Luiz Scarpino Junior – Sérgio Moro O homem, o Juiz e o Brasil #resenha @Novo_Conceito


Olá!
Confira fira a resenha do livro Sérgio Moro ,O Homem, o Juiz e o Brasil, do autor Luiz Scarpino Junior. Recebi o livro pela parceria com a editora Novo Conceito.

Este livro faz uma trajetória sobre  a vida do juiz  federal Sérgio Moro desde a sua infância em Maringá, no Paraná, até seu ingresso no cenário jurídico, bem como sua brilhante atuação na Operação Lava Jato. O autor traça considerações sobre o que se espera após a Lava Jato.

É um livro escrito de forma didática e fácil de entender. Está dividido em três partes: o juiz Moro, a Operação Lava Jato e o que se espera pós – Lava Jato

Aos 24 anos vai a Curitiba como juiz na sede da Justiça Federal. 

No exterior participou de programas de especialização relativos a crimes financeiros. De volta ao Brasil, atuou  nas investigações de casos de corrupção como foi o Banestado, “um dos maiores roubos aos cofres públicos”; o Farol da Colina (desdobramento do Banestado); o Mensalão; a Operação Fênix (caso do traficante Fernandinho Beira – Mar) e a Lava Jato (sinônimo de esperança do Brasil).

O autor nos informa que foi Sérgio Moro um dos primeiros juízes a utilizar na investigação “a delação premiada”.

A Operação Mãos Limpas na Itália, uma das maiores operações anticorrupção serviu de inspiração para a Lava Jato.

Uma investigação numa pequena empresa em Londrina foi o pontapé inicial que levou a Polícia Federal à maior investigação de corrupção  envolvendo a casta parlamentar da capital do país.

O autor, entre tantas outras valiosas informações, nos aponta a origem do nome “Lava Jato” por fazer referência a soma de dinheiro público, infelizmente, desviado e lavado rapidamente.

Uma obra pública necessita de licitação para a contratação, então os diretores das empreiteiras através de carteis, atravessavam tudo obrigando a estatal aceitar os preços superfaturados. O rodízio combinado entre elas camuflava tudo. “Os agentes eram subornados com as propinas pagas através dos operadores financeiros ligados às empreiteiras. 6,2 bilhões saíram da Petrobrás”.

A lava Jato está perto de da trigésima fase e pode prosseguir à medida que as investigações prosseguem.

Ela investiga empresários, parlamentares e pessoas com cargos públicos resultando, como se espera, condenações. A Lava Jato é importante, politicamente falando,  uma vez que obteve o aval do presidente interino  para a sua continuidade. Muita coisa ainda virá  à tona.

O juiz Moro (como não é de estranhar )é alvo de críticas, mas é sério no trabalho e, como lhe disseram colegas – “um sujeito preparado e talhado para tomar as mais difíceis decisões.”

 Em fim os resultados da Lava Jato surpreendem as pessoas que veem no juiz uma pessoa capaz de abrir caminho para início de  um processo de reestruturação ético – sócio – político do qual o país necessita.

 À medida que se avança na leitura do  livro do professor Luiz Scarpino, vai se inteirando de tudo o ocorre nos bastidores da política e da  economia, e isso mexe com a gente. É ilusão pensar que a corrupção vai acabar, mas as pessoas, com certeza, vão estar mais atentas na hora de escolher seus representantes no governo.   O apoio da sociedade é muito importante para a continuidade do trabalho do judiciário, pois o incentivo será um reforço positivo neste momento único para todos nós.

Este livro, com tão valiosas informações, não deveria ficar restrito nas mãos de uns poucos, deveria ultrapassar a porta da escola, pois é de lá que sai o cidadão!

Capa, ficha técnica, sinopse

Sérgio Moro ,O Homem, o Juiz e o Brasil

Luiz Scarpino Junior

ISBN:9788581638454
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 208
Encadernação: Brochura
Formato: 16X 23 cm
Ano Edição: 2016

Sinopse

Conheça a vida de Sérgio Moro, desde a infância em Maringá até a trajetória acadêmica, a participação nos programas promovidos pelos Estados Unidos sobre lavagem de dinheiro, as inspirações, além das amizades que construiu ao longo dos anos e como veio a se tornar juiz federal. Você perceberá que o juiz Sérgio Moro, durante sua carreira , conduziu outros grandes casos de combate a corrupção no Brasil, como o Escândalo do Banestado, o Farol da Colina e o Mensalão, antes mesmo de comandar a operação Lava Jato, o esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro que envolveu a Petrobrás e trouxe enormes perdas para o país. Nesse importante momento histórico, você notará que Sérgio Moro é hoje a figura mais representativa em um processo de evolução que virou sinônimo de esperança para o povo, além de se tornar um símbolo que abre a possibilidade de darmos um salto ético e crer que dias melhores estão por vir na nação brasileira.
Boa leitura

See ya

Rosana Gutierrez

*O livro é uma biografia. A resenha não é opinião política. Não fazemos qualquer post político no Livrólogos. 

Comentários com teor político serão apagados. Este é um blog literário e não de defesa ou crítica política   *

Previous Gregg Hurwitz - Órfão X #resenha @PlanetaLivrosBR
Next Melissa Hill - Um presente da Tiffany @intrinseca #resenha

15 Comments

  1. Avatar
    20/09/2016

    Ola!!
    Sem sombra de dúvidas, Sérgio Moro é o cara, o livro não é algo que eu goste e nem o meu tipo de leitura, biografias são um problema para mim.

    beijos
    Mayara

  2. Avatar
    20/09/2016

    Hello! Tudo bem?
    Livro super indicado por mtas pessoas, eu fiquei animada a ler e saber mais sobre os assuntos.
    Sérgio Moro é um nome bem forte e seria interessante saber mais sobre ele.
    Boa dica de leitura.
    Beijos

  3. Avatar
    20/09/2016

    Entendo vc bem.
    Bj

  4. Bom, desde que comecei a entender o que se passa na TV na adolescência vejo corrupção e roubalheira, assim como todo cidadão. A corrupção me dá nojo e me deixa cheia de raiva, é muita roubalheira, muita cara de pau, são leis que não ajudam em nada e que só ferra os menos necessitados,é tanta coisa que nem caberia nesse comentário, porque pra mim justiça só serve para quem nunca fez nada e acaba deslizando e se ferrando, porque pra político e bandidos , ela não serve. Enfim, odeio discutir e ouvir falar sobre política, porque vejo tanta coisa que pqp, a gente acaba se sentindo de mãos atadas, já que nem passeatas surtem efeitos(apesar de muitos acharem que sim). Enfim, política? Passo longe, Votar? Odeio, por isso anulo todas as vezes.(apesar de muitos criticarem, mas toco o fd e pronto). Não sei se leria o livro, mas é bem provável que não. Mas sim, como você disse, é uma boa escolha para s jovens lerem na escola e quem sabe assim saírem de lá com cabeças e pensamentos melhores e quem sabe com uma fé a mais no futuro e ter aquele gás para tentar fazer um mundo melhor, porque eu sinceramente, já desisti disso. PS: Desculpe o #comentáriodesabafo,hahaha, mas esse assunto me irrita demais.

    bjs

  5. Oie
    esse não é o tipo de livro que leria mas bem legal seu post e boa dica para quem curte o assunto

    Beijos

  6. Avatar
    17/09/2016

    Li esse livro há alguns dias e gostei bastante, sou muito preguiçosa para acompanhar notícias então me ajudou bastante a me inteirar sobre a Lava jato e conhecer um pouco do Moro também. Claro que ele é apenas um entre muitos envolvidos, mas meio que se tornou um símbolo da luta contra a corrupção.

  7. Avatar
    Kamila Villarreal
    16/09/2016

    Olá!

    Se ele não encerrou a operação, qual a necessidade de escrever uma biografia? Não discuto política, mas sei que essa operação nem esse livro adiantarão de alguma coisa, o povo ainda não aprendeu a votar.

  8. Avatar
    15/09/2016

    Muito bom saber de livros com um tema tão atual e importante na nossa história. Normalmente biografias não são meu estilo de leitura, mas pela sua resenha fica claro que o livro é mais que isso. É também a uma aula e informativo. Fiquei interessada em adquirir.
    Bjs

  9. Avatar
    15/09/2016

    Oie
    Então eu evito muito discutir sobre politica (na verdade qualquer assunto polemico) por ter opiniões muito fortes.
    Eu acompanhei por todas as vias que consegui a operação lava jato e acredito que o Sergio moro irou esse heroi nacional pis não teve medo de futucar a ferida tanto dentro do “governo” como fora não importando o partido.
    Eu fico bem curiosa para fazer a leitura desse livro adorei sua resenha e espero que aconteçam outras prisões por ai fico tão feliz quando isso acontece.
    Quanto ao que você falou a corrupção não vai acabar o que tem que acabar é a sociedade ficar só esperando que ela acabe ou deixando os politicos fazerem o que tiverem vontade no pais por estarem lá em cima onde aparentemente são intocáveis o que a Federal fez foi isso tocou onde quase ninguem queria tocar.
    Boa resenha
    Mary Reis

  10. Olá,
    Sinceramente, não tenho nenhum pingo de vontade ou mesmo curiosidade sobre a obra.
    Sou bem desligada da política (sei que não deveria) e não acompanho nada em relação a esses trambiques que ocorrem para não ficar com raiva.
    Mas como ainda não acabou a operação, tenho a impressão de que a obra esta inacabada. Pelo menos o juiz esta tentando colocar ordem na casa.

  11. Olá.
    O livro não chamou minha atenção, ainda mais se é um livro escrito de forma didática, acho que não funcionaria comigo mesmo você dizendo que é fácil de entender.
    Infelizmente passo a dica dessa vez.

  12. Avatar
    14/09/2016

    Olha eu sou o contrário do gênero, porque não curto muito esses assuntos embora seja bastante importante, ainda mais pelas coisas que estào ocorrendo em nosso país atualmente, mas mesmo assim não é algo que leria sabia? Eu acho que é muita dor de cabeça. Mas mesmo assim gostei do seu ponto de vista e de como tu falou sobre tudo.

  13. Avatar
    14/09/2016

    Acho ele ótimo, mas não leria um livro desses. Na verdade não sou de ler biografias… Mas, mesmo assim, pra quem curte política deve ser uma leitura interessante.
    Bjo

  14. Avatar
    12/09/2016

    Oi, Rosana, tudo bem?
    Confesso que não costumo ler esse tipo de livro. Não sei, a leitura de biografias nunca prende minha atenção.
    Mas, por outro lado, por não se tratar de um tema tão atual e importante, um tema que deveria ser de conhecimento geral…. bem, acho que vale a pena fazer um esforço. Imagino a quantidade de informações que deveriam ser de conhecimento geral e não são.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda

  15. Avatar
    12/09/2016

    Olá
    Eu sou uma das pessoas que apoiam a Lava-Jato integralmente, e concordo com o professor quando ele fala que a corrupção não vai acabar, mas pelo menos a operação está fazendo com que o povo olhe melhor para seus representantes, quem sabe assim vamos acabando com a cultura do “Rouba mas Faz”, quem rouba, rouba.
    Só tenho uma ressalva, como a operação ainda não acabou, fica um pouquinho a impressão de obra inacabada =/ mas sim vontade de ler por causa dos bastidores de toda a operação.

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)