Avaliação

Uma história fantástica de um dos maiores e mais terríveis eventos da história mundial, escrito por um historiador excelente. O livro mostra o impacto da guerra sobre milhares de pessoas em todo mundo, de donas de casa e crianças, a pessoas comuns e soldados.

10
Nota

Olá!

Confira a resenha do livro A Segunda Guerra Mundial do autor Antony Beevor.

Eu sempre gostei de história e quando o tema era combates e guerras, sempre ficava intrigada. O que leva uma civilização a isso? Como aconteceu? O que se passava na época…

Acredito que meu interesse quando criança, foi despertado, por conta de um amigo do meu pai que era da FEB e participou da Tomada de Monte Castelo, no final da Segunda Grande Guerra.

Ele não só contava alguns fatos, como haviam marcas em seu corpo e lembranças indeléveis. E para criança é tudo um grande mistério, uma aventura.

Mas a curiosidade não é só de pessoas comuns ou de estudiosos da área. Aqui no Brasil por exemplo o João Barone ( baterista do Paralamas do Sucesso) tem mais de um livro publicado sobre a Segunda Guerra e até restaurou um jipe da época. Mas para mim, o mais pitoresco dos aficionados é o Lemmy ( vocalista e baixista da banda Motörhead) que coleciona muitas peças como facas, capacetes, uniformes e até um tanque. Ele é meio doidão, mas não é nazista, gosta do visual, e usa a Iron Cross, o símbolo do exército nazista, no seu baixo, e também, muitas vezes, pendurada no pescoço…

Mas voltando ao livro, o autor Antony Beevor, não é só um estudioso do assunto e escritor, ele foi do exército.

Ao contrário do que vemos em filmes, a guerra não é uma produção arrumadinha. É cruel e destrutiva.

No livro, o autor fala do nascimento do nazismo na pós Primeira Guerra, da aliança entre Itália e Japão, da invasão da Manchúria (1931), de muitas batalhas até a rendição aos Aliados.

Mas, a História, nunca é tão pura quanto gostaríamos que fosse, mesmo em acontecimentos tão expoentes, sempre há uma diferença de interpretação.

A vitória , o  dia V-E, é comemorada em 8 de maio pelos Aliados ( EUA, Inglaterra, França) e em 9 de maio pela Rússia. O dia V – J  no Reino Unido em 15 de agosto (dia após a rendição do Japão), nos EUA em 2 de setembro (dia que foi assinada rendição) e na China, e na Russia em  3 de setembro.

Isso ocorre também com o início da guerra. As discussões entre os historiadores sobre isso são intermináveis , mas é certo dizer que a Segunda Grande Guerra teve como amálgama vários conflitos entre nações e o que dominou foi a disputa entre esquerda e direita permeando todos esses conflitos. E que deu início a um dos piores da história.

O autor começa o livro  falando de um soldado coreano que se rendeu na Normandia em junho de 44. Antes capturado e alistado como japonês , depois capturado pelos nazistas e ao se render, passou um tempo numa prisão num campo na Inglaterra indo depois para os EUA, onde viveu e faleceu em 1992. O autor diz que ele foi relativamente sortudo.

Dividido em capítulos muito bem dissertados, o livro também possui mapas e muitas descrições das táticas militares. Fala tanto dos participantes ativos quanto passivos na Guerra, envolvendo muitos relatos , fotos e notas, essas, no fim do livro. Também há famosa descrição de um jornalista, Grossman, de civis russos, fugindo em direção a Moscou, no avanço nazista em outubro de 1941.

Claro que não poderia deixar de ser um destaque, sendo uma das figuras mais importantes da guerra, Winston Churchill, que tornou-se primeiro-ministro do Reino Unido em 10 de maio de 1940.

Além da descrição de muitas batalhas “famosas” e também a crueldade e sofrimento.

Uma história fantástica de um dos maiores e mais terríveis eventos da história mundial, escrito por um historiador excelente. O livro mostra o impacto da guerra sobre milhares de pessoas em todo mundo, de donas de casa e crianças, a pessoas comuns e soldados.

Recomendo aos estudantes de história, aos curiosos, e também para quem nunca leu nada sobre a Segunda Guerra. São mais de 800 páginas e vale cada minuto de leitura.

Capa muito bonita, diagramação, papel agradáveis à leitura.

Capa, ficha técnica, sinopse

 

2 guerra

 

A Segunda Guerra Mundial

The Second World War

Antony Beevor

ISBN: 9788501401663
Editora: Record
Número de páginas: 408
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2015
Tradução: Cristina Cavalcanti

Sinopse

Ao empregar o ímpeto narrativo que fez de seus livros Stalingrado, Berlim 1945 e Dia-D best-sellers internacionais, Antony Beevor apresenta os vários aspectos da Segunda Guerra de um modo completamente novo. Com base nas pesquisas e informações mais atuais a respeito do tema, e por meio de um texto claro e apaixonante, Beevor traça um panorama que se estende do Atlântico Norte ao Pacífico Sul.

Apesar de pintar o cenário mais amplo do conflito em sua escala heroica, A Segunda Guerra Mundial nunca perde de vista o destino dos soldados e civis comuns cujas vidas foram esmagadas pelas forças tirânicas da mais terrível guerra da história.

 

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez