Como eu já tinha falado na resenha de A Luz Através da Janela, sou uma grande apaixonada pelas obras de Lucinda Riley. Tive a oportunidade de ler as três obras da autora lançadas pela Novo Conceito ainda esse ano, e desde o primeiro livro, fui cativada pela sua narrativa. Assim, quando A Garota do Penhasco saiu no Brasil, minha vontade era correr para a livraria mais próxima para comprá-lo. Isso e o fato de, na visita da autora ao Brasil em março desse ano, eu ter tido a oportunidade de conhecê-la e conversar com ela, e ela ter me dito que, pelo que eu dizia, eu provavelmente iria amar The Girl on the Cliff, o título americano. Lucinda, você não poderia estar mais certa.

Como toda história da nossa querida Lucinda, essa também tem vários personagens de extrema importância para a trama, assim como tem a história passada não em dois, mas em três(!) épocas diferentes. Assim que a história começa, somos apresentadas a Aurora, uma bailarina aposentada que narra a história do livro e nos apresenta, aos poucos, aos personagens que a compõem. Começando com Grania, uma jovem irlandesa que passara os últimos dez anos de sua vida vivendo nos Estados Unidos, mas que voltara para sua terra natal depois de uma tragédia acontecer em sua vida. Enquanto isso ela deixa para trás seu namorado de longa data, Matt, que não sabe o que fazer para lidar com a situação em que se encontra, sem o seu amor ao seu lado. E é assim que conhecemos os dois: abalados, tristes e completamente sem noção de que caminho seguir com as suas vidas.

Tudo que Grania quer é poder esquecer um pouco do que lhe aconteceu, e tentar organizar seus pensamentos. E, ao mesmo tempo, não quer ter contato com sua vida antes de voltar à Irlanda, nem com Matt. E é assim que ela conhece Aurora, uma adorável menininha de oito anos, que a conquista a primeira vista. O problema é: sua mãe, assim que ouve Grania falar sobre a pequena, alerta para que ela se afaste da menina e de sua família. A história continua se desenvolvendo, você vai conhecendo outros personagens e, de repente, numa tentativa da mãe de Grania de explicar o porque de sua apreensão quanto a relação dela com a menina, você se vê no passado das famílias de Grania e de Aurora, em uma outra atmosfera, e com personagens completamente diferentes… e é aí que você começa a entender a relação entre as famílias e os motivos que fazem a mãe de Grania ser contra a aproximação de Grania com Aurora e sua família.

E é dessa maneira que somos conduzidos por 528 páginas de uma história incrivelmente fascinante. De verdade, eu estava sentindo falta de ler um livro com uma história bem escrita e guiada, e com riqueza de narrativa. E é isso que encontramos nessa história de Lucinda, junto com Grania, Matt, Aurora, Anna, Mary… E, por falar em Mary, que história mais surpreendente! Cada minuto da história de Mary, a personagem que pertence ao passado na narrativa, te deixa ansioso a ponto de segurar logo na beira da página para chegar logo a que vem em seguida. Seu amor com Ryan, sua relação com Anna, as imensas reviravoltas de sua história mantem seus olhos fixos em cada palavra. A coragem dessa personagem, sua força e seu caráter me encantaram mais do que eu podia imaginar.

É um livro, pelo menos pra mim, que fala sobre o amor. Sobre o amor entre um homem e uma mulher, entre a família e entre mãe e filha . E também sobre amadurecer e crescer, para todos os personagens. E o final, ah, o final… te deixa de queixo caído e te faz lembrar que Lucinda tem talento para escrever histórias de verdade, dessas que realmente preenchem as páginas do livro e a sua alma enquanto lê. Uma das melhores leituras do ano.

 

CAPA, FICHA TÉCNICA E SINOPSE

A Garota do Penhasco

Por Mais de Um Século, Passado e Presente Têm Separado Duas Famílias
The Girl on the Cliff

Lucinda Riley
ISBN: 9788581632575
Editora:  Novo Conceito
Número de páginas:  528
Encadernação: Brochura
Formato: 23 x 16 cm
Edição: 2013

SINOPSE

“A Garota do Penhasco” é um romance que enreda o leitor através de vários fios: a história de Grania Ryan e sua querida Aurora Devonshire, a garota do penhasco, nos fala sobre mudança de vida.
A história das famílias Ryan e Lisle é um lindo conto sobre um século de mal-entendidos e rancor entre inimigos que se acreditam enganados por falcatruas financeiras.
O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza.
Mas, sobretudo, “A Garota do Penhasco” é um livro que mostra como é possível encontrar uma finalidade, um propósito, quando todas as esperanças parecem perdidas.

Boa leitura

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos ;)

Saraiva

Fnac

Livraria da folha

Livraria da Travessa