passar é sensacional. Com certeza uma leitura rápida, super recomendada e inesquecível.

  9. Fellipe Ramos
    31/07/2013

    Impossivel não ficar curioso para ler depois dessa resenha, e juntando com o fato de o autor ser bastante recomendado é que você fica ainda mais curioso! Realmente parece ser um livro incrivel, adoro fantasia e quero ler esse!

  10. 31/07/2013

    Oi Cris, esse livro é muito bom. Eu li rapidinho, não conseguia desgrudar dele kkkkk
    Bj

  11. 31/07/2013

    Fabíola, Neil Gaiman escreve muito bem, e esse livro é bom mesmo. Depois me conte o que achou do livro.
    Bj

  12. Fabíola Gomes
    31/07/2013

    Eu a-d-o-r-o fantasia. Já li NG e acho ele demais. Acabei de comprar no submarino e só tô esperando chegar. Ansiosa d+ pra ler.
    Depois de ler essa resenha, fiquei com mais vontade de ler.
    Valeu.

  13. Cris Silveira
    30/07/2013

    Eu quero esse livro. Como vc é má, escreve um resenha assim e eu fico com muita vontade de ler.
    Nunca li livro dele, só Sandman e assisti o filme Stardust.
    Bj
    Cris

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)