Anne Rice – A dádiva do lobo


Olá!

A resenha de hoje é de A dádiva do lobo, de Anne Rice. Esse livro é fantástico,mas antes de falar do livro, gostaria de dizer que Anne Rice é uma de minhas autoras favoritas, só não gostei da trilogia erótica, apesar de ser um gênero que gosto, e que ela escreveu sob pseudônimo A. N. Roquelaure , na década de 80 , mas foi publicada há pouco mais de um ano , pela Rocco também, no Brasil.

Faz parte da série:

The wolf gift chronicles

– A dádiva do lobo (The wolf gift);
– The Wolves of Midwinter: The Wolf Gift Chronicles (2013).

A autora é nada mais que a criadora do vampiro Lestat , e outros, que muitos conhecem por causa do cinema, com o filme Entrevista com o Vampiro, e tendo Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas… Além de escrever terror, sobre vampiros, bruxas e o sobrenatural, Anne Rice passou por uma fase religiosa ( série Cristo Senhor) , depois abandonou essa fase, voltando com tudo com a série As Canções do Serafim, onde ela coloca alguns pontos do cristianismo na história, e agora com A Dádiva do lobo, um livro sobre “lobo homem”, mas com muitas questões morais e o cristianismo presente.

A dádiva do lobo é escrito com maestria, e não se trata de um livro com o clichê e estereótipos dos “lobisomens”. Como o próprio personagem diz , é o lobo homem. Que além de ter um irmão padre, preocupa-se com a questão moral e filosófica de matar um assassino, um estuprador, de deixar o lado selvagem e animal tomar conta de si.

Reuben vai a casa Nideck , um local isolado e cheio de mistério a envolvendo, para escrever uma matéria para o jornal que trabalha, ao mesmo tempo que seu texto ajudará a bela Marchent , herdeira da casa e de todos tesouros dentro, livros, achados arqueológicos, antiguidades , a vender o imóvel.

Mas Reuben, o bebezinho , assim chamado por sua mãe e menininho, por seu irmão, apaixona-se pela casa e enquanto Marchent mostra a casa, ele já está imaginando como seria comprá-la e o nome que teria, Nideck Point. Está fascinado pela história de Felix Nideck, o tio milionário de Marchant, que participava de várias expedições ao redor do mundo com um grupo de amigos, que estão em uma foto imensa na biblioteca, e que sumira sem deixar rastros , há 20 anos.

Ele sente uma conexão com a casa, a história e Marchent. Os dois acabam fazendo sexo e no meio da noite a casa é invadida pelos dois irmãos drogados e marginais de Marchant, a atacam e a matam. Reuben vem correndo ver o que está acontecendo e é atacado, mas de repente se vê no meio de um ataque de um animal selvagem, que mata os dois irmãos e acaba ferindo a ele também. Quase morto no chão, sua via se esvaindo e ele pensando em Marchent.

Já no hospital, mudanças acabam ocorrendo com ele. Os exames estão estranhos e sua mãe, Grace, que é médica, não consegue entender o que está acontecendo. Reuben passa por algumas alterações, segundo sua mãe, seu corpo está produzindo hormônio de crescimento e ele aumenta um pouco de tamanho, seu cabelomais cheio, e sua recuperação é espantosa. Ele passa a ouvir tudo e ver melhor. Ouve vozes das pessoas muito longe dali. Ao mesmo tempo que está se curando rapidamente, e sofrendo essas estranhas alterações, ele também é surpreendido, pois Marchent deixou a casa para ele. Ela estava providenciando isso quando foi morta. Os irmãos invadiram a casa e simularam um roubo, para pegar mais dinheiro. E a mataram.

Agora, fora do hospital, Reuben passa por uma transformação total para lobisomem. Maior, mais forte e coberto de pelos, ele ouve vozes de pessoas em perigo mortal e sai em São Francisco, com uma compulsão louca , atrás do aroma do mal. Ele mata, mas nunca derrama sangue inocente, o cheiro do mal é o que leva a atacar. E toda noite ele se transforma e age como um super herói. Sua editora pede que ele escreva uma matéria sobre esses ataques, pois pelo que parece , ele mesmo foi vítima de um animal selvagem. Ele pesquisa bastante para entender o que ele é, em livros e até filmes, mas nada disso tem a ver mesmo com ele. Ele quer ir até Nideck Point e ver se o que o criou , pode esclarecer o que está acontecendo. Se ainda está por lá.

Reuben escreve um texto onde chama o animal de lobo homem, no caso ele mesmo. O assunto do momento é o animal , ou homem vestido de animal que vem salvando pessoas. A polícia está atrás do “louco”que vem atacando pessoas (bandidos). Ele se vê num dilema moral e vai se confessar com seu irmão, Jim, que é padre e não revelará o que ele disser; aqui entra a parte da culpa, do pecado, da redenção, que o cristianismo prega, e a autora coloca isso na trama. Ele não pode falar com ninguém, nem com sua noiva, seu irmão, seus pais. E quer ir para sua nova casa. Deixa todos para trás, mas não sem sentir um peso enorme.

Nideck Point pode ter a verdade sobre o sumiço de Felix Nideck, e sobre o que Reuben é agora. Ele leva suas coisas e muda-se para lá. Mas ele volta a São Francisco várias vezes e numa delas, depois de pegar uns sequestradores, está numa floresta se refastelando, e vê uma mulher que mora numa casa ali, sente-se automaticamente atraído por ela, que não demonstra medo. É Laura. Os dois se envolvem. Ele a ama, simples assim. Celeste, sua noiva está saindo com seu melhor amigo e ele nem liga. Os dois terminam e Reuben continua amigo dela.

Ele mostra à Laura que ele é o lobo homem, e Laura deixa tudo para trás, indo a Nideck Point com ele. Os dois passam a montar o grande quebra-cabeças cheio de mistérios que envolvem essa transformação, a casa, a família Nideck, os amigos de Felix, e o grande mistério de seu desaparecimento.

Um livro que prende a atenção do leitor e, apesar de ser um livro sobre lobisomem, não é o estereótipo, e a descoberta de todo mistério que envolve Felix Nideck é ponto chave, e é surpreendente. Recomendo!

Projeto gráfico, tradução e revisão impecáveis.

Capa,ficha técnica, sinopse

dlbx

A dádiva do lobo

The wolf gift

Anne Rice
ISBN: 9788532528490
Editora: Rocco
Número de páginas: 480
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradutor : Alexandre D’Elia

Sinopse

A criadora das famosas Crônicas Vampirescas – evocadora de outros domínios – está de volta, com o antigo lobisomem, agora num mundo high-tech. Um jovem repórter, hospedado na mansão de uma mulher mais velha que foi entrevistar, é atacado por uma fera que ele não consegue ver na escuridão. A partir daí, Reuben passa por uma transformação aterrorizante e, entre prazer e fascínio, convive com o dilema de aceitar a coisa ou temer seu futuro.

Boa leitura.

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos :)

Submarino

Fnac

Saraiva

Livraria da Folha

Livraria da Travessa

Previous Cativado - Nora Roberts
Next Nora Roberts - Mar de Rosas - Arqueiro revela segunda capa

10 Comments

  1. […] – A dádiva do lobo (2013) (The wolf gift); – Os Lobos da Invernia (2014) – The Wolves of Midwinter: The Wolf Gift Chronicles (2013). […]

  2. Avatar
    Vanessa Paiva
    28/10/2013

    Sou mega fã da Diva Anne Rice…tenho quase todos os livros de vampiro que ela escreveu e conhecendo muito bem a escrita dela, não poderia esperar outra coisa, que não maestria na narrativa desse livro.

    Se não me engano esse é o primeiro livro sobre lobisomens que ela escreve, né?

    É claro que estou louca para lê-lo…afinal é Anne Rice… =)

  3. Avatar
    Camila Amorim
    27/10/2013

    Anne Rice é Anne Rice, né. Fiquei super curiosa pra ler o livro. A resenha está ótima, parabéns!!

  4. Avatar
    Andressa Nunes
    22/10/2013

    Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro de forma simples e inteligente, despertando o interesse dos leitores.

  5. Avatar
    Cris Aragão
    16/10/2013

    Eu estou bem curiosa para ler esse livro, apesar de não ter gostado de todos os livros da autora que li, gosto do fato de seus seres sobrenaturais serem bem sanguinários.

  6. Avatar
    Alessandra
    15/10/2013

    Gostei da resenha, fiquei com muita vontade de ler.

    Depois de ler a resenha fui ver o preço do livro, e meu queixo foi ao chão de tristeza, caro demais :'(

  7. Avatar
    Lucas Miguel Cunha Silva
    14/10/2013

    Achei a resenha super interessante e com certeza fiquei com vontade de ler o livro. Gostei de saber que é diferente dos livros anteriores sobre lobisomens.

    Abs

  8. Avatar
    Jakeline Lima Silva
    13/10/2013

    Anne Rice é incrível, ela escreve com detalhes e profundidade que até parece que vive nesse meio. Muito bom!

  9. Avatar
    ELIZABETH MACHADO SALLES
    13/10/2013

    Uma história incrível e estimulante. Amo tudo relacionado a histórias de lobisomens e este é um dos que mais quero ler. Adoro os romances da Anne Rice e lógico que não vou deixar de ler este. Beijos.

  10. Avatar
    Cris Silveira
    03/10/2013

    Acabei de comprar esse livro. Vi a resenha e corri no submarino pra comprar.
    Adoro Anne Rice tb.
    Depois conto o que achei do livro. Bj

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)