Olá!

A resenha de hoje é  de Onde lua não está, de Nathan Filer

Este livro aborda, de maneira realista, os transtornos comportamentais resultantes de uma inesperada perda familiar.

Inspirou um curta-metragem dirigido por Udo Prinsen, disponível aqui.

É a história de Matthew que perde seu irmão mais velho, Simon, portador da Síndrome de Down. Os meninos saem à noite, às escondidas, mas Simon não volta com vida.

O tempo passa e Matthew não supera a dor da perda. Sente-se culpado.

“Simon não se importaria se eu brincasse com seus brinquedos…Mas eu não brincava e o motivo era óbvio. Eu me sentia culpado demais.”

Matthew deixa a escola e a mãe cuida dele em casa.

Dez anos se passam e ele vai morar sozinho em Bristol, Inglaterra. Ouve vozes, sente a presença de seu irmão. À beira da esquisofrenia, é internado em uma instituição psiquiátrica (não é a primeira).

Em uma das visitas, a avó, Nanny Noo, lhe oferece uma máquina de escrever.Ele começa a contar sua história que são, na verdade, trechos de vida sofridos, e sua luta para entender o que aconteceu com Simon naquela noite e com ele mesmo a partir do inesperado acontecimento. O fato é que através da escrita Matthew aproxima Simon de sua vida.

Estratégia ou não, é um belo exemplo de esforço de superação através de suas verdades e convicções.

Capa, ficha técnica e sinopse

Onde lua não está - Nathan Filer

Onde a lua não está

The Shock of the Fall

Nathan Filer
ISBN: 9788532528810
Editora: rocco
Número de páginas: 272
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21 cm
Ano Edição: 2014
Tradução: Ryta Vinagre

Sinopse

Numa viagem de férias em família, dois irmãos saem numa aventura infantil no meio da noite, mas apenas um deles volta a salvo para casa. Finalista do Costa Book Awards,Onde a lua não está é o elogiado romance de estreia de Nathan Filer, enfermeiro da área de saúde mental e poeta performático britânico.

Permanentemente assombrado pela morte do irmão, portador da Síndrome de Down, Matthew nunca desistiu de tentar entender o que aconteceu na fatídica noite e acredita ter descoberto uma maneira de trazê-lo de volta, neste comovente romance de formação que inspirou um curta-metragem dirigido por Udo Prinsen.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

Compre o livro em um dos links abaixo

Submarino

Saraiva

Buscapé