Olá!

A resenha de hoje é do livro Arrabal e a noiva do capitão, de Marisa Ferrari.

História extraordinária de amor, determinação e provações. Explora segredos que, revelados, passam a vida a limpo, para seguir em frente.

Giordano e Giuseppe (7 anos), gêmeos, brincam com o boneco Il Feroce Saladino, presente do avô.

“De feroz o Saladino, parece, não tinha nada.”

Certo dia, estavam brigando por causa do boneco; a mãe, Gioconda, interveio e, num golpe de azar, o boneco despencou num precipício.

“Aquela cena transformou-se em um pesadelo recorrente. O mesmo que assombrava Gioconda agora, trinta anos depois.”

Os anos passam e Giordano tornou-se um oficial: capitão-chefe da Guarda Real(determinação do pai). Giuseppe,o Arrabal, liberto das amarras, escreve seu próprio destino: ator e viaja com a trupe fazendo apresentações em praças e castelos.

Arrabal fazia  seu espetáculo de forma simples, embora de enredo estruturado,representar a comédia, exigia dos atores muito treinamento. Ele pretende escrever uma peça com diálogo, o que seria um grande avanço para a época.( Nápoles,século XVIII)

Arrabal sempre usava máscara, mesmo fora das representações teatrais.

Quando a trupe foi assaltada, Arrabal foi ao castelo de Vittória delle Fontana solicitar ajuda para recompor o figurino, pois tinham apresentação no dia seguinte.

Arrabal sempre usava máscara, mesmo fora das representações teatrais.

Questionado por Vittória, ele se justifica .

“Esta máscara é, digamos assim, parte de mim…quando tenho de tirá-la é como se estivesse arrancando um pedaço do meu rosto.”

Em uma apresentação, na praça, Arrabal vê Luigia di Medinacelli, perde-se em seus pensamentos e quase arruína a apresentação.

“Ela se distinguia da platéia toda..fiquei encantado, capturado pelos olhos dela, pelo rosto. Ela é tão linda…”

O capitão Giordano está prestes a fazer uma visita à casa paterna. A chegada do filho é motivo de grande expectativa para todos.

Carlo, o marido, procura Gioconda e lhe diz que o filho está chegando, ao que ela responde que está brincando com Giuseppe.

Pai e filho conversam e, depois, lhe é sugerido que se case.  Ele pode apresentá-lo a uma jovem, Luigia, filha do duque di Minacelli .O rapaz aceita a proposta do pai e, na noite do encontro, ele foi homenageado.

Giordano, feliz, convida-a para dançar. Ela desconfia, pois acha que é Arrabal disfarçado.Ele diz que é o irmão gêmeo. Ela prefere Arrabal.

Arrabal se afasta da trupe para escrever uma peça, e Giordano vai para a guerra. Arrabal retorna,encontra-se com Luigia e decidem fugir.

No dia e hora marcados, Luigia se depara com Giordano, e ela quer saber de Arrabal. Giordano lhe diz que ele desistiu.

“Meu coração nunca vai ser seu.A frase explodiu como uma bofetada no rosto de Giordano.”

Restava um segredo a ser revelado que caberia a Giordano fazê-lo.Ele já havia aprendido tudo com a vida. Luigia também aprendeu muitas coisas. Algumas as deixara mais forte, outras, com cicatrizes cujo tempo apagará; mas o destino traz para sua vida tudo o que nunca pensou encontrar…Será ela capaz de lidar com a avalanche de sentimentos que virão?

Neste romance, a autora celebra espíritos indomáveis de personagens tão vívidos, capazes de despertar nossa paixão pelo teatro e a crença de que o amor resiste aos desencontros.

Capa, ficha técnica, sinopse

arrabal

Arrabal e a noiva do capitão

Marisa Ferrari
ISBN: 9788581633831
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2014

Sinopse

Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região. De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época.

Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli…
Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18, magistralmente reconstruída por Marisa Ferrari. Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.

Boa leitura!

See ya!

 

Compre o livro no link abaixo

Buscapé