globo fev 2017

Olá!

Confira os lançamentos da Globo

– Led Zeppelin – Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra, de Mick Wall

Nesta biografia considerada o relato definitivo da carreira meteórica de um dos fundadores da música pesada, o lendário jornalista de rock Mick Wall reúne entrevistas realizadas com os membros do Led Zeppelin ao longo de mais de quatro décadas, uma vasta pesquisa em jornais e revistas, consultas a profissionais e amigos que também fizeram a história da banda e suas próprias recordações de shows e turnês para compor um retrato vívido, muitas vezes polêmico, mas assustadoramente real dos gênios do rock’n’roll que até hoje influenciam gerações de músicos e fãs.

 

– O primeiro e o último verão, de Letícia Wierzchowski (Globo Livros)

Escrito por Letícia Wierzchowski, autora de A casa das sete mulheres, O primeiro e o último verão conduz o leitor a reflexões sobre episódios vividos por Clara no passado durante um verão inesquecível na praia de Pinhal. Aos catorze anos, a garota se apaixonou e deu o primeiro beijo, mas foi também quando começou a descobrir todas as preocupações e decepções que existem nas relações de amor. No livro, a personagem revela como conheceu o amor e a morte, e viveu toda a dor e a poesia que há em deixar a inocência da infância para crescer, um processo melancólico e doloroso para todos nós.

– O progresso do amor, de Alice Munro (Biblioteca Azul)                                                              

Em O progresso do amor, Alice Munro, vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2013, volta a oferecer aos seus leitores a simplicidade e a maestria que renderam o reconhecimento extraordinário à sua escrita.

Uma mulher divorciada que retorna para a casa de sua infância, onde ligações profundas se confrontam com a memória de seus pais. O cuidado dos adultos com as crianças e a fragilidade que permeia a relação com a verdade entre pais e filhos. Um jovem rapaz que, ao se lembrar de um aterrorizante incidente da infância, tem um embate com a responsabilidade que assumiu pelo seu desafortunado irmão caçula. Um homem leva a namorada a uma visita à sua ex-esposa, apenas para se sentir próximo novamente de sua parceira distante.

Nesses e em outros contos, Alice Munro prova mais uma vez ser uma sensível e apaixonada cronista de nosso tempo. A partir dos laços entre os sujeitos e das memórias desses laços ergue-se uma narrativa incisiva, de poética cortante, fazendo do livro uma coleção de retratos íntimos e labirínticos de vidas comuns que revelam muito sobre nós mesmos, sobre nossas escolhas e nossas experiências amorosas.

 

– Heróis à vista, de Márcio Araújo (Globinho)

Heróis à vista transmite às crianças a importância do compromisso com a cidadania por meio de uma história de cumplicidade e esperança entre uma garotinha e seu cão-guia. Escrito por Márcio Araújo e com ilustrações de Guilherme Alvernaz, a publicação foi inspirada em Boris, cão-guia de Thays Martinez, idealizadora do livro e protagonista no processo de elaboração e aprovação da lei que autoriza o trânsito livre desses animais por todo o Brasil. Thays – autora de Minha vida com Boris, publicado em 2011 pela Globo Livros –  é fundadora do Instituto IRIS, organização que é uma das pioneiras no Brasil na difusão do cão-guia como facilitador do processo de inclusão da pessoa com deficiência visual.

Voltado para o público infantil, Heróis à vista conta a história de Boris, um cãozinho que desde pequeno sonhava em ser herói assim como seu pai e sua avó, o que significava tornar-se um cão-guia. Depois de enfrentar desafios, como ficar longe da família, e um treinamento pesado, Boris finalmente ganha a missão de ser o guia de Luiza, uma garotinha cega com muitas habilidades e a vontade de ser detetive e viver muitas aventuras pelo mundo.

 

– Mentes e manias, de Ana Beatriz Barbosa Silva (Principium)

A Globo Livros lança, pelo selo Principium, a edição revista e ampliada de Mentes e manias – TOC: transtorno obsessivo-compulsivo, da dra. Ana Beatriz Barbosa Silva. Com mais de 2 milhões de livros vendidos entre eles Mentes Perigosas, Mentes depressivas e Mentes Inquietas, lançamentos da Globo Livros – a aclamada escritora é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais e realiza palestras e consultorias em todo o país.

O livro chama atenção para preocupações excessivas com limpeza ou organização, obsessão por segurança ou simetria e repetições. São detalhes que parecem sem sentido, mas podem indicar um problema mais comum e delicado do que se imagina, afirma a autora. O transtorno obsessivo-compulsivo acomete cerca de 2,5% da população mundial e é considerado um transtorno de ansiedade grave, que requer diagnóstico precoce e tratamento preciso.

 

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez