Confira a resenha de Wicked, de Gregory Maguire, recebido pela parceria com a editora Leya.

Sou apaixonada por contos de fadas, tudo que se refere a eles me encantam e chamam a atenção, então quando minha amiga me indicou este livro eu fui me informar sobre ele e vi que tem até um musical na Broadway baseado nele e como não poderia deixar de ser eu não deixei por menos e iniciei a leitura.

Esse musical está em cartaz em São Paulo até o fim de julho de 2016.

Ao iniciar a leitura deste livro eu esperava um conto de fada assim como foi Malévola, pois, depois que conhecemos sua história passamos a compreende-la e até a tornamos uma heroína e sua história passou a ser um lindo conto de fadas, além de ser baseado em um livro infantil. Há um musical sobre ele. Deveria ser lindo e divertido não é verdade? Não é o que acontece exatamente aqui.

Tenho certeza, porém, que um monte de gente pensou como eu  e comprou Wicked procurando uma leitura  fácil baseada em O Mágico de Oz, e que diferente de mim se decepcionaram e até largaram o livro sem terminar a leitura e ver a realidade do que aconteceu com Elphaba.

Pesquisei sobre o livro antes da leitura . Não fui muito avidamente à leitura, o que me fez apreciar ainda mais cada página lida.

O livro conta a história da bruxa Má do Oeste e como ela se tornou a bruxa Má do Oeste. O livro investiga muito mais profundamente  a vida  da bruxa do que qualquer musical poderia nos mostrar, em apenas duas horas e isso não tem preço.

Na versão do livro, os leitores são apresentados para a bruxa, cujo nome é Elphaba, desde seu nascimento. Ela é verde e tem os dentes diferentes, pontudos o que os torna perigosos. Seria errado dizer que ela é bem aceita por outras crianças sendo que até seus pais são incertos sobre ela. À medida que a história avança e acompanhamos seu crescimento, vemos Elphaba na faculdade e como ela se enturmou e até fez alguns colegas, alguns que a aceitavam bem e outros nem tanto, e que faziam questão de apontar suas diferenças. Não é apenas a cor de sua pele e isso faz com que Elphaba pense e aja de forma diferente.

E ela tem uma aversão à água  e todos sabem como isso acaba para ela. O livro é uma perspectiva interessante dos livros de Oz, incluindo detalhes de como o Leão Covarde é capaz de falar, e o fato do que todos em Oz pensam sobre o  cãozinho de Dorothy, mas um detalhe que deixou a desejar foi a falta de detalhes sobre o espantalho. Sei lá acho que deveria ter falado mais sobre ele também, pois é um personagem importante na história.

Neste livro ninguém foi particularmente agradável, como eu esperava, nem mesmo Elphaba, o que foi estranho para mim, pois nunca entendi sua motivação para fazer o que fez.  Aceitei bem o fato de que ela era verde, mas realmente me incomodou ela não aceitar isso muito bem e não agir de forma normal. Essas são as únicas falhas que achei no livro.

Wicked  é muito bem escrito, um romance literário que pode ser apreciado por leitores ávidos por uma boa história, porém diferente do que se está acostumado. Realmente gostei muito.  O livro cumpriu todas as minhas expectativas criadas por ser baseado em contos de fadas e me fez comparar com muito do que é lançado hoje em dia no mesmo gênero.

Também quero deixar claro que o livro e baseado em um conto de fada porém tem conteúdo adulto como: sexo, palavrões e assassinatos, então aconselho os adultos acompanharem as leituras dos jovens antes de iniciarem a leitura.

Se recomendo a leitura? Com certeza desde que não se prendam a história original e estejam preparados para as diferenças apresentadas.

CAPA, FICHA TÉCNICA, SINOPSE

wicked

Wicked

A história não contada das bruxas de Oz

Gregory Maguire

ISBN: 9788544103890
Editora: Casa da Palavra – Leya
Número de páginas: 496
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2016

Também em eBook.

 

 

Sinopse

Você nunca mais vai enxergar Oz da mesma forma.
Quando Dorothy se vê diante do desafio de derrotar a Bruxa Má do Oeste, no clássico Mágico de Oz, vemos a história se desenrolando pelo lado da heroína. Mas e a história de sua arqui-inimiga, a misteriosa bruxa? De onde ela surgiu? Como se tornou tão perversa?

Em Wicked, Gregory Maguire revela tudo isso por meio de um mundo fantástico tão rico e intenso que você nunca mais vai olhar para Oz da mesma forma. Viajando por uma terra encantada, descobrimos todos os detalhes da história dessa garota de pele verde que cresce em meio a desafios e preconceitos, até se tornar uma bruxa infame – uma esperta, irritadiça e incompreendida criatura que desafia todas as noções sobre a natureza do bem e do mal.

Recriando com riqueza espantosa o mundo de Oz, este livro conduz o leitor à inesquecível estrada de tijolos amarelos, atravessando um mundo fantástico repleto de conflitos e transformando de maneira surpreendente a reputação de um dos mais sinistros personagens da história da literatura.

Boa leitura