Olá

A resenha de hoje é Pela luz dos olhos seus, de Janine Boissard. Esse livro é uma delícia de ler. A autora é uma grande romancista francesa. E ultimamente tenho tido ótimas experiências ao ler autores franceses.

É interessante como a própria mocinha do livro, Laura Vincent se compara as mocinhas do livro da célebre autora de romances M. Delly. Mas ela diz, que é uma história de amor, porém com coração quebrado no fim, não com viveram felizes para sempre, segundo o que ela está vivendo, o que ela vê e sente durante a história, claro.

Laura nasceu na Normandia, em um vilarejo. Seu pai é padeiro, e por isso ela e a irmã tão diferente uma da outra, são o pão branco, Agathe, a linda loira que todos garotos são hipnotizados por sua beleza e Laura, o pão preto, a inteligente, com olhos verdes e mais morena.

Ela cresce, e ao contrário das outras mulheres no povoado que quando estudam, no fim acabam sendo professoras, vai para Paris trabalhar como assessora de imprensa de músicos. Já sua irmã, casa-se com um advogado e tem dois filhos, e uma bela vida.

No dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, Laura é contratada por David, agente do renomado tenor Claudio Roman,  para ser a substituta da assistente dele, que largou o emprego de repente. O tenor tem fama de arrogante e ser um homem difícil, mulherengo e amargo, pois está cego, após um assalto, onde jogaram um produto químico em seus olhos, que danificou a córnea de ambos os olhos.

Laura, que nada conhece de música clássica, torna-se guia de Claudio. E ao ouvir sua voz, logo na primeira vez, derrama lágrimas e apaixona-se. Laura ama Claudio.

(…) O silêncio se instalara, o recital começou.

Eu não ousara confessar a David May que não conhecia a voz do grande tenor. Descobrindo-a naquela noite, ao mesmo tempo escura e colorida, sombra e luz, disse a mim mesma que não havia instrumento mais perfeito, mais emocionante que duas cordas vocais em contato direto com a alma.

Ele cantou a serenidade.

Cantou a ferida.

Enxerguei com clareza dentro de mim.

Essa brusca mudança em minha vida, essa impressão de me perder, essa vertigem… E também, em seu quarto, aquela fraqueza enquanto ele explorava meu rosto… Sua voz, ora terna e ardente, ora dolorida e revoltada, me fez compreender tudo aquilo.

Eu ia amar aquele homem. Já o amava.”

Quando viajam, Laura como sua guia, os quartos são separados apenas por uma porta que nunca é trancada, para que a qualquer momento ela possa ajudá-lo. E Claudio sempre aparece para conversar com ela. Ele é um mulherengo, cínico, e não acredita no amor. Por outro lado, Laura acredita. Ele a chama de passarinho kkkk ela é pequena e nunca pede nada. Assim, Claudio faz uma promessa de dar a ela o que desejar. Até a lua .

—Peça-me qualquer coisa, Laurinha. Você nunca pede nada. Quer uma joia, um vestido, um carro para substituir seu calhambeque? Peça-me e terá, é uma promessa.

— Cuidado, está correndo um grande risco. Imagine se eu pedir a lua.

— Eu daria um jeito de trazê-la para você.

Hélène, que fora namorada de Claudio e ainda é sua parceira nas apresentações e muitas vezes vai para cama com ele, levianamente, avisa que passará La Traviata na tv e Claudio, que sempre quis representar Alfredo, fica transtornado. Esse dia é o divisor de águas. Ele liga para Laura, que vai até ele, e jura para si que ele representará Alfredo, na ópera. Antes do acidente, ele estava ensaiando essa ópera. Alfredo é tudo que ele sonhou em representar.

Laura se preocupa, pois Claudio diz que não vai mais cantar. Diz que é o fim. Ele está muito deprimido. Ninguém fala com Claudio sobre um transplante de córnea. E Laura, que o ama, e é teimosa, dá um jeito de ir ao médico dele, dr. Leblond. E para conseguir que ele vá de Paris até NY para o transplante ela cobra o favor. Mas não é fácil. Antes da viagem é uma dura batalha.

Todo esse processo de acompanhar Claudio, e amá-lo em silêncio é complicado. Ele é um estúpido e muito amargurado. A assistente anterior, fez a tolice de se envolver com ele, e avisou Laura que ele é um monstro e logo ela veria. Isso sem contar que ela pergunta para David por que ela? Ele diz que ela deve agir como a irmã de Claudio, não se envolver e que ela é discreta. Por outro lado, Hélène foi cruel, dizendo que ela é nada, que passa despercebida por isso. Nossa mocinha sofre, mas não é uma heroína boba 🙂

Muitas coisas acontecem e ambos sofrerão. Um livro adorável!

A história é dividida em Ela, Ele e Eles. Até a viagem a NY é sob o ponto de vista de Laura, depois de Claudio e no fim os dois.

A trama é bem escrita, simples e envolvente, adorei. Um romance gostoso de ler. Lindo e que toca o coração. Bem traduzido, e com projeto gráfico muito bom. Recomendo!

Leia um trecho aqui

capa, ficha técnica, sinopse

Pela luz dos olhos seus

Histoire D’Amour

Janine Boissard
ISBN: 9788580412109
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 224
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: André Telles

Também disponível em eBook

Sinopse

Laura Vincent cresceu entre o mar e as macieiras da Normandia. Passou a adolescência à sombra da irmã mais velha. Agathe – a bela – era admirada e disputada por todos os garotos da cidade; Laura – a pequena – passava as noites em casa, lendo romances. Mas o destino preparou uma surpresa para Laura. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, ela recebe, no dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo.

Ela é requisitada para ser guia dele e seu chefe não deixa margem para discussão. Rico e bem-sucedido, Claudio Roman viaja pelo mundo emocionando plateias com sua voz. Fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres, ele parece ter tudo o que quer, porém seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar Alfredo, em La Traviata, por causa de um ataque criminoso que lhe custou a visão.

Laura está preparada para lidar com um homem difícil e arrogante, mas, assim que ouve Claudio cantar pela primeira vez, ele toca seu coração. Aos poucos, mais do que sua guia, ela se torna também a confidente das noites sombrias de angústia. Como ela nunca lhe pede nada em troca de seu apoio, Claudio promete lhe dar qualquer coisa. No momento certo, ela cobra a promessa…

 

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos 🙂

Submarino

Saraiva

Livraria da Folha

Livraria da Travessa

em eBook

iba