Olá!
Confira fira a resenha do livro Sérgio Moro ,O Homem, o Juiz e o Brasil, do autor Luiz Scarpino Junior. Recebi o livro pela parceria com a editora Novo Conceito.

Este livro faz uma trajetória sobre  a vida do juiz  federal Sérgio Moro desde a sua infância em Maringá, no Paraná, até seu ingresso no cenário jurídico, bem como sua brilhante atuação na Operação Lava Jato. O autor traça considerações sobre o que se espera após a Lava Jato.

É um livro escrito de forma didática e fácil de entender. Está dividido em três partes: o juiz Moro, a Operação Lava Jato e o que se espera pós – Lava Jato

Aos 24 anos vai a Curitiba como juiz na sede da Justiça Federal. 

No exterior participou de programas de especialização relativos a crimes financeiros. De volta ao Brasil, atuou  nas investigações de casos de corrupção como foi o Banestado, “um dos maiores roubos aos cofres públicos”; o Farol da Colina (desdobramento do Banestado); o Mensalão; a Operação Fênix (caso do traficante Fernandinho Beira – Mar) e a Lava Jato (sinônimo de esperança do Brasil).

O autor nos informa que foi Sérgio Moro um dos primeiros juízes a utilizar na investigação “a delação premiada”.

A Operação Mãos Limpas na Itália, uma das maiores operações anticorrupção serviu de inspiração para a Lava Jato.

Uma investigação numa pequena empresa em Londrina foi o pontapé inicial que levou a Polícia Federal à maior investigação de corrupção  envolvendo a casta parlamentar da capital do país.

O autor, entre tantas outras valiosas informações, nos aponta a origem do nome “Lava Jato” por fazer referência a soma de dinheiro público, infelizmente, desviado e lavado rapidamente.

Uma obra pública necessita de licitação para a contratação, então os diretores das empreiteiras através de carteis, atravessavam tudo obrigando a estatal aceitar os preços superfaturados. O rodízio combinado entre elas camuflava tudo. “Os agentes eram subornados com as propinas pagas através dos operadores financeiros ligados às empreiteiras. 6,2 bilhões saíram da Petrobrás”.

A lava Jato está perto de da trigésima fase e pode prosseguir à medida que as investigações prosseguem.

Ela investiga empresários, parlamentares e pessoas com cargos públicos resultando, como se espera, condenações. A Lava Jato é importante, politicamente falando,  uma vez que obteve o aval do presidente interino  para a sua continuidade. Muita coisa ainda virá  à tona.

O juiz Moro (como não é de estranhar )é alvo de críticas, mas é sério no trabalho e, como lhe disseram colegas – “um sujeito preparado e talhado para tomar as mais difíceis decisões.”

 Em fim os resultados da Lava Jato surpreendem as pessoas que veem no juiz uma pessoa capaz de abrir caminho para início de  um processo de reestruturação ético – sócio – político do qual o país necessita.

 À medida que se avança na leitura do  livro do professor Luiz Scarpino, vai se inteirando de tudo o ocorre nos bastidores da política e da  economia, e isso mexe com a gente. É ilusão pensar que a corrupção vai acabar, mas as pessoas, com certeza, vão estar mais atentas na hora de escolher seus representantes no governo.   O apoio da sociedade é muito importante para a continuidade do trabalho do judiciário, pois o incentivo será um reforço positivo neste momento único para todos nós.

Este livro, com tão valiosas informações, não deveria ficar restrito nas mãos de uns poucos, deveria ultrapassar a porta da escola, pois é de lá que sai o cidadão!

Capa, ficha técnica, sinopse

Sérgio Moro ,O Homem, o Juiz e o Brasil

Luiz Scarpino Junior

ISBN:9788581638454
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 208
Encadernação: Brochura
Formato: 16X 23 cm
Ano Edição: 2016

Sinopse

Conheça a vida de Sérgio Moro, desde a infância em Maringá até a trajetória acadêmica, a participação nos programas promovidos pelos Estados Unidos sobre lavagem de dinheiro, as inspirações, além das amizades que construiu ao longo dos anos e como veio a se tornar juiz federal. Você perceberá que o juiz Sérgio Moro, durante sua carreira , conduziu outros grandes casos de combate a corrupção no Brasil, como o Escândalo do Banestado, o Farol da Colina e o Mensalão, antes mesmo de comandar a operação Lava Jato, o esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro que envolveu a Petrobrás e trouxe enormes perdas para o país. Nesse importante momento histórico, você notará que Sérgio Moro é hoje a figura mais representativa em um processo de evolução que virou sinônimo de esperança para o povo, além de se tornar um símbolo que abre a possibilidade de darmos um salto ético e crer que dias melhores estão por vir na nação brasileira.
Boa leitura

See ya

Rosana Gutierrez

*O livro é uma biografia. A resenha não é opinião política. Não fazemos qualquer post político no Livrólogos. 

Comentários com teor político serão apagados. Este é um blog literário e não de defesa ou crítica política   *