Olá, a resenha de hoje é de Corações feridos, de Louisa Reid

Romance intrigante e tenso que explora, através do cotidiano de duas irmãs gêmeas, a complexa relação familiar fundamentada em mentiras que parecem verdades. Sórdidos segredos, não revelados, norteiam a vida da família que vive no limite da loucura.

É a historia de Hephzibah e Rebecca de personalidades e características físicas bem diferentes. Hepzibah é uma menina bonita, um tanto extrovertida e mente perspicaz.Rebecca tem síndrome de Treacher Collins que deformou o rosto; é mais tímida e gosta da companhia da irmã. A cumplicidade as mantêm juntas.O pai, Roderick,um pastor fanático, que se dedica inteiramente aos atos religiosos. A esposa, Maria,sempre cuidando dos afazeres na igreja e casa paroquial.

O modelo de pastor admirado pela obras sociais junto à comunidade, revela sua verdadeira face em casa no trato com as filhas. É dominador, de espírito indomável e mente diabólica. As meninas são desprezadas, humilhadas e, frequentemente, torturadas.Hepzibah fica em melhor situação que a irmã porque sabe fingir junto ao pai, mas o visível ódio de Rebecca a coloca muitíssimas vezes em situações dolorosas.

O pai as educa segundo o princípio de que a tortura e a dor as liberta das impurezas do pecado. Às vezes, elas se imaginam más …

A avó e uma tia há muito deixaram de visitá-los.”Na casa de vovó podíamos rir alto,fantasiar-nos, ela até deixava usar sua maquiagem.” A avó foi espancada e expulsa de lá. Os quatro: pai, mãe e filhas viviam em uma espécie de redoma sem entrada, nem saída para ninguém.

“Ele (o pai) fez vovó desaparecer como um gênio forçado a voltar para a sua garrafa.Tudo o que restou foram conversas sussuradas ao telefone e um cartão de Natal que consegui salvá-lo antes que ele tivesse a chance de destruí-lo.”

As meninas fizeram em casa( aos trancos e barrancos) o ensino fundamental. Já adolescentes, foram matriculadas em uma escola para cursarem o Ensino Médio. Era muito difícil para elas conciliar a vida social da escola com os sórdidos segredos de família, que, não raro, deixava marcas indeléveis no corpo e na alma das gêmeas.

As meninas se vestiam com roupas de doação à igreja. Hepzibah tinha um gloss que havia encontrado no lixo do banheiro feminino da escola.

Certa vez,uma delas necessitou,urgente, tomar um analgésico; Hepzibah recorreu a um pequeno furto à farmácia.

Hepzibah, mais sociável, fez amizade com uma colega, Daisy que a convida para sair. Ela conhece Craig, moço bom que ia fazer medicina. Estava aí a oportunidade para fugir das garras da insolente família. Ela pagou com a vida o sonho de liberdade.

“Ela morreu por causa de uma infeccção. Ninguém culpou o pai. Ninguém interrogou a mãe.”

Rebecca agora só, carrega o fardo da culpa por não ter conseguido salvar a irmã. Resvala entre a sanidade e a loucura.Tenta descobrir um modo de lidar com seus fantasmas: faz de conta que tem a irmã ao lado.

Deixa a escola por ordem do pai. Vai trabalhar em uma Casa de Repouso bem próxima à casa paroquial.Rebecca pensa que encontrou o momento para firmar sua identidade e ser independente. Ela é convidada por Danny a passar um domingo com a família dele: a esposa e os filhos. Foi, para ela, o dia mais feliz de toda sua vida.

O pastor descobre, e um episódio aterrador está prestes a acontecer. Impasse de difícil solução. Com o coração em frangalhos, Rebecca decide secar as lágrimas e atenuar o sofrimento. Como?

Verdades e mentiras vêm à baila, e nos fazem questionar sobre até que ponto chega a maldade humana…

Capa, ficha técnica, Sinopse

Louisa Reid
ISBN:  9788581630441
Editora:  Novo Conceito
Número de páginas: 256
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Thiago Mlaker

Também disponível em e-Book

 

Sinopse

Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte… Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?

 

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro em no link abaixo

Saraiva