Marina Carvalho – O amor nos tempos do ouro @GloboLivros #Resenha #GloboALT


amor-tempo-ouro

Olá

Confira a resenha do livro O amor nos tempos do ouro, da autora Marina Carvalho, publicado pela globo livros. Recebi pela parceria o livro.

A autora Marina Carvalho é uma graça de pessoa. Já tive a sorte de encontrá-la em eventos, inclusive quando a editora Globo apresentou os lançamentos para 2016. Adoro os livro da Marina e você pode encontrar a resenha deles aqui no Livrólogos.

Agora vamos à resenha !

Cécile teve uma infância feliz ao lado dos pais e seus dois irmãos mais novos. O pai, um aristocrata francês e a mãe, uma portuguesa ligada à Coroa.

“Cecile sentia prazer em viver e demonstrava isso distribuindo alegria por onde passava.”

Um trágico acidente com a família a deixa sozinha no mundo.

Seu tio Euzébio, irmão de sua mãe, era o único parente vivo. Decide que a jovem deveria vir para o Brasil, na colônia portuguesa onde morava no Rio de Janeiro. Cécile não tinha boas informações sobre esse tio, mas como estava só, e nem tinha chegado aos vinte anos, resolve obedecer ao tio.

O que ela jamais imaginava é que o ganancioso tio(enquanto ela estava abordo a caminho do Brasil)a prometera em casamento a um velho e rico fazendeiro, Euclides de Andrade, dono de minas de ouro em Minas Gerais.

A travessia pelo Atlântico até o Brasil foi penosa e ela só resistiu moral e fisicamente porque teve a companhia de um padre jesuíta  que sempre lhe falava sobre os desígnios de Deus.

O pior estava por vir que foi a acolhida do tio no Rio, e depois as peripécias enfrentadas durante o percurso do Rio até Vila Rica.

“….deixar o Rio de Janeiro significava se aproximar do seu casamento, ou melhor, do massacre definitivo de suas esperanças.”

Mal chega ao Rio ela parte para Vila Rica. Fernão é o encarregado da comitiva que levará a futura esposa do fazendeiro ao destino final.

Fernão conhece o caminho e sabe que será desgastante o trajeto por conta dos muitos obstáculos que enfrentarão. Ele já foi explorador de minas e fez fortuna com isso, mas também, pelos favores aos fazendeiros e nobres ilustres. O serviço de condução da francesa “de nariz empinado” para o temível fazendeiro era o último. Em seguida partiria para a sua propriedade viver livre e feliz pelo resto da vida.

No início do percurso, Fernão achava que a única coisa desagradável era a personalidade da francesa, mesmo assim considerava que ela não merecia cair nas garras do odioso Euclides de Andrade.

Com o passar dos dias, na viagem, ele foi tirando as primeiras impressões que tinha sobre a jovem. Depois de um grave incidente, eles começam a se comunicar.

Esse percurso, carregado de obstáculos e perigos, compartilha com o leitor a beleza da flora e fauna do Brasil; o conhecimento de hábitos das tribos indígenas; a terrível vida dos escravos; a injustiça e a ganância dos poderosos do século XVIII.

É um suave passeio pela História e Geografia, longe da sala de aula. Ao mesmo tempo onde temos uma bela história romântica.

Os dias passam, a viagem chega ao destino e, em meio a tantas reviravoltas, Cécile, mais amadurecida e determinada, descobre que tem iniciativa para decidir o que é melhor para sua vida futura. Para isso, a corajosa e destemida heroína conta com Fernão, o herói que, apesar de caráter duvidoso, é forte, justo e bom.

Inferimos aqui a reflexão: Quando queremos, o altruísmo pode mudar a vida para melhor.

Um livro de época, passado no Brasil, imperdível.

A capa está linda ( e teve votação dos leitores para a escolha, obrigada ed Globo!) e a diagramação é agradável à leitura. Recomendo.

Capa, ficha técnica, sinopse

amor-tempo-ouro

O amor nos tempos do ouro

Marina Carvalho

ISBN: 9788525062055
Editora: Globo Livros
Número de páginas: 328
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2016

SINOPSE

Cécile Lavigne é uma jovem que nasceu em uma família de nobres, filha de uma portuguesa de Coimbra, pertencente à Casa de Bragança, e de Antoine Lavigne, aristocrata francês de mente liberal e dono de uma riqueza imensurável. Após um acidente, a garota perde os pais e os dois irmãos e, antes de completar 20 anos, é enviada ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com um latifundiário de Minas Gerais.

Depois de desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile sente-se angustiada pela falta da família e teme o futuro que terá ao lado de um homem que tem idade para ser seu pai e é conhecido por suas crueldades com seus escravos. Porém, o trajeto entre o Rio e Minas promete mudar o destino da garota: o explorador Fernão, contratado pelo seu futuro marido para acompanhá-la na viagem, despertará nela sentimentos de aversão e de desejo. Enquanto aguarda o temido casamento arranjado, Cécile vai descobrir os encantos e perigos que existem na nova terra e os sentimentos mais nobres que vivem dentro de si.

Com o cuidado precioso com a linguagem, que é característico dos romances de Marina Carvalho, e construindo de forma detalhada cada um dos personagens, bem como o cenário e o contexto social da época, O amor nos tempos do ouro apresenta um enredo sedutor, cativante e que serve como espelho para os anseios dos jovens contemporâneos que estão prestes a chegar à fase adulta.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

Previous Lançamento @BelasLetras A mamãe é rock
Next Lançamentos Junho 2016 @editoraRocco

15 Comments

  1. 27/07/2016

    Oi que lindo!
    Não conhecia esse livro e a história parece ser realmente incrível. A Globo está com livros incríveis esse ano. Adorei a sua resenha e como gosto muito de livros de época, gostei mais ainda da sua dica. Anotei e espero ler esse livro em breve.

    beijos
    Mayara

  2. É romance de época, tem MG no meio, o nosso verde , romance, e muitos elogios que leio sobre a obra e é nacional. Pronto, fechou e claro que quero lê-lo desde o lançamento. Espero ler logo e não me decepcionar por ir com muita sede ao pote.

    bjs

  3. Eu não conhecia esse livro, mas já estou encantada. Gostei muito da personagem Cécile, simpatizei com ela. Eu gosto muito de livros de época, e por trazer uma história passada no Brasil, o livro me interessou mais ainda. Dica anotada, lerei assim que possível.

    Tatiana

  4. Oie
    essa capa é uma graça e apesar de eu não ter muita vontade de ler romances de época, esse é um dos poucos que me deixam curiosa e sua resenha ficou muito boa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  5. 16/07/2016

    Oiee,

    Eu adoro romance de época e já vi ótimos comentários desse tipo de livro escrito por autoras nacionais. Já li dois chick-lits da Marina Carvalho e esse livro já está na minha lista de desejados. O que mais me chama atenção é o livro ser situado no Brasil e também abordar a escravidão, o que não é abordado em outros romances de época.
    Beijos

  6. 15/07/2016

    Olá,

    É um dos livros mais aguardando na minha estante, ansiosamente para desfrutar dessa linda e fascinante história que mais uma vez a Autora Marina Carvalho nos convidar no seu romance de época. Adorei a resenha, e reforçar mais o desejo de devorar esse livro!

    Muitos Livros e Sucesso!
    Bjs!

  7. 15/07/2016

    Olá,

    A história é bem cativante e se encaixa perfeitamente no detalhamento do Brasil Colônia e a delicadeza que a Marina teve em explicar como funcionava a sociedade naquela época simplesmente enriqueceu o enredo.

    Beijos!

  8. 15/07/2016

    Oi!
    Esse livro é a minha leitura atual e é o primeiro livro da autora que leio. Até o momento estou amando a trama e a escrita da Marina, que é muito gostosa. Espero gostar tanto do livro quanto você, quando acabar.
    Beijos!

  9. 15/07/2016

    Oi

    Eu até tinha visto essa capa mas não havia me chamado atenção. Tanto que nem fui atrás da sinopse.
    Ah mas deveria ter ido. A História parece linda!

    Amei….

    Bjs

  10. 14/07/2016

    Eu li esse livros por esses dias e estou encantada com o enredo dele, além de ter uma linda história de amor o conteúdo histórico é maravilhoso e muito rico.

  11. 13/07/2016

    Oi, mesmo não fazendo muito o meu estilo de livro, esse conseguiu cativar a minha atenção, pois achei a trama bem amarrada e construída e eu só ouço elogios em relação a essa obra da autora, por isso, fiquei mais instigada a ler seu livro, pois quero muito saber o que acontecerá com a mocinha e se ela se casará com o prometido ou se tomará o destino nas mãos e escolherá por si mesma.
    bjus

  12. Rafael Botter
    13/07/2016

    Poutz! um livro de época ambientado no Brasil, super curtir! O melhor de tudo que é de autora nacional, curti muito mais. Vou ter que adicionar esse livro na minha lista de desejados. Sua resenha deixou com muito mais vontade em ter essa obra, vlw pela sua dica!

  13. Gabriela Cerqueira
    13/07/2016

    Ual, primeiramente que capa maravilhosa é essa ? eu adoro história, mas não sou fã de romances históricos mas não sei porque esse chamou muito a minha atenção, parece ser diferente dos outros e já quero ele na minha estante pois além de lindo parece ser maravilhoso.

  14. 13/07/2016

    Olá Rosana,

    Terminei esse livro a pouco e concordo plenamente com você, uma excelente história ambientada no Brasil e a autora caprichou em cada detalhe. Amei a obra e é sem dúvidas uma das melhores leituras que fiz até agora.

    Abraços

  15. 12/07/2016

    Oi….
    Adoro livos com essa temática, tenho certeza que quando ler vou adorar. Já ouvi falar muito bem desse livro, então estou bem empolgada com ele. Ótima resenha, ela aumentou minha vontade em ler esse livro.

    Beijos.

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)