Arthur Conan Doyle – O livro de Moriarty


moriarty

Olá!

Confira a resenha d’O livro de Moriarty, de Arthur Conan Doyle.

O livro de Moriarty é uma coletânea composta de 6 histórias . A tradução e introdução e notas de rodapé foram feitas por José Francisco Botelho – jornalista, escritor e mestre em Letras pela UFRGS.

Sherlock Holmes é o detetive mais famoso dos romances policiais, sendo inspiração para livros, filmes e muitas adaptações de séries para tv.

As histórias de Sherlock Holmes sempre são narradas pelo Dr Watson, fiel amigo e biógrafo de Sherlock Holmes. O livro reúne contos onde o professor Moriarty aparece ou é citado.

Para quem ainda não sabe, professor Moriarty é o arqui inimigo de Holmes e tão brilhante quanto nosso detetive. Ele é um gênio do crime, chamado por Holmes de “Napoleão do crime”.

O problema final, é a primeira vez que Moriarty aparece em uma história de Holmes, tanto que é o primeiro conto do livro. Nele Holmes e Moriarty num embate violento, brigam e caem do alto de uma catarata.
Nas outras histórias Moriarty aparece como uma sombra, em alusões e citações, mas não aparece de fato.

Imperdível para quem quer começar a ler as histórias de Sherlock Holmes e conhecer seu arqui inimigo, e também para quem já é fã.

A capa remete a livros antigos – é uma tela do parlamento  – muito apropriada ao clima das tramas. Diagramação agradável à leitura.

Capa, ficha técnica, sinopse

moriarty

O livro de Moriarty

The book of Moriarty

Arthur Conan Doyle

Sinopse

O Napoleão do crime. É assim que Arthur Conan Doyle define o professor James Moriarty, arquirrival de Sherlock Holmes e um dos grandes vilões da literatura universal. Não há crime em Londres, do mais banal dos roubos ao mais terrível dos assassinatos, que não tenha sua mão. Na obra de Doyle, Moriarty aparece como uma sombra: raramente o protagonista de uma história, sempre atrás das cortinas, em breves menções e alusões. Este volume reúne todas as histórias de Sherlock Holmes em que o professor dá as caras. São cinco contos e um romance que mostram a construção deste que acabaria se tornando um modelo de vilão e o personagem mais emblemático de Doyle depois do seu rival Sherlock Holmes e de James Watson.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

Previous Marie Lu - Sociedade da Rosa @EDITORAROCCO #RESENHA #RoccoJovensLeitores
Next BASTIDORES LITERÁRIOS - Um Novo Paradigma no Mercado Editorial

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)