Avaliação

Além da trama principal, outras histórias vão sendo contadas paralelamente . Mas no fim de certa forma, tudo é relacionado. E Gaiman mostra como é difícil a relação entre pais e filhos, mostrando a tumultuada relação familiar do espertinho e humorado Anansi, que é um deus africano e seus dois filhos, Charles e Spider. A história tem também um toque de romance policial. Enfim, Gaiman sendo o contador de histórias excepcional que é.

10
Nota

Olá!

Confira a resenha de Os filhos de Anansi do autor Neil Gaiman. Ele é singular, um contador de histórias como nenhum outro.

“Todas as histórias são de Anansi. “

Anansi é uma divindade que aparece em outro livro do autor, o premiado Deuses Americanos. Desta vez a história é de seus filhos. Anansi é um Deus Aranha, muito brincalhão, africano.

Eu amo as histórias de Neil Gaiman. Já falei isso aqui no Livrólogos em vários posts e mais uma vez digo, Neil Gaiman é de longe um dos melhores autores da sua geração. Lembro de sair da escola ansiosa para comprar Sandman na banca, que na época era publicada pela editora Globo.

A Intrínseca vem publicando obras de Gaiman que com certeza agradou aos fãs e conquistou muitos outros! Veja em: A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras, O oceano no fim do caminho e Faça boa arte

Ele é um mestre no gênero fantasia, que encanta , indo do suspense ao drama e tem um lirismo que arrebata desde a primeira página.

Nesta versão da Intrínseca, há uma seção de extras com uma cena cortada da primeira edição americana, além de dois textos exclusivos.

Charles “Fat” Nancy é americano, mas mora na Inglaterra. Trabalha em uma empresa de contabilidade, mas isso não  é nem um pouco feliz para ele. Tem uma namorada, Rosie, com quem quer se casar e tem uma sogra que o detesta.

Há um grande drama na vida dele , o trauma que o acompanha é seu pai. Ele mantém distancia de um continente dele. Passou a infância sendo humilhado de inúmeras maneiras pelo pai. Ele acha que o pai sempre o envergonhava. Seu pai sempre cheio de estilo, com um chapéu inseparável e todos o adoram.

Mas a notícia da morte do pai o pega desprevenido e tudo em sua vida começa a mudar. Assim que viaja para os EUA, para o enterro, de volta para casa, descobre que não é assim tão sozinho no mundo. Existe um irmão, Spider. Descobre que seu pai era um deus africano. Spider entra na vida de Fat Charlie, e toma conta de tudo. E  a vida de fat Charlie vira de pernas para o ar e para colocar as coisas no prumo novamente, ele se vê obrigado a mergulhar no enigmático e sombrio mundo dos deuses

A maneira como Gaiman conta a história é fascinante.  Anansi é cativante, cheio de humor, como ele sempre quer se dar bem, mesmo quando tudo vai mal. Você vai se pegar lembrando de muitos contos de fadas que de alguma são sobre Anansi.

“Nas histórias antigas, Anansi vive em sua casa, igualzinho a você ou eu. É claro que é ganancioso, voluptuoso, trapaceiro e muito mentiroso. mas tem bom coração, muita sorte e, às vezes é até honesto. Às vezes faz cosias boas, às vezes faz coisas ruins. Mas nunca é mau. Na maior parte das vezes, toma-se o partido de Anansi. Isso porque é ele que possui todas as histórias. Mawu lhe deu as histórias ainda no começo dos tempos. Tirou-as do Tigre e as deu a Anansi que tece as mais belas teias.”

Além da trama principal, outras histórias vão sendo contadas paralelamente . Mas no fim de certa forma, tudo é relacionado. E Gaiman mostra como é difícil a relação entre pais e filhos, mostrando a tumultuada relação familiar do espertinho e humorado Anansi, que é um deus africano e seus dois filhos, Charles e Spider. A história tem também um toque de romance policial. Enfim, Gaiman sendo o contador de histórias excepcional que é.

Um livro imperdível. Recomendo

Capa, todo projeto gráfico , papel, agradáveis à leitura.

Hotsite

Download do primeiro capítulo

Capa, ficha técnica, sinopse

 

anansi

Os filhos de Anansi

Anansi Boys

Neil Gaiman

ISBN:9788580576993
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 328
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2015
Tradução: Edmundo Barreiros
Também em eBook.

 

Sinopse

Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. A pedido da noiva, ele concorda em convidar o pai para seu casamento e fazer uma tentativa de reaproximação, já que há vinte anos os dois não se falam. Enquanto isso, no palco de um karaokê na Flórida, o pai de Charlie tem um ataque cardíaco fulminante. A viagem de Charlie até os Estados Unidos para o funeral acaba se tornando a jornada de uma nova vida. Charlie não tinha ideia de que o pai era um deus. Menos ainda de que ele próprio tinha um irmão. Agora sua vida vai ficar mais interessante… e bem mais perigosa. Embrenhando-se no território de lendas e deuses pagãos, a poderosa narrativa de Neil Gaiman leva o leitor a mergulhar nessa história fantástica e bem-humorada sobre relações familiares, profecias terríveis, divindades vingativas e aves muito malignas.

 

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro

Amazon    Submarino    Buscapé