Oi, gente! Esse é o terceiro livro da série Garota <3 Garoto, de Ali Cronin. Os livros anteriores são Nada é Para Sempre e Dizem Por Aí.

Nesse livro, temos como protagonista Cass, uma garota muito inteligente, com um namorado que ama e que parece saber o que quer do futuro. Ela é uma daquelas garotas perfeitas, que se esforçam para serem assim, sabe? Estuda muito para ser a melhor da classe, se empenha em ser a namorada que seu namorado ama, tenta não criar nenhum tipo de conflito… Só que, mesmo tentando, não tem como ser perfeita em tudo, né? Desde que começou a namorar Adam, quatro anos mais velho que seus 17 anos, vem tentando equilibrar seu relacionamento amoroso e seu relacionamento com os amigos. Só que isso não funciona muito bem. Seus amigos detestam Adam, e ele detesta os amigos dela, dizendo que são infantis demais, e ela se vê sempre dividida entre dois relacionamentos que ama.

Cass está em ano de vestibular, portanto, precisa manter seu histórico impecável (vale lembrar que o livro se passa na Inglaterra e por lá, o sistema de admissão nas universidades é diferente do nosso. Eles avaliam o histórico escolar do aluno na hora da seleção). Sua família espera que vá para Cambridge, uma universidade renomada, à altura da inteligência de Cass. Ela sofre bastante pressão por parte da família que, sabendo que ela é muito inteligente, espera que se mantenha assim. Só que Adam, que tem 21 anos e optou por não ir para a faculdade e trabalha na construtora do pai de Cass, não quer que ela vá para Cambridge, pois eles vão ficar distantes um do outro. Assim, Cass se vê novamente dividida entre uma faculdade maravilhosa e um provável rompimento em seu namoro, e uma faculdade menos prestigiada, mas uma esperança para seu relacionamento de três anos com Adam.

Para piorar melhorar a situação, Jack, seu grande amigo, acaba se declarando para ela. Imagine essa situação! Ela não quer decepcionar Jack, mas ao mesmo tempo ainda ama Adam… E, ao mesmo tempo, tira uma nota C, que acaba manchando seu histórico e, quando vai fazer sua entrevista em Cambridge, Cass conhece Tom, que vai deixar seu mundo um pouco mais de pernas para o ar.

Esse livro retrata muitas situações que os jovens na idade de Cass acabam passando. A pressão de ser bom o bastante na escola, de entrar para uma boa universidade, de conseguir manter o namoro e as amizades. Ela se vê divida entre mil facetas dela mesma, já que cada pessoa com quem convive a enxerga de uma maneira, e espera que ela haja dessa maneira. Mas Cass é uma menina muito madura, e acaba tomando a liderança de sua vida depois de sofrer por se dividir em diversas “Cassies” tentando agradar àqueles que ama. É uma leitura gostosa, e foi o meu livro preferido da série, até agora. Ali Cronin tem um jeito peculiar de escrever histórias que tem em sua narrativa grandes clichês sem tornar a história um clichê. Seus finais são surpreendentes mas ainda assim são fiéis à história e são coerentes. E os livros não são muito grandes, então é fácil mergulhar na história 🙂

CAPA, FICHA TÉCNICA E SINOPSE

Três é demais

Three is a Crowd

Ali Cronin
ISBN: 9788565765183
Editora: Seguinte
Número de páginas: 304
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21 cm
Ano Edição: 2013

Sinopse

Cass está entre as mais inteligentes da classe. Tem uma família carinhosa, amigos incríveis, um namorado lindo, um futuro brilhante. Sua vida é perfeita — ou pelo menos é o que parece. Seus amigos sempre deixaram claro que não aprovam seu namorado. Para piorar, seu melhor amigo se declara para ela — e Cass não sabe como dizer não sem machucá-lo. Na escola, ela está uma pilha de nervos desde que fez a entrevista para tentar uma vaga em Cambridge. Sua confiança vai por água abaixo quando ela tira nota C num trabalho de política do colégio. Pouco a pouco, a vida de conto de fadas de Cass vai desmoronando, e ela terá que se esforçar muito para administrar os “pequenos” percalços que vão surgindo pelo caminho e ao mesmo tempo resolver seus grandes dilemas. Três é demais é o terceiro volume de garota <3 garoto, série que traz um olhar realista sobre o cotidiano de um grupo de amigos em seu último ano escolar. Trata das primeiras incursões nos tortuosos caminhos do amor — com todas as expectativas, medos e corações partidos que inevitavelmente vêm junto. Cada livro é narrado do ponto de vista de um desses amigos.

 

Boa leitura.

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos :)

Saraiva

Fnac

Livraria da Folha

Livraria da Travessa