Louisa Reid – Corações feridos


coracoes feridos

Olá, a resenha de hoje é de Corações feridos, de Louisa Reid

Romance intrigante e tenso que explora, através do cotidiano de duas irmãs gêmeas, a complexa relação familiar fundamentada em mentiras que parecem verdades. Sórdidos segredos, não revelados, norteiam a vida da família que vive no limite da loucura.

É a historia de Hephzibah e Rebecca de personalidades e características físicas bem diferentes. Hepzibah é uma menina bonita, um tanto extrovertida e mente perspicaz.Rebecca tem síndrome de Treacher Collins que deformou o rosto; é mais tímida e gosta da companhia da irmã. A cumplicidade as mantêm juntas.O pai, Roderick,um pastor fanático, que se dedica inteiramente aos atos religiosos. A esposa, Maria,sempre cuidando dos afazeres na igreja e casa paroquial.

O modelo de pastor admirado pela obras sociais junto à comunidade, revela sua verdadeira face em casa no trato com as filhas. É dominador, de espírito indomável e mente diabólica. As meninas são desprezadas, humilhadas e, frequentemente, torturadas.Hepzibah fica em melhor situação que a irmã porque sabe fingir junto ao pai, mas o visível ódio de Rebecca a coloca muitíssimas vezes em situações dolorosas.

O pai as educa segundo o princípio de que a tortura e a dor as liberta das impurezas do pecado. Às vezes, elas se imaginam más …

A avó e uma tia há muito deixaram de visitá-los.”Na casa de vovó podíamos rir alto,fantasiar-nos, ela até deixava usar sua maquiagem.” A avó foi espancada e expulsa de lá. Os quatro: pai, mãe e filhas viviam em uma espécie de redoma sem entrada, nem saída para ninguém.

“Ele (o pai) fez vovó desaparecer como um gênio forçado a voltar para a sua garrafa.Tudo o que restou foram conversas sussuradas ao telefone e um cartão de Natal que consegui salvá-lo antes que ele tivesse a chance de destruí-lo.”

As meninas fizeram em casa( aos trancos e barrancos) o ensino fundamental. Já adolescentes, foram matriculadas em uma escola para cursarem o Ensino Médio. Era muito difícil para elas conciliar a vida social da escola com os sórdidos segredos de família, que, não raro, deixava marcas indeléveis no corpo e na alma das gêmeas.

As meninas se vestiam com roupas de doação à igreja. Hepzibah tinha um gloss que havia encontrado no lixo do banheiro feminino da escola.

Certa vez,uma delas necessitou,urgente, tomar um analgésico; Hepzibah recorreu a um pequeno furto à farmácia.

Hepzibah, mais sociável, fez amizade com uma colega, Daisy que a convida para sair. Ela conhece Craig, moço bom que ia fazer medicina. Estava aí a oportunidade para fugir das garras da insolente família. Ela pagou com a vida o sonho de liberdade.

“Ela morreu por causa de uma infeccção. Ninguém culpou o pai. Ninguém interrogou a mãe.”

Rebecca agora só, carrega o fardo da culpa por não ter conseguido salvar a irmã. Resvala entre a sanidade e a loucura.Tenta descobrir um modo de lidar com seus fantasmas: faz de conta que tem a irmã ao lado.

Deixa a escola por ordem do pai. Vai trabalhar em uma Casa de Repouso bem próxima à casa paroquial.Rebecca pensa que encontrou o momento para firmar sua identidade e ser independente. Ela é convidada por Danny a passar um domingo com a família dele: a esposa e os filhos. Foi, para ela, o dia mais feliz de toda sua vida.

O pastor descobre, e um episódio aterrador está prestes a acontecer. Impasse de difícil solução. Com o coração em frangalhos, Rebecca decide secar as lágrimas e atenuar o sofrimento. Como?

Verdades e mentiras vêm à baila, e nos fazem questionar sobre até que ponto chega a maldade humana…

Capa, ficha técnica, Sinopse

Louisa Reid
ISBN:  9788581630441
Editora:  Novo Conceito
Número de páginas: 256
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Thiago Mlaker

Também disponível em e-Book

 

Sinopse

Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte… Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?

 

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro em no link abaixo

Saraiva

 

 

Previous Promo Tiksmiks #1
Next Promoção Loucura de Natal

3 Comments

  1. Avatar
    30/12/2013

    Apesar do livro ter essa capa linda, ele não faz meu estilo de leitura. Estou num clima de leituras mais leves, sem dramas intensos como parece ser esse livro.

  2. Avatar
    Vanilda Procopio
    27/12/2013

    Ultimamente não tenho lido dramas, acho que fiquei muito chorona depois que minha filha nasceu, então acabo fugindo dessas histórias, mas não posso negar que Corações Feridos tem um belo enredo, acho que mais pra frente dá pra me jogar na leitura.

  3. Me emocionei tanto com este livro. Fico imaginando quantas pessoas não passam por isso na realidade. Homens com mentes pequenas que se dizem bons e santos, são os piores em termos de fazer mal aos outros.
    Bjs, Rose.

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)