Avaliação

Raymond Couchet, dono de uma grande rede de farmácias, é assassinado em seu escritório na Place des Vosges, endereço nobre de Paris. Uma grande soma em dinheiro foi roubada. No mesmo prédio onde ocorreu o crime, moram Edgar e Juliette Martin, a primeira mulher de Couchet. É por ali que o comissário Maigret resolve começar suas investigações.

9
Nota

Olá!

Confira a resenha do livro Sombras na Place des VosgesNeste do autor Georges Simenon.

A história tem início quando Raymond Couchet, um rico empresário, foi baleado no escritório do diretor de sua empresa, situado nos fundos do pátio de um edifício na Place des Vosges em Paris, França. Uma quantidade significativa de dinheiro – cerca de trezentos mil francos representativas do pessoal da folha de pagamento – é roubado de seu cofre, aberto no momento do crime.

A partir daí,  Maigret tem um caso peculiar nas mãos. Como é fato, Simenon revela logo de cara quem é o assassino na história. O mistério está  justamente no porquê o fez. Como todos os livros do autor , este é curtinho mas vale a pena cada página lida. Parece que entrei em um filme dos anos 50 e adorei, ele desenvolve bem a história e apesar de já saber o final, o meio que ele usou para chegar nele foi certamente brilhante. Não consegui largar o livro enquanto não cheguei no final.

A verdade é que Simenon tem a escrita muito boa e a usa com destreza . Ele usou neste romance sua fórmula de usar um endereço para desenvolver seu romance, e isso sempre funcionou para ele que emplacou mais de um sucesso literário no tema policial. A única coisa que desmerece um pouco o livro, é o fato de não sei se é pela época, o personagem ser um pouco machista demais, como já falei em resenhas anteriores dos livros de Simenon, o que ainda assim não esconde em nada o talento do mesmo.

Me tornei grande fã dos livros do autor, e apesar dos livros serem de outra época,  se mantém atual no mundo literário e tenho certeza que os grandes fãs de romance policial irão gostar demais deste livro.

Como já citei o livro é curtinho e por não gostar de contar spoilers, aconselho iniciar a leitura e fazer parte também desta trama envolvente.

Confira as resenhas de Georges Simenon, já publicadas no Livrólogos

Download primeiro capítulo

Capa, ficha técnica, Sinopse

Georges Simenon - Sombras na Place des Vosges

Sombras na Place des Vosges

L’Ombre Chinoise

Georges Simenon

ISBN:  9788535925944
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 144
Encadernação: Brochura
Formato: 13 X 20 cm
Ano Edição: 2015
Tradução: André Telles

Sinopse

Raymond Couchet, dono de uma grande rede de farmácias, é assassinado em seu escritório na Place des Vosges, endereço nobre de Paris. Uma grande soma em dinheiro foi roubada.
No mesmo prédio onde ocorreu o crime, moram Edgar e Juliette Martin, a primeira mulher de Couchet. É por ali que o comissário Maigret resolve começar suas investigações.
Não longe do local, no Hotel Pigalle, vivem, sem se conhecer, Nine Moinard, amante da vítima, e Roger Couchet, filho do primeiro casamento de Raymond.
Problemático, Roger logo desperta as suspeitas de Maigret. Mas, de repente, comete suicídio. Ele sabia o que estava por trás da morte do pai.

“Sedutor, implacável, brilhante” – John Gray

Boa leitura

Valery