Renée Ahdieh – A fúria e a aurora @globolivros #resenha


furia-aurora

Olá!

Confira a resenha do livro A fúria e a aurora, da autora Renée Ahdieh, publicada pela Globo ALT ( selo jovem da Globo Livros). ë um livro jovem adulto (YA).

Escritos entre os séculos XIII e XVI, os contos do livro As Mil e uma Noites se tornaram parte do imaginário popular no ocidente, como Aladim e Ali Babá, e a história da jovem Sherazade como fio condutor da narrativa. A autora Renée Ahdieh se inspira nesse clássico da literatura árabe para escrever o livro A fúria e a aurora

Sherazade é uma jovem extremamente determinada que se oferece como voluntária para ser a próxima noiva de um jovem rei (18 anos) e assassino contumaz.

O rei de Khorasan, Klalid, apesar da pouca idade era temido por ser implacável. Ele tinha suas razões pessoais para ser um temido assassino.

“Ele era o califa de Khorasan. O suposto Rei dos Reis. Ele comandava um exército de renome…Ainda assim…. ele não tinha poder para proteger o que importava…Seu povo. Sua rainha.”

O povo sob seu domínio está sempre  alerta, a espera de más notícias que vem do palácio. O rei assassina cada jovem com quem se casa.

Uma certa aurora foi a vez de Shiva, amiga de Sherazade. Foi por isso que ela se ofereceu como noiva voluntária ao rei Khalid.

Adentrando o palácio, ela encontrou um jeito de retardar seu dia fatal. À noite, em seus aposentos, ela contava uma história despertando a curiosidade dele, e como sempre ficava sem terminar, o tempo ia passando… A ideia de Sherazade era ter tempo para conhecer melhor o rei e suas dependências para traçar um plano para vingar a morte de sua amiga.

Aos poucos, com a proximidade do rei, ela descobre que por trás do assassino há um homem disposto a ouvi-la.

Sente compaixão pelo déspota que roubou a vida de tantas jovens, deixando suas famílias na mais completa amargura.

Ela estava gostando dele e isso dificultava a perigosa empreitada  a que se propôs ao  entrar no palácio real.

“Ódio, Justiça. Retribuição. Como você disse, vingança não trará de volta o que eu perdi. O que você perdeu. E tudo o que temos agora. E a promessa de fazer melhor. Pela primeira vez, Sherazade  permitiu-se olhar sem pressa para cada faceta dele, sem medo de que sua mente aguçada rasgasse o voal e o ouro.”

“Onde estava a determinação, a armadura de aço que construíra para si mesma havia tão pouco tempo?”

Por outro lado, havia  Tariq, um jovem apaixonado por sherazade a quem ela deixara para trás. Ele tenta fazer uma revolução para salvar o povo da tirania do déspota do poder- o rei Khalid. Isso sem contar que sua amada estava nas mãos do tirano.

”O menino que reduzira sua vida a cinzas, apenas para refazer o mundo diferente de tudo o que ela conhecia. Amanhã ela se preocuparia com a lealdade. Amanhã se preocuparia com a traição.”

Uma leitura imperdível para os leitores que já eram fãs do clássico e para os que ainda não conheciam. A autora nos deixa presos à fascinante narrativa, é impossível largar o livro.

O segundo livro da série – The Rose & the Dagger – está há semanas na lista dos 10 mais vendidos ( jovem adulto) do NY Times.

A capa é linda, a diagramação é agradável à leitura.

Recebi um kit lindo!!!! da editora Globo

A almofadinha é muito fofa 😀

Série A fúria e a aurora

1- A fúria e a aurora (2016) – The Wrath & the Dawn (2015);

0,25 -The Moth & the Flame (2016)*;

0,5 – The Crown & the Arrow (2016)*;

1,5-The Mirror & the Maze (2016)*;

2- The Rose & the Dagger (2016).

*contos

CAPA, FICHA TÉCNICA, SINOPSE

furia - aurora

A fúria e a aurora

The Wrath & the Dawn

Renée Ahdieh

ISBN: 9788525060358
Editora: Globo
Número de páginas: 336
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2016
Tradução: Fabienne Mercês

SINOPSE

Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado.

Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga.

Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro em:

Amazon

Buscapé

Previous Ana Cristina Cesar é a homenageada da Flip @cialetras
Next Neil Peart - O ciclista mascarado @belasletras #resenha

18 Comments

  1. Rosana Gutierrez
    08/09/2016

    Oi Camis, é uma releitura juvenil das mil e uma noites, bem legal, viu. Vc vai gostar bjs

  2. Oi, Rô.
    Eu já tinha visto o livro nas livrarias, mas não tinha ideia de qual era o tema da história!
    Fiquei curiosa agora!
    beijos
    Camis

  3. Avatar
    23/07/2016

    Olá!
    Toda vez que vejo esse livro fico com uma vontade louca de lê-lo. Além da capa ser linda a história me cativou desde que li a primeira resenha. Achei uma história inovadora e envolvente.
    Amei a sua resenha e espero poder ler o livro em breve.
    Beijinhos!

  4. Avatar
    18/07/2016

    Esse livro é tudo o que eu quero na minha estante agora. Acho esse enredo tão maravilhoso, quero muito ler!

    http://laoliphant.com.br/

  5. Avatar
    12/07/2016

    Oi, linda
    Realmente, um lançamento lindo da Editora Globo, amei essa capa sensacional e além do conteúdo ser de ficção que adoro. Já foi selecionados para minha lista Enorme de desejados.
    Com você citou na sua resenha : É impossível largar o livro.
    Muitos Livros e Sucesso!
    Beijos!

  6. Avatar
    Daya Maciel
    11/07/2016

    Oi,
    Não conhecia o livro, mas fiquei muito curiosa sobre a história.
    Eu amo um clássico, então com certeza devo gostar.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

  7. Avatar
    11/07/2016

    Olá,
    Estou louca para ler esse livro, a história parece ser bem interessante e eu amo esse tipo de livro. Eu não sabia que era uma série, eu podia jurar que era um livro único. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

  8. Avatar
    11/07/2016

    Oie!
    Eu não ocnhecia esse livro, a capa é absulutamente fantastica e o enredo em si parece ser tão incrível quanto!
    Adorei a sua resenha e já acrescentei esse livro a minha lista de desejados haha

    beijos
    Mayara

  9. Avatar
    Iris Pereira
    10/07/2016

    Oi,
    Estava com medo da narrativa do livro ser chata, mas a sua resenha me animou! Quero muito conhecer melhor a hist da Sherazade e do seu rei “cruel”.
    A Globo Alt tem arrasado em seus lançamentos!! Esse kit é a coisa mais fofa!!
    Bjs!

  10. Avatar
    Kamila Villarreal
    10/07/2016

    Olá!

    Não curto literatura árabe, então não é uma leitura que me prenderia a atenção. Mas gostei da sua resenha e desse kit lindo, ainda mais com essa almofada que dá pra ver que é fofa mesmo!

  11. Rosana Gutierrez
    10/07/2016

    Olá Antonia, assim como As Mil e uma noites são vários volumes, acredito que seja a mesma linha que a autora está criando. 🙂

  12. Rosana Gutierrez
    10/07/2016

    Olá Alessandro! É baseado, uma releitura para público jovem (YA) assim como muitos livros que se inspiram em grandes clássicos.
    As Mil e uma noites é originalmente um livro adulto, com passagens bem fortes, que foi já atenuado ao ser publicado aqui no ocidente.
    A autora Renée Ahdieh escreveu uma história bem legal. Pode ler que vc vai gostar. 🙂

  13. Avatar
    09/07/2016

    Não conhecia o livro e gostei muito da sua resenha. Fiquei muito empolgado para ler.
    Gostei muito da capa também, esse tem que ser físico e não em ebook rs
    Abraços

  14. Avatar
    09/07/2016

    Olá, eu não conhecia esse livro, é uma releitura de As Mil e Uma Noites, ou é uma história diferente baseado nessa obra? Na segunda hipótese, tudo bem é uma ideia válida e deve ser interessante. Porém, se for a mesma história, me desculpe o autor mas esse tipo de adaptação pra deixar a história mais acessível é falta de originalidade para mim. A capacidade de criar histórias do ser humano é infinita, então ao recontar uma história que já existe, o autor está apenas sendo preguiçoso e fazendo um plágio (embora não seja ilegal pela história já ter entrado em domínio público).

    Bem, mas a resenha está muito boa, parabéns!

    Abraços!

  15. Avatar
    08/07/2016

    Olá,

    A capa é simplesmente uma leveza e simplicidade pura.
    Eu tenho dois livros(duas edições) das Mil e uma noite e vira e mexe estou relendo, porque sou encantada pela sagacidade e criatividade da personagem.

    Beijos!

  16. Avatar
    08/07/2016

    Esse livro tem sido muito bem comentado e estou muito curiosa com ele. Gostei de ver os pontos mencionados aqui na resenha e acredito que vou gostar muito da leitura. Não vejo a hora de comprar e ler logo para mtar a curiosidade.

  17. Olá Rosana!!!
    A capa desse livro está belíssima e está aí que eu não sabia que era inspirado na história da Sherazade o livro.
    E não sabia também, que ele seria uma série mas é cada um uma história diferente ou é os mesmos personagens??
    Adorei a resenha 🙂

  18. Avatar
    08/07/2016

    Oi..Este blog está sempre é surpreendedo…queria ler esse livro desde que o vi pela primeira vez…..mas não sabia que tinha mais??

    ? adorei saber disso. ..

    Ótima resenha ?como sempre ?

    ? ? Bjs ? ?

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)