bienal-RJ-2015

Olá!

Além dos lançamentos dos livros “Cozinha Prática”, da Rita Lobo e “Caderno de Receitas da Magali”, do Mauricio de Sousa, as Editoras Senac estarão presentes com outras 40 obras em vários segmentos.

Destaquei os relacionados a gastronomia, mas visite o estande e conheça todos 😉

Senac na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Localização: Pavilhão Azul J08/K05

Data: de 3 a 13 de setembro

 

Cozinha da Thina: a chef que levou o vegetarianismo puro à gastronomia

Os princípios e os benefícios da culinária vegana são o tema desse livro, que apresenta mais de 60 receitas deliciosas e práticas ­ – várias ilustradas com fotografias de Sergio Pagano – para quem já segue essa filosofia ou para os que se interessam por ela. Além disso, oferece dicas para se facilitar a rotina e manter uma alimentação saudável e equilibrada à base de vegetais, frutas, sementes, fibras e grãos.

Autora: Thina Izidoro

 

A Maçã: o design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina no início do século XX

Essa obra é fruto de pesquisa sobre a profissão de designer antes da sistematização do ensino de Design no Brasil. Com o intuito de identificar os recursos gráficos do projeto da revista A Maçã, dos anos 1920, e de discutir sua relevância, a autora se dedicou à documentação e à análise gráfica do período considerado o mais fértil da revista para, com isso, apresentar as soluções e demonstrar as relações de linguagem entre os projetos gráfico e literário.

Autora: Aline Haluch

 

Bagunça na cozinha: memórias de uma toalha encantada

Esse é um colorido e lúdico livro de receitas simples e acessíveis a crianças, que propõe que pais e filhos dividam a arte de cozinhar e façam dessa prática em conjunto um momento de aproximação e prazer a todos. Além disso, a obra ensina às famílias que é possível adotar uma alimentação mais saudável e saborosa e, por meio de suas instruções acessíveis e didáticas, incentiva os pequenos a experimentarem novos alimentos.

Autora: Ana Carolina Bringhenti

 

Cozinha Prática

Neste novo livro, Rita Lobo apresenta 60 receitas e todas as dicas, técnicas culinárias e truques de economia doméstica da temporada de básicos do programa Cozinha Prática, do GNT. Um curso de culinária em 13 capítulos muito bem explicados e ilustrados.

Autor: Rita Lobo

 

Conservas do meu Brasil

Quem não fica com água na boca ao pensar nesses doces, conservas, compotas e antepastos? Quem não se encanta diante daqueles vidros que enchem nossos olhos com o colorido dessa tradição centenária? Resgatando todo esse sabor e essa cor, cultivados nos tachos de norte a sul do país, a banqueteira Gil Gondim testou e adaptou mais de 50 receitas em sua própria cozinha.

Autor: Gil Gondim

 

Caderno de Receitas da Magali

As receitas deste livro foram preparadas para que você se sinta como a Magali: com muito apetite! Em cada uma delas, há um toque de gostosura para que você recorde as sensações da infância. Convide as crianças para ajudar na preparação dessas guloseimas e, principalmente, para se deliciar com elas.

Autor: Ilustração de Maurício de Sousa e Receitas de Mônica Rangel

 

O Espírito do Chocolate

Neste livro, os amantes do chocolate vão descobrir não só seus diferentes sabores e seus benefícios, mas também sua história, sua fabricação, os lugares e modos de degustação, além de célebres chocólatras, além de receitas para fazer em casa.

Autor/texto: Serge Gleizes

 

Modernist Cuisine

Nesse livro, cujas dimensões evidenciam detalhes imperceptíveis ao olho humano, são explicadas as técnicas de ampliação usadas na fotografia de gastronomia da equipe do Modernist Cuisine. Aqui estão reunidas explicações técnicas, história e a ciência por detrás de trezentas fotos ampliadas que capturam fenômenos dinâmicos da cozinha contemporânea.

Autor: Nathan Myhrvold

 

Café com Design | A arte de beber café

As autoras buscam atrair não só os apaixonados pelo café, já que o livro traz algumas receitas e dicas de harmonizações clássicas e exóticas que podem ser experimentadas com o café, mas também todos os amantes da arte, da arquitetura, do design e das novas tecnologias.

Autor: Miriam Gurgel e Eliana Relvas

 

A Revolução das 7 mulheres | Os sete perfis que representam a geração 50+, 60+ que está reinventando a maturidade

O livro da jornalista Marcia Neder traz uma pesquisa qualitativa que retrata os sete perfis que representam as mulheres dessa geração revolucionária e mais uma série de dados que mostram em detalhes quem são, o que pensam, como fazem as escolhas, como enxergam o futuro ainda longo que têm pela frente e a responsabilidade do próprio papel nessa nova sociedade.

Autora: Marcia Neder

 

Queijos brasileiros à mesa com cachaça, vinho e cerveja

Do mestre-queijeiro Bruno Cabral e do sommelier Manoel Beato, com colaboração de Cassio Piccolo, especialista em cerveja, o livro traz informações sobre as oito famílias de queijos e a melhor maneira de servi-los, e relata como se comportam os queijos brasileiros, as cachaças, os vinhos e as cervejas em um encontro de harmonização.

Autores: Bruno Cabral e Manoel Beato

 

Cozinha Sem Fogão – Gastronomia vegetariana e crua

Resultado de 15 anos de experiência da food designer Inês Braconnot, este livro mostra a riqueza da culinária vegetariana e crua e a eleva ao patamar da gastronomia contemporânea. As 88 receitas ilustradas com belíssimas fotos vão surpreender o leitor.

Autora: Inês Braconnot

 

Sopa de Avó | Sopas e cremes – 50 receitas fáceis, econômicas e com gosto de infância!

O livro traz receitas práticas, como a sopa de feijão, e sofisticadas, como a sopa de couve com costeletas, com pratos que mostram como os ingredientes podem ser misturados e alterados, dando origem a novas e incríveis combinações.

Autor: André Boccato

 

A virtude da gula | Pensando a cozinha brasileira

Neste livro de Raul Lody, a gula é apresentada como uma virtude, liberta de seu princípio moral de pecado. Ao longo dos capítulos, o leitor poderá se deliciar com as descrições, histórias e impressões do autor a respeito de pratos tradicionais da mesa brasileira. Os textos que compõem esta coletânea levam em consideração os aspectos econômicos, sociais e culturais de ingredientes que revelam a identidade da mesa brasileira.

Autor: Raul Lody

 

A qualidade no consumo do vinho

Neste livro, a autora Míriam Aguiar registra os resultados de um projeto de enogastronomia, baseado na experiência de degustação de vinhos e iguarias realizada em três cidades brasileiras que, de modo pioneiro, estabeleceu a harmonização entre vinhos e alguns pratos típicos da cozinha nacional.

Autora: Míriam Aguiar

 

Alegria na Cozinha | Lanches divertidos

O que fazer para uma criança comer bem? Essa é uma das inúmeras preocupações que acometem as mães de forma sistemática. Pensando nisso, a autora Evelyne Ofuji apresenta neste livro o passo-a-passo de  diversas receitas criativas de lanches originais, com formas inusitadas, sempre com o objetivo de incentivar nas crianças  o gosto pela alimentação saudável.

De forma prática e rápida convida seu leitor a conhecer o mundo do Bentô, a tradicional arte japonesa que apresenta alimentação equilibrada, usando a fantasia e a imaginação no preparo dos pratos.

Autora: Evelyne Ofugi