Por Gianpaolo Celli, consultor do ALITERAÇÃO SERVIÇOS EDITORIAIS

Como o Aliteração tem recebido diversas mensagens questionando a respeito de Leitura Crítica nestas últimas semanas e normalmente as mesmas dúvidas surgiram, eu resolvi ao invés que só comentar a respeito do mercado falar um pouco destas questões, pois creio que as mesmas devem ser dúvidas que você, escritor que está começando, também pode ter.

A situação normalmente é assim: você terminou seu original e já está pensando em enviá-lo as editoras para tentar uma publicação. No entanto verificando sites especializados ou conversando com outros escritores nas redes sociais você descobre a respeito da Leitura Crítica e de sua importância, mesmo assim não tem certeza do que é e se vale o valor que normalmente os profissionais estão cobrando. Vamos às questões, então:

– O que é Leitura Crítica?

É uma leitura feita por um profissional do mercado que busca os pontos fracos do texto. Falhas que podem até passar despercebidas por um leitor desatento, mas não por um editor.

FALA SÉRIO! Evidente que as colocações do leitor crítico não são influenciadas por seu gosto pessoal, mas focando aspectos como a inovação e a criatividade da ideia em si e de sua apresentação na obra em questão; construção dos personagens, considerando aspectos como arquétipos ou estereótipos, e se haverá empatia do leitor; verossimilhança da história e do universo no qual ela passa; ritmo e apresentação da trama e sua estrutura, averiguando o interesse e a clareza do enredo e de sua apresentação ao longo de toda a narrativa; com os diálogos estão sendo apresentados; adequação ao público-leitor; como as ferramentas usadas para manter o interesse do leitor, como Ponto de Vista (PDV), de Observação (PDO), cena e sequência, dilemas, confrontos, revelações e pontos de tensão (cliffhangers) estão sendo utilizados; e finalmente a apresentação final do projeto.

Em cima disso são elaborados relatórios, semelhantes ao enviado para você, embora bem mais detalhados, apresentando as características positivas e negativas da obra, realçando assim suas qualidades e melhorando com isso seu potencial de publicação.

– Por que você (ou seu original) precisa disso?

Dependendo do tamanho da editora de 30 a 300 originais normalmente chegam ao mês para analise (sem contarmos os que as editoras buscam no exterior). Para que o seu se diferencie dos demais e chame a atenção da equipe editorial ele deve estar o mais profissional possível. Assim, antes de ser enviado, todo original deveria passar pelas mãos de profissionais gabaritados de modo aumentar seu potencial de publicação.

– Mas quanto custa o serviço?

FALA SÉRIO! Essa não é a pergunta correta. A pergunta correta é: quanto esse serviço vai me economizar de dinheiro?

Não entendeu? Bom, vamos lá! O valor de seu investimento irá variar de acordo com o tamanho do original. O trabalho é, afinal de contas, calculado por lauda trabalhada. Mesmo assim considere que a leitura crítica de um romance possa variar entre R$ 750,00 a R$ 1.500,00 reais.

Achou muito? Pode acreditar que é muito menos do que custa publicar seu livro por demanda, que normalmente é dez vezes esse valor!

– Por que contratar uma leitura crítica agora?

Bom, o mercado é algo fluído, tanto variando com a economia como com as tendências do mercado internacional. Apresentar uma distopia agora pode ser uma boa, um livro de vampiros talvez não. Então, deixar seu original pronto para ser apresentado é melhor do que deixar a onda passar e quem sabe nem conseguir publicá-lo.

– No que nós podemos ajudar?

A equipe do Aliteração conta com profissionais que, além de se manterem conectados com o que está acontecendo no mundo literário editorial, têm quase 40 anos de mercado editorial, como escritores, organizadores e editores! Com trabalhos em 20 editoras diferentes, entre elas a Abril, Três, Record e Mythos! Com 44 livros, sendo seis romances e histórias curtas publicadas em outros 15 livros.

– Finalmente, por que você quer isso?

FALA SÉRIO! Você quer seu livro publicado, não quer? Então faça a leitura crítica de seu original e passe a fazer parte dos escritores publicados!