O Projeto Rosie conta a história de Don Tillman, um geneticista com muitas manias. Ele tem uma maneira de pensar muito prática, e cronometra cada atividade sua para não perder tempo. Confesso que meus pensamentos ainda estão um pouquinho na mesma frequência que os dele, porque é impossível não nos deixar contagiar pela praticidade e foco do personagem. Só que ele tem foco até demais, para tudo. Don sabe que nem todas as pessoas entendem seu jeito de ser, mas mesmo assim decide que quer encontrar uma esposa, alguém para compartilhar seus dias e seu Sistema de Refeições Padronizadas (sim, ele tem um prato específico para cada dia da semana). Portanto, ele cria um questionário que o levará até a esposa perfeita, evitando encontros com pessoas que não preencham os requisitos que ele acredita precisar para conseguir conviver, procurando aquela que não desperdiçará seu tempo com questões desnecessárias e hábitos que ele não gosta tanto.

Para que seu projeto funcione, ele pede ajuda para seus dois (únicos) amigos, Claudia e Gene, que são um casal. Assim, ele mostra o questionário para os dois, e recebe conselhos: Claudia tenta fazer com que ele veja que deve ser um pouco mais flexível em certas questões, Gene decide que vai administrar os questionários e escolher uma boa candidata para ele. E, adivinhem só? A mulher menos indicada do universo, de acordo com os requisitos de Don, aparece em seu caminho. Ela, Rosie, aquela que dá nome ao livro, acaba criando uma relação de amizade com Don, mesmo que no começo ele só saiba critica-la, afinal, quando uma mulher que se veste como ela se veste, que é garçonete (portanto, provavelmente não corresponde ao nível intelectual que ele espera de uma esposa), vegetariana poderia ser esposa dele? Só que logo assim que eles saem pela primeira vez, ele acaba descobrindo que Rosie quer descobrir quem é seu pai verdadeiro, e começa a fazer de tudo para ajudá-la no assunto (afinal, quem melhor que ele, um geneticista de renome, para essa tarefa?). Assim, eles começam a conviver muito mais, e aprendem muito com as diferenças que existem entre os dois.

Pode parecer que Don é um chato de galocha, mas na verdade ele é engraçadíssimo! É incrível como o autor consegue colocar muito humor no meio dos pensamentos e falas de Don, mesmo que o próprio personagem muitas vezes não compreenda as piadas e brincadeiras, levando tudo ao pé da letra. Achei genial a maneira que o autor soube expressar os pensamentos muito práticos de Don e, ao mesmo tempo, mostrar que ele sabia ser diferente das outras pessoas, e que ele tentava lidar com isso da melhor maneira que conseguisse. E ver os comportamentos sociais pelos olhos de alguém que não se comporta como os outros foi uma experiência extraordinária! Existem coisas que fazemos sem pensar que às vezes não faz o menor sentido, mas que as pessoas não refutam por estarmos todos ligados muito mais ao lado da emoção que o da razão. O Projeto Rosie é um livro maravilhoso, narrado pelo ponto de vista de Don, que te faz rir e pensar sobre coisas que você provavelmente não prestava atenção. E te faz perceber que a perfeição nunca te completa tanto quanto as diferenças podem te completar.

 

CAPA, FICHA TÉCNICA E SINOPSE

O PROJETO ROSIE

Graeme Simsion
ISBN: 9788501402219
Editora: Record
Número de páginas: 320
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21 cm
Ano Edição: 2013

SINOPSE

Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Espero que gostem.
Beijos!

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos :)

Submarino

Saraiva

Fnac

Livraria da Travessa

Livraria da Folha

eBook

Iba