Confira os lançamentos de Setembro da Editora Rocco? Confiram:
rocco setembro 2014

O império da necessidade: Escravatura, liberdade e ilusão no novo mundo, de Greg Grandin

Em fevereiro de 1805, um experiente navegador da Nova Inglaterra cruzou com uma embarcação perdida nas águas revoltas do Atlântico Sul. Tratava-se do veleiro espanhol Tryal, que transportava negros africanos para as Américas, cujo capitão, Benito Cereño, havia sido feito refém por um grupo de escravos rebeldes. A partir das memórias do navegador Amasa Delano, recontadas por Herman Melville na novela Benito Cereno, o historiador norte-americano Greg Grandin, autor do elogiado Fordlândia, faz, com um texto instigante e envolvente, uma investigação ampla e profunda sobre escravidão e liberdade nas Américas.

Minha vida sem banho, de Bernardo Ajzenberg

Finalista do Prêmio Portugal Telecom por Olhos secos (2009), entre outras distinções, Bernardo Ajzenberg conta, em seu sétimo romance, a história de Célio, um homem que, num dia de inverno, resolve não tomar banho por conta do aquecedor quebrado, tampouco nos que se seguem, dando início a um verdadeiro projeto de vida. No romance, o autor retoma temas caros a sua obra, como famílias fragmentadas, hipocrisia, relações afetivas em xeque, solidão, raízes judaicas e a ditadura militar brasileira, e mostra, numa trama contada a três vozes, como as pequenas decisões cotidianas podem ter impactos devastadores na vida de cada um.

O cavalo de lata, de Janice Steinberg

A  jornalista e escritora apresenta ao leitor um romance que mistura memórias de família e suspense. Na trama, Elaine Greenstein Resnick tem 80 anos e está prestes a se mudar para um condomínio para idosos. Ex-advogada brilhante, antes que Elaine se desfaça de seus arquivos e papéis pessoais, a Universidade de Southern California, interessada em seu acervo, coloca à disposição dela um pós-graduando para ajudá-la a organizar a papelada. De desenhos dos filhos e cartas trocadas com o marido a lembranças da família de origem romena, a protagonista de O cavalo de lata se defronta com uma ferida do passado que a leva a uma surpreendente viagem de volta às suas origens.

Paloma Vidal apresenta a Coleção Entrecríticas

Depois da fotografia: Uma literatura fora de si, de Natalia Brizuela

Com o surgimento da fotografia, a arte, a literatura e todos os demais meios de expressão nunca mais foram os mesmos. É isso o que mostra a pesquisadora e crítica literária argentina Natalia Brizuela em mais um volume da coleção Entrecríticas, espaço de reflexão sobre a literatura em suas conexões com outras práticas artísticas, organizada por Paloma Vidal. Os mexicanos Mario Bellatin e Juan Rulfo, o argentino Julio Cortázar e os brasileiros Bernardo Carvalho e Nuno Ramos estão no centro das reflexões propostas com brilhantismo pela autora acerca da relação entre fotografia e literatura.

Literatura e ética: Da forma para a força, de Diana Klinger

A argentina radicada no Rio de Janeiro parte dos binômios arte e vida, literatura e vida, escrita e vida, para analisar “o que pode a literatura”, ao final. Transitando por autores como Roland Barthes, Julio Cortázar, Tamara Kamenszain, Roberto Bolaño e por sua própria experiência criativa, a autora discorre sobre a escrita como ato ritual e forma de existência que os aproxima, a despeito de suas diferentes poéticas.

Conheça os outros títulos já publicados:

Frutos estranhos:Sobre a inespecificidade na estética contemporânea, de Florencia Garramuño; Poesia e escolhas afetivas: Edição e escrita na poesia contemporânea, de Luciana di Leone

Em uma só pessoa, de John Irving

Mais recente romance do consagrado escritor norte-americano John Irving, Em uma só pessoa é a saga de um homem que viveu todas as possibilidades do amor. Crescido entre a rigidez de costumes de uma pequena cidade e a pessoas que transcendiam as convenções de gênero, Billy desde cedo teve um espectro de paixões variado: da bibliotecária que lhe apresentou o mundo da literatura ao padrasto, passando pelo valentão local e por sua grande amiga Elaine. Tendo realizado o desejo de se tornar escritor e vivendo em Nova York, Billy revê suas amizades e relacionamentos, mais de meio século depois, tentando conciliar-se com seus próprios desejos, e revela os meandros da questão homossexual nos EUA, ainda encoberta por tabus e preconceitos.

Enquanto ela contava histórias, de José El-Jaick

Um médico brasileiro sufocado pelas exigências inerentes ao sucesso profissional, social e econômico; um velho senhor de sangue árabe à beira da morte, mas de mente vivaz e arguta, com um sonho a ser realizado; uma bela mulher com um filho de 12 anos e um avô para tomar conta. Protagonista do terceiro romance do médico fluminense José El-Jaick, o renomado cardiologista Paulo Roberto Bassam mergulha numa fascinante viagem a Andaluzia depois de receber um e-mail de improváveis parentes espanhóis e vê sua vida virar de cabeça para baixo ao descobrir que o patriarca de sua família guarda, em uma mala embaixo da cama, um manuscrito que narra os acontecimentos por trás da milenar história de As mil e uma noites.

O evangelho de sangue (A Ordem dos Sanguíneos #1), de James Rollins e Rebecca Cantrell

Autores de vários bestsellers, James Rollins e Rebecca Cantrell combinam seus talentos – ele, a habilidade em misturar ciência e mistérios históricos; ela, a perícia em criar uma atmosfera de suspense e sensualidade – em mais uma parceria de sucesso. Primeiro volume da série A Ordem dos Sanguinistas, O evangelho de sangue é um thriller gótico sobre vampiros (e outros seres sobrenaturais), uma ordem ancestral e a busca por um livro milagroso, há muito perdido. Ação e mistério ditam o tom da trama, uma bem-sucedida mistura de Entrevista com o vampiro com O Código Da Vinci.

rocco jovens leitores setembro 2014

Rocco Jovens Leitores

Champion – Do caos e da lenda surgirá um campeão, de Marie Lu

No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor. O livro chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores, que relança também os dois primeiros volumes da série, Legend e Prodigy.

Legend – A verdade se tornará lenda, de Marie Lu

Trilogia distópica que vem conquistando os fãs de Jogos Vorazes e Divergente, a série Legend é ambientada na República, instalada numa região outrora conhecida como costa oeste dos Estados Unidos, e conta a história de June, uma garota de 15 anos nascida numa família de elite e que possui impressionantes habilidades militares, e Day, um garoto pobre considerado o criminoso mais procurado do país. Quando o irmão de June é assassinado, os caminhos desses dois jovens de origens distantes se cruzam, dando início a uma trama de forte conteúdo político e repleta de ação, reviravoltas e romance.

Prodigy – Os opostos perto do caos, de Marie Lu

Depois de descobrir, no primeiro livro da série, as medidas extremas que o governo da República é capaz de adotar para proteger alguns segredos, no segundo volume da saga, Prodigy, June e Day assumem a tarefa de assassinar o novo líder político da nação. Mas será que este é o melhor caminho de levar a cabo uma revolução e dar voz ao povo da República?

A caixa dos perigos, de Blue Balliett

Descobrir o autor de um misterioso caderno, repleto de anotações contendo palavras como “Galápagos”, “terremoto” e “Beagle”, entre outras, é o desafio proposto aos leitores no novo livro de Blue Balliett, autora do aclamado mistério juvenil Procurando Vermeer, pelo qual ela recebeu o prêmio Edgar Allan Poe,e de outros livros de sucesso publicados no Brasil pela Rocco. Em A caixa de perigos, Balliett retorna com outra intrigante trama que reúne ação, mistério e ciência ao contar a história de um garoto curioso e inteligente que acaba envolvido numa investigação policial depois de encontrar um antigo caderno contendo ideias que, há mais de 150 anos, mudaram a forma com que a vida na Terra era compreendida.

Lançamentos Rocco Pequenos Leitores

Eugênia e os robôs,  de Janaina Tokitaka

Eugênia é uma menina de 11 anos apaixonada por mecânica e elétrica e capaz de consertar qualquer aparelho eletrônico. Seu quarto, repleto de fios e outras traquitanas, parece mais um cenário de filme de ficção científica do que o mundinho cor-de-rosa de uma pré-adolescente! Cansada de tentar entender os seres humanos, que ela considera muito complicados, mas sentindo-se sozinha, Eugênia decide criar seus próprios amigos – companheiros, leais e… devidamente programados por ela. Mas será que esses seres previsíveis conseguirão substituir os amigos de carne e osso de quem Eugênia tanto sente falta, com suas atitudes e pensamentos por vezes indecifráveis?

Lançamentos Rocco Digital

Doctor Who: Hora nenhuma, de Neil Gaiman

Milhares de anos atrás, os Senhores do Tempo construíram uma prisão para o Kin. Construíram-na para ser impenetrável e inalcançável. Enquanto os Senhores do Tempo existissem, o Kin permaneceria em sua Prisão e o universo estaria a salvo. Eles tinham tudo planejado… tudo, menos a Guerra do Tempo e a queda de Gallifrey. Agora, o Kin  está livre outra vez e no universo só existe um Senhor do Tempo que pode pará-lo!

Chega em novembro Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias.

Boa leitura!

Rosana Gutierrez