Avaliação

É um suave passeio pela História e Geografia, longe da sala de aula. Ao mesmo tempo onde temos uma bela história romântica.

9.5
Nota

Olá

Confira a resenha do livro O amor nos tempos do ouro, da autora Marina Carvalho, publicado pela globo livros. Recebi pela parceria o livro.

A autora Marina Carvalho é uma graça de pessoa. Já tive a sorte de encontrá-la em eventos, inclusive quando a editora Globo apresentou os lançamentos para 2016. Adoro os livro da Marina e você pode encontrar a resenha deles aqui no Livrólogos.

Agora vamos à resenha !

Cécile teve uma infância feliz ao lado dos pais e seus dois irmãos mais novos. O pai, um aristocrata francês e a mãe, uma portuguesa ligada à Coroa.

“Cecile sentia prazer em viver e demonstrava isso distribuindo alegria por onde passava.”

Um trágico acidente com a família a deixa sozinha no mundo.

Seu tio Euzébio, irmão de sua mãe, era o único parente vivo. Decide que a jovem deveria vir para o Brasil, na colônia portuguesa onde morava no Rio de Janeiro. Cécile não tinha boas informações sobre esse tio, mas como estava só, e nem tinha chegado aos vinte anos, resolve obedecer ao tio.

O que ela jamais imaginava é que o ganancioso tio(enquanto ela estava abordo a caminho do Brasil)a prometera em casamento a um velho e rico fazendeiro, Euclides de Andrade, dono de minas de ouro em Minas Gerais.

A travessia pelo Atlântico até o Brasil foi penosa e ela só resistiu moral e fisicamente porque teve a companhia de um padre jesuíta  que sempre lhe falava sobre os desígnios de Deus.

O pior estava por vir que foi a acolhida do tio no Rio, e depois as peripécias enfrentadas durante o percurso do Rio até Vila Rica.

“….deixar o Rio de Janeiro significava se aproximar do seu casamento, ou melhor, do massacre definitivo de suas esperanças.”

Mal chega ao Rio ela parte para Vila Rica. Fernão é o encarregado da comitiva que levará a futura esposa do fazendeiro ao destino final.

Fernão conhece o caminho e sabe que será desgastante o trajeto por conta dos muitos obstáculos que enfrentarão. Ele já foi explorador de minas e fez fortuna com isso, mas também, pelos favores aos fazendeiros e nobres ilustres. O serviço de condução da francesa “de nariz empinado” para o temível fazendeiro era o último. Em seguida partiria para a sua propriedade viver livre e feliz pelo resto da vida.

No início do percurso, Fernão achava que a única coisa desagradável era a personalidade da francesa, mesmo assim considerava que ela não merecia cair nas garras do odioso Euclides de Andrade.

Com o passar dos dias, na viagem, ele foi tirando as primeiras impressões que tinha sobre a jovem. Depois de um grave incidente, eles começam a se comunicar.

Esse percurso, carregado de obstáculos e perigos, compartilha com o leitor a beleza da flora e fauna do Brasil; o conhecimento de hábitos das tribos indígenas; a terrível vida dos escravos; a injustiça e a ganância dos poderosos do século XVIII.

É um suave passeio pela História e Geografia, longe da sala de aula. Ao mesmo tempo onde temos uma bela história romântica.

Os dias passam, a viagem chega ao destino e, em meio a tantas reviravoltas, Cécile, mais amadurecida e determinada, descobre que tem iniciativa para decidir o que é melhor para sua vida futura. Para isso, a corajosa e destemida heroína conta com Fernão, o herói que, apesar de caráter duvidoso, é forte, justo e bom.

Inferimos aqui a reflexão: Quando queremos, o altruísmo pode mudar a vida para melhor.

Um livro de época, passado no Brasil, imperdível.

A capa está linda ( e teve votação dos leitores para a escolha, obrigada ed Globo!) e a diagramação é agradável à leitura. Recomendo.

Capa, ficha técnica, sinopse

amor-tempo-ouro

O amor nos tempos do ouro

Marina Carvalho

ISBN: 9788525062055
Editora: Globo Livros
Número de páginas: 328
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2016

SINOPSE

Cécile Lavigne é uma jovem que nasceu em uma família de nobres, filha de uma portuguesa de Coimbra, pertencente à Casa de Bragança, e de Antoine Lavigne, aristocrata francês de mente liberal e dono de uma riqueza imensurável. Após um acidente, a garota perde os pais e os dois irmãos e, antes de completar 20 anos, é enviada ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com um latifundiário de Minas Gerais.

Depois de desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile sente-se angustiada pela falta da família e teme o futuro que terá ao lado de um homem que tem idade para ser seu pai e é conhecido por suas crueldades com seus escravos. Porém, o trajeto entre o Rio e Minas promete mudar o destino da garota: o explorador Fernão, contratado pelo seu futuro marido para acompanhá-la na viagem, despertará nela sentimentos de aversão e de desejo. Enquanto aguarda o temido casamento arranjado, Cécile vai descobrir os encantos e perigos que existem na nova terra e os sentimentos mais nobres que vivem dentro de si.

Com o cuidado precioso com a linguagem, que é característico dos romances de Marina Carvalho, e construindo de forma detalhada cada um dos personagens, bem como o cenário e o contexto social da época, O amor nos tempos do ouro apresenta um enredo sedutor, cativante e que serve como espelho para os anseios dos jovens contemporâneos que estão prestes a chegar à fase adulta.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez