Ciao!!!

Tem livro que a gente cisma que não vai gostar. Aí senta para ler e, quando se dá conta, terminou mais de 400 páginas – sendo que as 200 últimas foram praticamente sem freio.

Confira a resenha de Uma chama entre as cinzas, de Sabaa Tahir
Personagens: Elias Venturius e Laia

Laia era de família Erudita e, em uma noite trágica, viu seus avós serem mortos e o irmão ser preso. Agora, sozinha no mundo, buscava ajuda entre os líderes da Resistência para salvar Darin. Enquanto isso, Elias contava os dias para se formar como um dos soldados da academia Blackcliff para poder desertar e finalmente ser livre. Os planos mudam diante do anúncio dos adivinhos que é hora de escolher o novo imperador ente os formandos. Elias, a melhor amiga, Helene, e os gêmeos Marcus e Zachary, são os candidatos. Em uma trama violenta, brutal, os destinos de Elias e Laia se encontram. E mesmo improvável, podem estar ligados para o futuro do Império Marcial.

Comentários:

– Laia é uma adolescente que perdeu a mãe e o pai, líderes da Resistência, e a irmã mais velha na batalha contra o Império. Agora, após a invasão da casa pelos Máscaras, os implacáveis guardas do Império, em busca do irmão Darin e do caderno de desenhos dele, ela viu os avós serem mortos e Darin, preso. Sentindo-se culpada por não ter tido coragem de ter feito nada para salvar os parentes que restaram. Na busca pela Resistência, topou com uma patrulha, se identificou como a filha de Mirra, a Leoa, e Jahar e cobrou o juramento de honra para que libertassem o irmão. Em troca, o líder Mazen pede que ela se transforme em uma espiã na casa da comandante da academia Blackcliff, a implacável Keris Venturia.

– … que vem a ser a mãe de Elias era um dos formandos da academia Blackcliff (como se isso representasse alguma coisa, a mulher não gostava de ninguém). Estava entre os caveiras seniores. A dias da formatura, a mente dele estava em outro projeto: o de desertar. Desde que foi recrutado de uma tribo no deserto aos seis anos após a indicação de um dos advinhos, sobreviveu a toda cobrança, todos os castigos, toda a violência e agora só queria ser livre. No entanto, Cain, um dos advinhos, apareceu e o alertou de que, se fugisse, não seria totalmente livre, mas que se permanecesse conseguiria romper os laços com o Império. “Você terá a chance de alcançar a verdadeira liberdade, do corpo e da alma”, prometeu. Diante da dúvida implantada na cabeça, Elias hesita, mas aceita ser um dos quatro escolhidos para as Eliminatórias, as provas de Coragem, Astúcia, Força e Lealdade, que vão apontar o novo Imperador.

– É neste ambiente violento, cruel, incerto que Laia e Elias vão enfrentar dúvidas sobre si mesmos, sobre os outros, sobre em quem confiar ou não, enquanto lutam pelo que consideram importante: a família para ela, a liberdade para ele. No entanto, a jornada – que pode ser mortal – vai servir para destruir e reconstruir as convicções e as esperanças dos dois, rumo ao destino que os espera.

– Confesso que, das três referências mencionadas na citação que abri o texto, só conheço Harry Potter, então devo parabenizar a autora por construir um mundo fantástico, com clara inspiração no Império Romano. Crianças que buscam formas de sobreviver enquanto expostas o tempo todo à morte e à violência (quem dera que fosse apenas uma trama de ficção. No entanto, basta ver o noticiário para saber que infelizmente está muito real). Nesta primeira parte da série, a autora apresenta seus personagens, suas motivações, de que forma o passado influencia cada um. Até o final do livro, vemos os personagens posicionados à espera do próximo desafio, em uma disputa por poder. No entanto, nem tudo está esclarecido, mas algumas perguntas e surpresas ficam sem resposta. Pelo menos, mais uma parte está prevista. Até lá, vamos esperar mais pela jornada de Elias e Laia, amigos, aliados e inimigos.

Série Uma chama entre as cinzas

Uma chama entre as cinzas – An ember in the ashes

Ainda sem nome em Português – A torcher against the night – publicado em 2016

Capa, ficha técnica, sinopse

chama-entre-cinzasbx

Uma chama entre as cinzas

An ember in the ashes – 2015

Sabaa Tahir

ISBN:9788576863502
Editora: Verus
Número de páginas: 432
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2015
Tradução: Jorge Ritter

 

Sinopse

Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.

Bacci!!!

Beta