Nesse quarto volume da série garota <3 garoto, de Ali Cronin, temos como protagonista Donna, a amiga que quer ser atriz. Dos quatro livros (Nada é Para Sempre, Dizem por Aí e Três é Demais) esse foi o que eu mais gostei.

Nessa história, Donna está indo muito mal na escola. É o último ano de ensino médio, e como a garota nunca pensou em se candidatar a uma vaga na faculdade, ela não se importava muito com seu rendimento escolar. Até que, depois de muitas conversas com seu professor de teatro, ela decide se inscrever para a faculdade de artes cênicas. Mas, para isso, ela precisa ter boas notas em duas matérias principais, que são as únicas que ela cursa. Em Teatro ela já se sai bem, porque é, de longe, a melhor aluna da turma, e a mais talentosa. Mas em Inglês… ela está indo de mal a pior. Tudo piora ainda mais quando recebe o resultado de seu trabalho sobre Romeu e Julieta e descobre que tirou F, o equivalente a pior nota aqui no Brasil. E é aí que ela começa a se desesperar.

Mas como desgraça pouca é bobagem, ainda tem mais um fator em sua vida que a incomoda: seu pai, com quem ela mora, está namorando. E a namorada dele acha que deve se intrometer nas suas questões com seu pai o que nem sonhando Donna acha bom. Então quando seu pai descobre que ela estava indo tão mal em Inglês e comenta que ele e sua namorada, Barbie, estavam pensando que ela deveria fazer aulas particulares, Donna corre atrás de um professor que ela mesma escolha, antes que a namoradinha de seu pai decida indicar algum professor irritante com quem ela nunca vai querer ter aulas. Um dia, enquanto passava pelo mural da biblioteca, Donna vê o anúncio de um professor particular e decide ligar. Além de cobrar um terço do que os outros cobravam, o que era muito bom, ele parecia simpático. Animada, ela marca uma aula experimental. Só que ela nem imaginava que Will seria, além de divertido e inteligente, um cara muito, muito bonito. Ponto duplo pra Donna!

Ela supõe que Will é mais velho que ela, por ser mais maduro e muito inteligente, além de já ter cursado inglês avançado. E, inevitavelmente, acaba se sentindo atraída por ele. Só que ele tenta manter distância porque, no fim das contas, Donna é sua aluna, e ele precisa manter parâmetros éticos. Juntos, os dois se aventuram no mundo shakespeariano, analisando juntos a vida de Romeu e Julieta. E juntos eles percebem que tem muito em comum, não só com os personagens dessa peça, como um com o outro.

É uma história muito gostosa de ler. Achei muuuito melhor que os outros volumes da série, e eu realmente tinha gostado dos outros. Mas esse é um pouco diferente. Não sei se, como o tempo vai passando, os personagens começam a ficar mais maduros, além de já terem somado novas experiências de vida durante as quatro histórias, mas nesse livro eles parecem menos infantis e as questões levantadas também parecem menos bobinhas. Sem contar que mergulhar no mundo da literatura e ver as análises que podem ser feitas quando o leitor não se prende somente à história, mas também às entrelinhas, é uma delícia. É bom ver Donna amadurecer e começar a pensar no futuro, e ver como ainda assim ela vai vivendo sua adolescência de uma forma mais saudável. Além disso, ver como os outros personagens, dos livros anteriores, estão seguindo com suas vidas e convicções também é muito bom, uma das minhas coisas preferidas em séries. Ótimo livro pra quem quiser passar algumas horas sorrindo feito bobo e se divertindo com a mente ativa e atrevida de Donna.

capa, ficha técnica, sinopse

LIÇÕES DE AMOR

Ali Cronin
ISBN:  9788565765213
Editora: Seguinte
Número de páginas: 296
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Rita Sussekind

sinopse

Donna sempre sonhou em ser atriz. Mas entre ela e seu sonho há um “pequeno” obstáculo: as provas finais de inglês. Para ser aceita em qualquer faculdade de teatro, ela precisa tirar uma boa nota nessa matéria, mas ao que tudo indica será reprovada.
Assim, incentivada (para não dizer forçada) por seu pai, Donna vai atrás de um professor particular. Através de um anúncio na biblioteca, ela descobre Will, um universitário que ensina inglês para ganhar um dinheiro extra. Desde a primeira aula, Will percebe o potencial de Donna e a ajuda a enxergar Shakespeare sob uma nova luz. Mas o clima de romance não fica só nas frases escritas há mais de quatrocentos anos: Will é lindo, fofo, inteligente… e parece ter a mesma opinião sobre Donna. O problema é que esse sentimento reabre cicatrizes profundas no coração dela. Agora ela precisa decidir se irá se proteger — evitando que Will chegue perto demais — ou se colocará tudo em risco e abrirá de vez seu coração, para finalmente viver uma história de amor.

Compre o livro em um dos links abaixo

Saraiva

Submarino

Livraria Cultura

Em eBook – iba