Tudo começou com a ausência e desejo.
Tudo começou com sangue e medo.
Tudo começou com a descoberta das bruxas.

Olá!

A resenha de hoje é de um livro muito bom. São muitas páginas, mas poderia ter muitas mais e continuaria prendendo o leitor a ele.

Em Sombra da noite, a autora capricha nas descrições e, realmente nos sentimos transportados à história. Deborah Harkness é professora de história e criou uma trama cheia de mistério, magia e conhecimentos alquímicos.

É o segundo livro da Trilogia das Almas (All Souls). Os direitos já foram adquiridos para adaptação às telonas.

Trilogia das Almas

  • A descoberta das bruxas – ( A Discovery of Witches);
  • Sombra da Noite – ( Shadow of Night);
  • Livro 3 ainda sem nome e previsão para 2014.

Nesta história, os elementos sobrenaturais estão presentes o tempo todo. Os protagonistas , a acadêmica Diana Bishop, e o vampiro Matthew Clairmont, agora, seu marido, viajam no tempo, para que ela aprenda sobre seus poderes, seu legado, e para encontrar o manuscrito Ashmole 782.

Essa história toda, teve início em “A descoberta das bruxas” e vou me ater as aventuras e desventuras de “Sombra da noite” . Recomendo a leitura do primeiro livro da trilogia.

Agora, numa Inglaterra Elisabetana do séc XVI, as coisas não serão simples como pensaram. Diana precisa se adaptar aos costumes e à língua sem chamar muito atenção e, seu lado acadêmico está ávido para aproveitar o lado histórico, Shakespeare logo ali do lado. Afinal esse período foi o ápice da renascença inglesa, a poesia e literatura estava crescendo e muito divulgada. E qual pesquisador ou historiador teve oportunidade de viver na época e não só através de fatos, e objetos? E encontros com a própria Elisabeth?

Matthew não era casado quando viveu nesse período, mas agora o “Matthew do futuro” volta ao passado, com uma esposa. Há muitos espiões e artimanhas. Mesmo os amigos dele, conhecidos como Escola da Noite, apesar de alguns não serem humanos ( sangue quente) , não gostam da presença de uma bruxa. Na verdade o relacionamento entre vampiros e bruxas não é aprovado pela Congregação.

Mergulhamos num mundo cheio de magia, alquimia, seres sobrenaturais, fios que formam a trama do tempo, até espionagem e, junto com Diana, vamos descobrindo quem ela é, seus poderes. Não antes de passar por muitos problemas para encontrar uma bruxa que seja sua tutora.

As coisas não são fáceis e para ajudar a piorar, Matthew é convocado por seu pai, o poderoso Philippe Clairmont e, esse encontro é um ponto crítico na trama. Provoca muitos desmembramentos não só no passado.

“— Silêncio, Diana. Ele está fora de si. Matthaios! — disse Philippe aos gritos. Matthew desistiu de afastar o pai de mim, mas sem largar o pescoço dele.” pág 156.

Também há partes da trama acontecendo simultaneamente no futuro, e com repercussões das ações de Matthew e Diana no passado.

Matthew tem muitos segredos e mesmo compartilhando parte deles, Diana ainda sente-se insegura. E o impossível acontece, colocando-os em um risco maior ainda. Apesar do poder e influência de Matthew e de sua família, o perigo os espreita. A busca pelo manuscrito Ashmole os leva a grandes revelações, que podem abalar a todos.

Um livro envolvente, com a trama bem desenvolvida. Recomendo.

O projeto gráfico, tradução, revisão são impecáveis.

 

 

Capa, ficha técnica, sinopse

Sombra da Noite

Shadow of Night

Deborah Harkness
ISBN: 9788532528339
Editora: Rocco
Número de páginas: 576
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradutor : Márcia Frazão

Sinopse

No romance, a pesquisadora Diana Bishop, descendente de uma antiga linhagem de bruxas, e o geneticista Matthew de Clermont, um vampiro ancestral, se aprofundam em sua pesquisa sobre o manuscrito encantado conhecido como Ashmole 782, numa trama que entrelaça paixão, alquimia, ciência e história.

 

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos 🙂

Submarino

Saraiva

Livraria da Travessa

Livraria da Folha

em eBook:

Iba