Olá!

A resenha de hoje é de “As violetas de março”,  Sarah Jio

A obra nos relata a história de Emily, uma mulher jovem e escritora famosa, que não gosta do livro que escreveu. O casamento com Joel acaba em divórcio, pois ele escolhe outra mulher para compartilhar a vida.

Diante disso, aceita o conselho da amiga Annabelle e parte para Bainbridge, a ilha onde passava as férias quando era criança. Fica hospedada na casa da tia Bee.

Ela quer esquecer o casamento fracassado, reorganizar a vida e escrever novo livro. Mal sabe Emily que será a história que o destino vai se encarregar de finalizar.

Caminha pela ilha de manhã e vai às compras com a tia.

Emily reencontra duas pessoas especiais: Greg, antigo amor proibido da adolescência e Jack, ex- colega do tempo de escola. Emily não vai ficar só.

Uma noite, Emily encontra na gaveta do criado-mudo do quarto onde dorme, um diário muito velho de capa de veludo vermelho.

“A história de o que aconteceu em uma pequena Cidade Insular em 1943. Curiosa, lê na primeira página algo, que parece interessante , sobre dois personagens: Esther e Elliot.

Pergunta para Evelyn, amiga íntima de sua tia , sobre o conteúdo desse diário. Após breve reflexão, ela lhe pede que continue a leitura, em sigilo, e que , no momento certo , as respostas viriam. Era uma leitura muito importante para a sua vida.

Emily percebeu, nas entrelinhas, que a misteriosa história tinha, realmente, algum segredo que não podia ser revelado. Sente curioso estranhamento com o relato de um amor impossível entre Esther e Elliot, envolvendo antigos hábitos da ilha e que tem muito a ver com sua própria história de vida. “ A cena da praia era exatamente como Esther a havia descrito. As fogueiras. As luzes brilhantes.”

Outro segredo que a assombrava era o relacionamento entre ela e a mãe. “Nosso relacionamento era tingido com uma desaprovação tácita, a qual nunca pude entender”.

O diário lhe dava a assustadora sensação de que deveria lê-lo e que, por alguma razão, ela o teria encontrado. Mal sabia Emily que estava indo ao encontro de um segredo de amor fortalecido pela força do destino.

Na ilha, Emily redescobre a esperança. “ O jantar com Greg havia sida casual, porém os momentos com Jack foram agradáveis, havia mistério em torno desse homem.” Conhece as violetas – madeira que estavam desabrochando entre as raízes retorcidas, de um jardim escolhido, para florescerem em março.

Esse diário encontrado, não por acaso, por Emily vai lhe revelar o segredo de muitas vidas naquela ilha, e fazer Emily refletir sobre o imenso poder do amor que perdura ao tempo, à mágoa, e à distância. Quando tudo parece perdido, o verdadeiro amor sobrevive. É assim com as violetas de março.

violetasdemarco

Capa, ficha técnica, sinopse

As violetas de março

The violets of march

Saraha Jio
SBN:  9788581632223
Editora:  Novo Conceito
Número de páginas:302
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Ronaldo Luis da Silva

Também disponível em e-Book

Sinopse

Emily Taylor é uma mulher jovem e escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Também tem um casamento que parece ideal, no entanto ele acabará em divórcio. Sentindo que sua vida perdeu o propósito, Emily decide fazer as malas e passar um tempo em Bainbridge — a ilha onde morou quando menina — para tentar se reorganizar. Enquanto busca esquecer o ex-marido e, ao mesmo tempo, arrumar material para um novo — e mais verdadeiro — livro, um antigo colega de escola e o namorado proibido da adolescência tornam-se seus companheiros frequentes. Entretanto, o melhor parceiro de Emily será um diário da década de 1940, encontrado no fundo de uma gaveta.

Com o diário em mãos, Emily sentirá o estranhamento e a comoção causados pela leitura de uma biografia misteriosa que envolve antigos habitantes da ilha e que tem muito a ver com sua própria história. Assim como as violetas que desabrocham fora de estação para mostrar que tudo é possível, a vida de Emily Taylor poderá tomar um rumo improvável e cheio de possibilidades. As Violetas de Março é um romance sobre a força do amor, sobre as peças que o destino prega e sobre como podemos ser felizes mesmo quando tudo parece conspirar contra a felicidade.

Boa leitura.

See ya!

Rosana Gutierrez

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos :)

Saraiva

Fnac

Livraria da Folha

Livraria da Travessa

em eBook:

Iba