Avaliação

Beleza Perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas - perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.

8
Nota

Olá leitores do Livrólogos.

Confiram a resenha do livro Beleza Perdida, da autora Amy Harmon.

Eu recebi da Rosana, dois livros para ler: Memórias da Água e Beleza Perdida. Confesso que fiquei receosa com os dois livros, mas eles se apresentaram totalmente diferentes. Sabe aquele velho ditado “não julgue o livro pela capa”? Pois então, eu julgo e sou surpreendida positivamente.

E ainda neste lema de julgamento de capa, Beleza Perdida, faz uma releitura do clássico que sempre gostei, A Bela e a Fera. Agora você está aí pensando, o que tem de diferente este livro de tantos outros que tentaram e tentaram e tentaram contar a mesma história, só que com alguns elementos diferentes. Bem lhe digo uma coisa: Amy Harmon conseguiu que eu parasse de assistir as séries no meu horário do almoço. Ela conseguiu me fazer chorar, rir, ficar muito irritada em apenas alguns capítulos durante essa hora de almoço.

Sou muito emotiva e esse livro mexeu muito comigo. E quando fui ler os agradecimentos, eu desabei a chorar. O livro não é deprimente, ele é uma homenagem a pessoas da família da autora. Você saber que ela passou por algumas partes da história foi marcante.

Todo livro que lemos traz uma mensagem. Neste aqui onde se conta a história de uma menina feinha que se apaixona pelo menino mais lindo e legal do colégio e tem um melhor amigo com uma deficiência, te faz pensar em como seus problemas são pequenos. Na verdade insignificantes.

A menina feinha chama-se Fern, uma homenagem a uma personagem do livro A teia de Charlotte, uma nerd ruiva que usava óculos e tinha aparelho nos dentes até o último ano do colegial. Essa menina era muito inteligente, lia muito, escrevia romances e ajudava seu primo Bailey que nasceu com uma doença chamada Distrofia Muscular de Duchenne.

Bailey tinha a morte como certa. Essa doença faz com que os músculos se atrofiem e o portador não anda, não movimenta braços e acaba falecendo, mas devido seu pai ser treinador de luta e o garoto adorava as lutas, mesmo não podendo lutar, fazia exercícios. Isso fortaleceu e já estava na margem dos 21 anos.

O terceiro personagem é o mocinho bonitinho, Ambrose Young. Um jovem lindo, inteligente, com uma voz magnífica, campeão de luta, muito amigo e companheiro e claro, grande amor de Fern desde os 8 anos de idade.

Esses três são os protagonistas desta história. Beleza Perdida traz os resquícios de guerra, onde jovens adultos se alistam para ajudar, lutar por uma causa e tentar retornar vivo para seu lar.

A riqueza de detalhes, o amor ao narrar os problemas vividos pelo Bailey, os problemas de uma garota esquecida e principalmente os problemas de um soldado voltando para casa após o maior pesadelo de sua vida. Como uma comunidade no interior da Pensilvânia sobreviveria ao terror e perder quatro filhos.

Um livro denso só que ao mesmo tempo muito simples que nos mostra que a beleza exterior não é nada comparada com a interior, você pode ser lindo por fora, porém moralmente um escroto. Isso é bom? Você aceitaria isso? Aceitaria ter uma pessoa linda ao seu lado, mas ser agredido diariamente? Aceitaria ter um deficiente sabendo que ele tem prazo de validade? Aceitaria uma menina que foi ignorada a vida inteira? Aceitaria um deformado? Aceitaria ser feliz?

 

Capa, ficha técnica, sinopse

beleza perdida

Beleza Perdida

Making Faces

Amy Harmon

ISBN: 9788576863748
Editora: Verus
Número de páginas: 332
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2015
Tradução: Monique D’Orazio

 

Sinopse

Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.

Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.

Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.

Boa leitura

Milena Cherubin

Compre o livro

Amazon

Submarino