Olá!

A resenha de hoje é de A dádiva do lobo, de Anne Rice. Esse livro é fantástico,mas antes de falar do livro, gostaria de dizer que Anne Rice é uma de minhas autoras favoritas, só não gostei da trilogia erótica, apesar de ser um gênero que gosto, e que ela escreveu sob pseudônimo A. N. Roquelaure , na década de 80 , mas foi publicada há pouco mais de um ano , pela Rocco também, no Brasil.

Faz parte da série:

The wolf gift chronicles

– A dádiva do lobo (The wolf gift);
– The Wolves of Midwinter: The Wolf Gift Chronicles (2013).

A autora é nada mais que a criadora do vampiro Lestat , e outros, que muitos conhecem por causa do cinema, com o filme Entrevista com o Vampiro, e tendo Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas… Além de escrever terror, sobre vampiros, bruxas e o sobrenatural, Anne Rice passou por uma fase religiosa ( série Cristo Senhor) , depois abandonou essa fase, voltando com tudo com a série As Canções do Serafim, onde ela coloca alguns pontos do cristianismo na história, e agora com A Dádiva do lobo, um livro sobre “lobo homem”, mas com muitas questões morais e o cristianismo presente.

A dádiva do lobo é escrito com maestria, e não se trata de um livro com o clichê e estereótipos dos “lobisomens”. Como o próprio personagem diz , é o lobo homem. Que além de ter um irmão padre, preocupa-se com a questão moral e filosófica de matar um assassino, um estuprador, de deixar o lado selvagem e animal tomar conta de si.

Reuben vai a casa Nideck , um local isolado e cheio de mistério a envolvendo, para escrever uma matéria para o jornal que trabalha, ao mesmo tempo que seu texto ajudará a bela Marchent , herdeira da casa e de todos tesouros dentro, livros, achados arqueológicos, antiguidades , a vender o imóvel.

Mas Reuben, o bebezinho , assim chamado por sua mãe e menininho, por seu irmão, apaixona-se pela casa e enquanto Marchent mostra a casa, ele já está imaginando como seria comprá-la e o nome que teria, Nideck Point. Está fascinado pela história de Felix Nideck, o tio milionário de Marchant, que participava de várias expedições ao redor do mundo com um grupo de amigos, que estão em uma foto imensa na biblioteca, e que sumira sem deixar rastros , há 20 anos.

Ele sente uma conexão com a casa, a história e Marchent. Os dois acabam fazendo sexo e no meio da noite a casa é invadida pelos dois irmãos drogados e marginais de Marchant, a atacam e a matam. Reuben vem correndo ver o que está acontecendo e é atacado, mas de repente se vê no meio de um ataque de um animal selvagem, que mata os dois irmãos e acaba ferindo a ele também. Quase morto no chão, sua via se esvaindo e ele pensando em Marchent.

Já no hospital, mudanças acabam ocorrendo com ele. Os exames estão estranhos e sua mãe, Grace, que é médica, não consegue entender o que está acontecendo. Reuben passa por algumas alterações, segundo sua mãe, seu corpo está produzindo hormônio de crescimento e ele aumenta um pouco de tamanho, seu cabelomais cheio, e sua recuperação é espantosa. Ele passa a ouvir tudo e ver melhor. Ouve vozes das pessoas muito longe dali. Ao mesmo tempo que está se curando rapidamente, e sofrendo essas estranhas alterações, ele também é surpreendido, pois Marchent deixou a casa para ele. Ela estava providenciando isso quando foi morta. Os irmãos invadiram a casa e simularam um roubo, para pegar mais dinheiro. E a mataram.

Agora, fora do hospital, Reuben passa por uma transformação total para lobisomem. Maior, mais forte e coberto de pelos, ele ouve vozes de pessoas em perigo mortal e sai em São Francisco, com uma compulsão louca , atrás do aroma do mal. Ele mata, mas nunca derrama sangue inocente, o cheiro do mal é o que leva a atacar. E toda noite ele se transforma e age como um super herói. Sua editora pede que ele escreva uma matéria sobre esses ataques, pois pelo que parece , ele mesmo foi vítima de um animal selvagem. Ele pesquisa bastante para entender o que ele é, em livros e até filmes, mas nada disso tem a ver mesmo com ele. Ele quer ir até Nideck Point e ver se o que o criou , pode esclarecer o que está acontecendo. Se ainda está por lá.

Reuben escreve um texto onde chama o animal de lobo homem, no caso ele mesmo. O assunto do momento é o animal , ou homem vestido de animal que vem salvando pessoas. A polícia está atrás do “louco”que vem atacando pessoas (bandidos). Ele se vê num dilema moral e vai se confessar com seu irmão, Jim, que é padre e não revelará o que ele disser; aqui entra a parte da culpa, do pecado, da redenção, que o cristianismo prega, e a autora coloca isso na trama. Ele não pode falar com ninguém, nem com sua noiva, seu irmão, seus pais. E quer ir para sua nova casa. Deixa todos para trás, mas não sem sentir um peso enorme.

Nideck Point pode ter a verdade sobre o sumiço de Felix Nideck, e sobre o que Reuben é agora. Ele leva suas coisas e muda-se para lá. Mas ele volta a São Francisco várias vezes e numa delas, depois de pegar uns sequestradores, está numa floresta se refastelando, e vê uma mulher que mora numa casa ali, sente-se automaticamente atraído por ela, que não demonstra medo. É Laura. Os dois se envolvem. Ele a ama, simples assim. Celeste, sua noiva está saindo com seu melhor amigo e ele nem liga. Os dois terminam e Reuben continua amigo dela.

Ele mostra à Laura que ele é o lobo homem, e Laura deixa tudo para trás, indo a Nideck Point com ele. Os dois passam a montar o grande quebra-cabeças cheio de mistérios que envolvem essa transformação, a casa, a família Nideck, os amigos de Felix, e o grande mistério de seu desaparecimento.

Um livro que prende a atenção do leitor e, apesar de ser um livro sobre lobisomem, não é o estereótipo, e a descoberta de todo mistério que envolve Felix Nideck é ponto chave, e é surpreendente. Recomendo!

Projeto gráfico, tradução e revisão impecáveis.

Capa,ficha técnica, sinopse

dlbx

A dádiva do lobo

The wolf gift

Anne Rice
ISBN: 9788532528490
Editora: Rocco
Número de páginas: 480
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradutor : Alexandre D’Elia

Sinopse

A criadora das famosas Crônicas Vampirescas – evocadora de outros domínios – está de volta, com o antigo lobisomem, agora num mundo high-tech. Um jovem repórter, hospedado na mansão de uma mulher mais velha que foi entrevistar, é atacado por uma fera que ele não consegue ver na escuridão. A partir daí, Reuben passa por uma transformação aterrorizante e, entre prazer e fascínio, convive com o dilema de aceitar a coisa ou temer seu futuro.

Boa leitura.

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos :)

Submarino

Fnac

Saraiva

Livraria da Folha

Livraria da Travessa