Olá!

A resenha de hoje é de Hemlock Grove. Um romance gótico que deu origem a série homônima, produzida e exibida pelo Netflix. O autor também faz parte da produção da série, que foi ao ar agora em 2013 e já teve sua segunda temporada confirmada. Também na produção está Eli Roth ( O Albergue, Cabana do Inferno), que dirigiu vários episódios.

Acredito que muitos conhecem ou ouviram falar da série Teen Wolf e podem até pensar que tem algo parecido em Hemlock Grove, mas esqueçam isso. Apesar de ter lobisomem na trama, não é nem de longe parecida.

Já vi informações que o autor está preparando um segundo livro, com previsão de lançamento para 2014.

A história é bem obscura, cheia de mistérios e assassinatos brutais.

Hemlock Grove é uma cidadezinha da Pensilvânia, nos EUA, e ela é dominada pela rica família Godfrey, há gerações. E passa a ser o palco de brutais assassinatos. Os corpos parecem ter sido atacados por um animal selvagem.

Tudo começa quando uma garota é encontrada morta, e parece que foi um animal selvagem que a matou. As coisas ficam ainda mais estranhas, pois há o boato entre os adolescentes é de que Peter Rumancek , um garoto cigano, irônico, de poucos amigos, é um lobisomem.

Mas o riquinho e estranho Roman Godfrey, também pode ter sido o assassino. Ele é popular, mas com manias e comportamento muito estranhos.

 

” – Como é que foi? – falou Roman.

– Como é que foi o quê? – falou Peter.

Roman hesitou, com as mãos juntas, irrequieto. Assustado?

– Ter matado aquela garota.”

pág 37

Como faz parte da natureza, “estranhos” se atraírem ( ou seria os semelhantes), os dois acabam se aproximando, curiosos, e tornam-se amigos. Iniciando uma investigação, na verdade uma caçada, pois Peter acredita que sabe como caçar quem ou o quê matou a garota. E claro que em determinado momento os dois garotos viram alvo de especulação sobre os assassinatos, que continuam, não param no primeiro.

“Roman colocou uma das mãos sobre o nariz porque um cheiro pútrido encheu o ar e aquela coisa suja que momentos antes tinha sido Peter sacudia as pernas traseiras com a metade inferior livrando-se de seu manto humano. ”

pág 79

Não só Peter e Roman são estranhos. A família Godfrey guarda muitos segredos. Além da antiga siderúrgica dos Godfrey, agora abandonada, há a torre do centro de pesquisas que seu pai fundou, e que seu tio agora é diretor. E lá há muito mistério envolvendo pesquisas secretas.

Sem contar Shelley, a irmã mais nova de Roman, portadora de uma deformidade que é um mistério durante a trama, mas que vai pouco a pouco sendo compreendida pelo leitor. E a enigmática mãe de Roman, que se mostra contra a amizade do filho com o cigano, a princípio.

A narrativa chega a nos deixar meio perdidos no começo, mas depois tudo se acerta. É uma trama carregada da temática sobrenatural e você vai percebendo os “monstros” já conhecidos da literatura e cinema, ao longo da história. Vai do cientista ao lobisomem, com referências a vampiros (upir) e até Frankenstein. E as criaturas e criadores são retratados de uma maneira diferente. Não espere bichinhos adestrados, bonzinhos e que amam seres humanos ou vampiros brilhando. Há crueldade e sangue, sim . Uma atmosfera sombria e bem parecida com a retratada na série de tv. Eu adoro, mas pode ser que corações ou estômagos mais fracos não apreciem tanto essa história de horror. Mas é intrigante, vale a pena ler. Não pude parar de ler, até chegar à última página!

Fiz a leitura em eBook que recebi da LeYa. A diagramação do epub ficou perfeita no e-reader. A capa é bem legal. Eu adorei a leitura. Recomendo também a série de tv.

O livro é e a série de tv são excelentes.

Sobre a série de tv, a química entre Peter e Roman tanto na vida real, pois tornaram-se amigos, quanto na ficção, dá um tom mais real a história. A produção do Netflix caprichou no visual, a fotografia é fabulosa, a mansão do Roman existe mesmo a casa. è Imperdível. O livro e a série.

Capa, ficha técnica, sinopse

hemlock grove

Hemlock Grove

Hemlock Grove

Brian McGreevy
ISBN: 9780374532918
Editora: Leya
Número de páginas: 352
Encadernação: Brochura
Ano Edição: 2013

Sinopse

Um mistério abala a cidade de Hemlock Grove. Quando Brooke Bluebell, uma jovem de 17 anos, é brutalmente assassinada na antiga siderúrgica de Godfrey numa noite de lua cheia, as suspeitas rapidamente recaem sobre Peter Rumancek, o jovem cigano que muitos acreditam ser um lobisomem, e Roman Godfrey, o esnobe milionário herdeiro da fábrica onde o corpo de Brooke foi encontrado. Injustiçados, Peter e Roman resolvem unir forças para descobrir o verdadeiro assassino e provar que são inocentes. A caçada começa quando outras mortes passam a ocorrer – também em noites de lua cheia – e os jovens começam a desconfiar que estão mais envolvidos com o caso do que poderiam imaginar… Em “Hemlock Grove” os arquétipos de monstros clássicos são recriados de forma inovadora e eletrizante. A cada página, o mistério se intensifica, envolvendo o leitor numa trama de horror surpreendente, indicada para aqueles com estômago forte.

 

Trailer da Série de TV

 

Uma curiosidade. O ator que interpreta Roman Godfrey é Bill Skarsgård, irmão de Alexander Skarsgård, ator que interpreta o vampiro Eric Northman, em True Blood.

 

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos 🙂

 

Submarino

Saraiva

Livraria da Folha

Fnac

Livraria da Travessa

em eBook:

Iba