Lauren Graham – Quem Sabe Um Dia – @editorarecord #resenha


Lauren Graham

por Larissa

A resenha de hoje é do livro Quem Sabe Um Dia, de Lauren Graham

Franny Banks decidiu correr atrás de seu sonho e foi para Nova York tentar ser atriz. Lá, ela divide seu apartamento com Jane, sua melhor amiga e com Dan, um cara que largou a faculdade de medicina para tentar ser roteirista. Trabalha como garçonete e faz aulas de teatro, passa seus dias apertando de um lado pra pagar do outro e definitivamente não tem a vida que esperava ter. Quando ela foi seguir seu sonho, ela impôs um prazo para si mesma: Franny Banks tinha três anos para ter uma carreira que pelo menos parecesse promissória. Se em três anos ela não conseguisse, voltaria para a casa de seu pai, onde se tornaria uma professora e teria uma vida digna e decente, ao lado de seu namorado da época de faculdade. E, para conseguir o que tanto deseja, Franny vai ter que aprender a correr, e muito, atrás dos seus ideais. Porque Nova York era uma selva, e só sobrevive quem for forte o bastante.

Franny tem um sonho, e quem de nós nunca teve? Ela decidiu correr atrás dele, já que largou namorado e vida no interior para tentar se tornar uma grande atriz. Mas, ao chegar em Nova York e dar com a cara em mais portas do que imaginava, ela acaba ficando um pouco desanimada. O prazo que se auto-estabeleceu é a única coisa que faz com que ela se anime, porque ela agora só tem seis meses dos três anos que aceitava passar  tentando um espaço no mundo das artes cênicas. Acho essa visão dela de mundo, essa realidade que ela teve desde o início ao planejar sua busca pelo sonho muito sensata e responsável. Porque devíamos sempre pensar que, se nada der certo, temos um plano B. E ficar esperando para sempre não vale a pena, porque a gente acaba perdendo muita coisa nesse meio tempo. Estabelecer esses três anos – e cumprir com o prometido – foi a primeira coisa que amei nesse livro.

A outra coisa é que o livro tem vários personagens fofos e com personalidades sensacionais, e é impossível não se reconhecer – ou reconhecer alguém que conhecemos – neles. Jane, a melhor amiga de Franny, é aquela pessoa que você iria querer manter por perto, porque por mais que ela aceite suas loucuras e até participe delas, ela sempre vai te dizer quando a loucura está se tornando insanidade. E o Dan é o típico nerd fofo e todo respeitoso, que se você precisar conversar um dia de madrugada vai te dar seu ombro para chorar e ouvidos para te ouvir atenciosamente. Sabe aquele cara que você sabe que pode contar pra tudo? Então, esse é o Dan. Isso tudo além dos outros personagens que aparecem na trama desses seis meses finais de Franny.

Além disso, todas as situações que Franny acaba passando, seus pensamentos, suas inseguranças e suas alegrias são típicas de todos nós, e a autora soube passar isso muito bem para as folhas do livro, tornando as emoções do personagem as nossas e nos fazendo sentir tudo juntinho com todos eles. Sem contar que as situações, mesmo que passadas no fim dos anos noventa, são todas muito plausíveis, então ou você se identifica com pelo menos uma cena, ou você não é um ser humano. 🙂

A história foi muito bem contada, com toques de humor e romance e uma narrativa muito bem desenvolvida. Para quem não sabe, Lauren Graham é atriz, fez Gilmore Girls e esse é seu primeiro livro. Ela me surpreendeu a criar uma história com tanta vivacidade e de um modo tão viciante. Recomendo a leitura para todo mundo, porque todo mundo já pensou: quem sabe um dia. 

Capa, ficha técnica, sinopse

Lauren Graham

Quem Sabe Um Dia

Lauren Graham

ISBN:9788501404473
Editora: Record
Número de páginas: 368
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2014

Sinopse

Quando se mudou para Nova York, Franny Banks deu a si mesma três anos para conseguir se estabelecer como atriz. E agora, em janeiro de 1995, faltando apenas seis meses para o fim do prazo, ela não conseguiu grandes avanços. Todas as suas fichas estão depositadas na Apresentação, uma mostra dos alunos do curso de teatro do qual faz parte com diversos agentes presentes. Assim, resta a Franny lutar contra a conta bancária, o cabelo indomável, o tempo e a própria sorte para conseguir aquilo que acredita ser seu por direito.

Boa leitura

 

Compre o livro em um dos links abaixo

Buscapé

Submarino

Previous Lançamento - A Menina que Ouvia Demais
Next Andrew Kaufman - Todos meus amigos sao super heróis @LeYtoras #resenha

1 Comment

  1. 28/04/2014

    Amei a resenha!
    Desde que vi a capa desse livro me apaixonei por duas razões: a capa (?) e a autora!
    Adoro a atriz e fico feliz que ela tenha se saído bem em seu livro de estréia!

    A história achei muito fofa…e quem não se identifica né? quem não traçou metas em sua vida e não correu atras de seus sonhos?!

    Estou muito curiosa e desejando muito esse livro pra ver como se saiu a nossa protagonista na busca por seus sonhos!

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)