Olá

A resenha de hoje é Névoa, de Kathryn James .Já disse algumas vezes e repito , adoro livros jovem adulto (YA).

Cuidado com a sinopse que também  atrás da quarta capa do livro ( a capa de trás) , pois está recheada de spoilers 🙂

” Você já ouviu falar das Garotas Perdidas?
Elas entraram no bosque e nunca mais retornaram…”

Mist

1- Névoa ( 2013) – Mist (2011);

2- Gelo ( previsão 2014) – Frost (2013).

A Farol Literário já divulgou em seu blog, o primeiro capítulo de Gelo, continuação de Névoa, confira aqui

Contos de fadas geralmente são lindos, coloridos, com bichinhos fofos e seres fantásticos , belos e benevolentes, certo?

Errado. Em Névoa a autora escreve um outro lado da história, a versão mais crua e mostra que humanos e nesse caso, elfos, não são amigos.

A lenda diz que o Elfo Rei lançou uma maldição, pois sua filha foi levada pela mãe humana. E o que era uma briga de custódia, quem ficaria com a menina, rendeu uma maldição onde a cada cem anos, uma menina é levada para além da névoa.

Imagine o fundo do seu quintal dando para um bosque, que um dia foi parte daquele da lenda de Robin Hood, Sherwood. E uma névoa mágica pairando por ele, junte isso a uma adolescente esquisita com uma irmã que é líder das garotas ( e garotos) na escola e que resolve fazer sua festa de aniversário, à noite, no bosque. Mesmo havendo problemas de falta de luz talvez provocada por vândalos,  na cidade e em cidades vizinhas, e, sabendo que nesse mesmo bosque, várias meninas já sumiram ao longo dos séculos. É a receita para confusão.

Nell é a única que vê e lembra do garoto misterioso Evan. Ela é esquisita, não tem amigos é hostilizada pela garotada que idolatra a irmã Gwen, mas é muito observadora e não esquece de nada que vê, nada mesmo. Já Gwen é superficial e é sempre o centro das atenções .

— Oh céus — ela murmurou — então minha irmãzinha gosta de garotos com cabelos descoloridos, olhos negros e sorriso inseguro.

Nell resolve seguir Evan pelo bosque e acaba descobrindo seu segredo, eles aparentemente criam um laço de amizade e ele tenta de inúmeras maneiras , além de falar diretamente, alertá-la para que não vá ao bosque nessa festa da irmã. Mas Gwen contraria a ordem da mãe e vai fazer a festa, então só resta a Nell acompanhá-la para protegê-la de algum mal.

Quando está chegando meia noite e ela começa a sentir um certo alívio pois o dia está no fim, acontece o desastre. Sua irmã é capturada. Aí tudo que antes eram histórias contadas pela avó delas, tornam-se muito reais. E Nell pode ser a única a poder resgatar a irmã.

A autora capricha nas descrições, nos envolvendo nesse mundo de seres fantásticos. Uma guerra está para acontecer e os humanos estão em perigo, ou os seres das lendas é que estão em perigo?

Narrado em primeira pessoa, acompanhamos a angústia e escolhas de Nell e mergulhamos juntos nas lendas e paisagens. Mesmo assim, a autora mostra os dois lados, o que humanos, os Observadores pensam sobre os elfos e o que Evan e os elfos pensam sobre tudo o que vem acontecendo. E a história tem começo , meio e não diria fim, pois é uma série, mas não é aquele final cliffhanger, que acaba na iminência de algo.

A capa é linda, o projeto gráfico muito agradável à leitura e com papel amarelado que torna a experiência de ler ainda melhor.

Recomendo!!!!!!

Mal posso esperar pela continuação, Gelo.

Capa, ficha técnica, sinopse

nevoa

Névoa

Mist

Kathryn James
ISBN: 9788562525759
Editora: Farol Literário
Número de páginas: 336
Encadernação: Brochura
Formato: 13X 19,5 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Sandra Pina

Sinopse

Meia-noite, uma névoa assombrada com uma má reputação. Uma festa de aniversário e Nell está tentando manter sua irmã fora de perigo. Sem chance. Gwen desaparece na névoa. Apenas Nell tem uma pista de quem pode ajudar a desvendar o sequestro – o misterioso e atraente menino que ela conheceu no colégio, o menino que ela pensou que fosse seu amigo… Evan River. Todas aquelas histórias que Nell ouviu de sua avó, contos de fadas sobre meninas sendo capturadas por criaturas mágicas… São verdadeiras. Essas criaturas conhecidas como Elfos são belas, ferozes, frias, e elas querem o seu mundo de volta.

Uma batalha tem sido travada há séculos. A avó de Nell faz parte do grupo de Observadores e foi uma das responsáveis por prender os Elfos em campos de ferro isolados na Sibéria. Somente Evan, seu fanático irmão Fen e algumas crianças Elfas ainda continuam livres. Os Elfos querem vingança e agora mantêm Gwen aprisionada em uma fortaleza protegida pela névoa. O preço para o seu retorno seguro? A libertação de todos os Elfos – mas os Observadores nunca irão concordar com isso.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

Compre o livro com desconto no link abaixo

Buscapé