Olá!

A resenha de hoje é de As gêmeas de Saskia Sarginson

As gêmeas é um romance comovente e repleto de emoções. História sensível, cheia de segredos, que captura algumas verdades da vida; entre elas o desdobramento de um comportamento autopunitivo: a anorexia.

É a história de Rose que mora em Londres com a irmã Hettie, e as gêmeas bebês de colo, Isolte e Viola. Rose decide mudar-se para Suffolk, Gales. Lá, as meninas vão crescer livres, explorando as densas florestas de pinheiros e as belas praias de seixos.

Ainda pequenas, conhecem John e Michael em um passeio pelos campos. Tornam-se amigos inseparáveis. Juntos, andam nas trilhas da floresta, pescam no lago,andam pela praia, nadam, sobem na torre de um antigo farol.

 

“Mamãe pensava que a disciplina e as regras inibiam o desenvolvimento natural das crianças. Rotinas e meias limpas não eram importantes. Pais não eram necessários.O que importava era o amor.”

 

Rose teve oportunidade de se casar, porém o desaparecimento misterioso da filhinha do futuro marido frustra seus planos; ela volta a beber, adoece e acaba se acidentando de modo fatal.

A tia Hettie as leva de volta para Londres, e a vida nova para as gêmeas, até então, inseparáveis recomeça. Isolte logo se adapta, faz novos amigos, sai para festas. Tinha ambições e fazia planos para o futuro. O mesmo não ocorre com Viola que acha que sempre atrapalhou a irmã na integração com os amigos.Ela era popular, extrovertida e mais independente,mais magra e mais esperta. Sempre soube fazer o devido uso das palavras em qualquer circunstância. Era hora de se separarem.

Apesar de todos os defeitos ela tinha certeza que era amada por John.

“Quando estou andando pelos corredores da escola cheio de meninas dando risadinhas… estou, na verdade, andando nas trilhas da nossa floresta com você ao meu lado.”

Estão com 15 anos. Isolte começa a escrever artigos para uma revista de moda , é promovida à editora de moda. Tem, agora, um bom salário, um namorado fotógrafo, Ben, e convida Viola para morar com ela. Diante da recusa da irmã, Isolte fica triste, pois sabe que Viola está ficando doente; estava tão magra que chegava a ser assustador. Ela mora em um apartamento abandonado e muito úmido.

“ Sobrevive sendo modelo para pintores e trabalhando num abrigo para os sem-tetos. E ai estava Viola com o dedo no botão da autodestruição.” Não eram mais adolescentes, tinham 24 anos e a fase “punk” de Viola já tinha passado.

Ela é internada, pois está com anorexia. Suas alucinações se reportam às lembranças da infância e escreve sobre elas quando tem forças.Atendendo a um pedido da irmã, Isolte retorna ao lugarejo onde viveram na infância, mas a ação do tempo tudo mudou, e Isolte descobre o lado sombrio da personalidade humana por trás do amigo que lá elas deixaram um dia. Muitas reflexões se desencadeiam a partir desse fato, bem como muitos segredos soterrados pelo véu da distância, vem à baila.

E o amor, seria ele imortalizado, ou esquecido? Imperdível.

Capa muito bonita, diagramação agradável à leitura

Baixe um trecho do livro – aqui

Capa, ficha técnica, sinopse

as gemeas

As gêmeas

Saskia Sarginson
ISBN:  9788581633640
Editora:  Novo Conceito
Número de páginas: 336
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2014

Sinopse

As gêmeas Isolte e Viola eram inseparáveis na infância, mas se tornaram mulheres muito diferentes: Isolte tem um emprego glamouroso em uma revista de moda de Londres, namora um fotógrafo e vive em um bairro descolado. Viola, desesperadamente infeliz, luta contra um transtorno alimentar e não faz questão de se ajustar a nenhum grupo. O que pode ter acontecido para levar as gêmeas a seguirem trajetórias tão desencontradas?

À medida que as duas jovens começam a reviver os eventos do último verão em família, terríveis segredos do passado vêm à tona – e ameaçam invadir suas vidas adultas.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

Compre o livro em um dos links abaixo

Buscapé

Saraiva