Avaliação

Para você não se perder no bairro é a saga íntima de um homem em busca da sua identidade. Curto, elegante e hipnótico, como a maioria das obras do autor, o romance conta a história de Jean Daragane, um escritor veterano cuja rotina solitária é alterada após receber a ligação de um desconhecido que alega querer devolver a ele uma caderneta de endereços e telefones.

9.5
Nota

Olá!

Confira a resenha do livro Para você não se perder no bairro do autor Patrick Modiano. É o mais recente romance de Patrick Modiano e foi publicado lá fora em 2014, mesmo ano em que o autor recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

Parece uma história de mistério simples e direta, mas o autor Patrick Modiano gradualmente a torna cada vez mais sombria, psicológica.

O leitor vai ter de encontrar seu caminho através da narrativa e montar a cena com os poucos detalhes que o autor parece oferecer.

Jean Daragane, um autor recluso que não vê ninguém há meses, acaba de receber um telefonema sobre a sua perdida caderneta de endereços e telefones, e quem encontrou a quer devolver pessoalmente. Mesmo contra sua vontade, o escritor aceita o encontro num café de Paris. E assim ele vai se encontrar com quem ligou para ele se identificando como Gilles Ottolini.

Gilles Ottolini é jornalista free-lancer, que investiga um assassinato cometido há quarenta anos, no pós guerra na França. Ele encontrou e olhou dentro da caderneta de endereços e telefones de Daragane e ficou muito animado ao ver o número de Guy Torstel, alguém cujo nome não significa nada a Daragane, ele sequer lembra de ter escrito o nome na caderneta, mesmo estando com sua letra. Mas esse nome está ligado ao assassinato.

No dia seguinte, Ottolini liga de novo para Daragane, explicando que ele leu o primeiro romance do Daragane e descobriu que Torstel é, de fato, uma personagem secundária desse livro. Daragane, no entanto, não só não se lembra dessa personagem Torstel, como não lembra do livro há anos. Os dois aceitarm sair e os mistérios só aumentam. Lentamente o que estava profundamente esquecido nas memórias de Darragane começam a furar o véu que tem protegido Darragane de memórias traumáticas de sua infância.

A narrativa tem tensão crescente, com capítulos curtos e frases simples o que é comum nos livros de Modiano.

Um excelente livro. recomendo.

Li o livro em formato digital.

 

Capa, ficha técnica, sinopse

para vc nao se perder

Para você não se perder no bairro

Pour que tu ne te perde par dans le quartier

Patrick Modiano

ISBN:9788532530042
Editora: Rocco
Número de páginas: 144
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21 cm
Ano Edição: 2015
Tradução: Bernardo Ajzenberg

Sinopse

Para você não se perder no bairro é a saga íntima de um homem em busca da sua identidade. Curto, elegante e hipnótico, como a maioria das obras do autor, o romance conta a história de Jean Daragane, um escritor veterano cuja rotina solitária é alterada após receber a ligação de um desconhecido que alega querer devolver a ele uma caderneta de endereços e telefones. A partir do inusitado encontro num café de Paris, Modiano conduz o leitor por uma investigação detetivesca que desenterra fantasmas do passado, levando a história a um de seus temas preferidos: o período da ocupação da França pelos nazistas durante a Segunda Guerra.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez