Robert Sharenow – O clube de boxe de Berlim


Olá!

A resenha de hoje é de O clube de boxe de Berlim, de Robert Sharenow

O clube de boxe de Berlim é um romance comovente, repleto de emoções. História sensível que captura algumas verdades da vida em Berlim na era nazista. Vimos que tudo pode mudar, definitivamente, em um instante, e que a ajuda pode vir de lugares e pessoas surpreendentes.

Kar Stern, judeu, mora com a família em um bairro de classe média em Berlim. Os pais são proprietários de uma galeria de arte.O garoto tem bom desempenho escolar.

Um dia, porém, foi severamente agredido e empurrado escada a baixo , após as aulas por três alunos alemães (integrantes de um clube nacional-socialista improvisado)que vinham aterrorizando os poucos alunos judeus da escola. Eram conhecidos como “Matilha de Lobos”. O professor de História,ouvindo o barulho, quis saber o que havia acontecido. Stern teve vontade de contar ,porém, com medo de se declarar judeu e começar a ganhar notas ruins, calou-se.

“Eu precisava chegar em casa. Já estava atrasado uma hora.Cuspi o dente e um jato de saliva ensangüentada na sarjeta e saí correndo.”

Era dia de vernissage na loja. Karl, apesar de ferido, e sua irmã,Hildy (8anos),ajudam o pai para receber os convidados e clientes. A galeria é frequentada por artistas de renome, mas ultimamente,muitos haviam fugido da Alemanha, desde a ascensão dos nazistas ao poder.

Naquela noite, conhece, na Galeria, Max Schemeling, campeão de boxe(herói alemão). Havia entre tantas telas, uma especial que não estava à venda. Era o retrato de Max, pintada por Grosz. Max queria essa tela, então propôs ao pai de Karl uma troca: ficaria com a tela e daria aulas particulares de boxe ao garoto.Era o começo de uma nova vida para Karl.

Ele começou com um programa de exercícios diários (flexões de braço, abdominais, corrida,etc.)até ficar pronto para a primeira aula no ginásio.

Karl treina para ganhar força e coragem para enfrentar as lutas no ringue, mas, principalmente, as dificuldades do dia a dia, numa sociedade que não lhe oferece segurança e tranquilidade para ir e vir. Após meses de treinamento, ele tem a 1ª vitória no ringue. O boxe o torna apto no ringue e valente em defesa da vida.Vencia com facilidade as lutas. “Começou a adquirir reputação de alguém a ser respeitado e temido no ringue”.

Chega correndo em casa para dar a boa notícia aos pais; fica sabendo que seu tio fora preso e levado ao campo de concentração. A Galeria é fechada, ele e a irmã são expulsos da escola. A casa onde moram é depredada por soldados alemães. “Os nazistas haviam estilhaçado nossas janelas e quebrado nossa mobília, mas não tinham nos destruído. Pus os livros de lado e adormeci.”

A violência contra os judeus vai se tornando cada vez mais ostensiva. A vida, dividida entre o terror e a mágoa, vai perdendo a esperança. Eles precisam decidir, com rapidez, a providência que tomarão, antes que a Gestapo os localize.

Envolver-se com a história de Karl e de sua família é como descobrir que apesar de tudo o que sofreram( no período da Alemanha nazista), a solidariedade se fez presente nos momentos mais difíceis.

Capa, diagramação , papel bem agradáveis.

Capa, ficha técnica, sinopse

O clube de boxe de Berlim

Robert Sharenow
ISBN: 9788579801594
Editora: Rocco
Número de páginas: 392
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21 cm
Ano Edição: 2013
Tradutor : Raquel Zampil

Sinopse

Karl Stern nunca esteve numa sinagoga. Mas para os valentões de sua escola em Berlim a simples ascendência judaica da família faz dele uma vítima da perseguição nazista. Para se defender, o garoto começa a treinar boxe com o campeão Max Schmeling, e logo encontra no esporte uma paixão que o ajuda a ganhar coragem não só no ringue, mas na difícil vida fora dele. Quando Schmeling é cooptado pelo regime nazista, no entanto, Karl começa a se perguntar em quem pode realmente confiar. Mesclando ficção e fatos históricos, o pesquisador Robert Sharenow constrói um emocionante romance de formação ambientado na Alemanha de Hitler.

Compre o livro em um dos links abaixo:

Saraiva

Fnac

Extra

Previous Promo Tiksmiks e Livrólogos #2
Next Tiksmiks WebSeries - Episódio Especial de Natal (RelacionArmamento)

2 Comments

  1. 30/12/2013

    A capa do livro é linda e conta uma período da história negro e importante para se conhecer nos dias de hoje. Só que não faz meu estilo de leitura.Vou indicar para um amigo que deve gostar.

  2. Vanilda Procopio
    27/12/2013

    Já tinha ouvido falar do livro mas ainda não tinha parado pra prestar atenção. Acho que sempre que tem algo relacionado ao Nazismo ou às grandes guerras, já se pode esperar um grande enredo e muitas emoções, porque foi uma época muito intensa, infelizmente. Além de tudo acho que é um livro que faz pensar.

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)