[Bastidores literários]O que o escritor deve fazer quando estiver “entre livros”?


Apesar de não parecer, este é um assunto bastante polêmico. Eu mesmo já comentei a respeito diversas vezes, mostrando tanto o lado positivo, como o negativo do que é necessário que o escritor faça para se manter na memória de seu público. Mesmo assim, positivo ou negativo, ele deve ser considerado caso você queira começar ou manter uma carreira como escritor.

Recordo-me de um profissional com o qual conversei há uns oito ou nove anos que comentava que para se tornar um profissional, aumentar o número de leitores e não ser esquecido o escritor deveria publicar ao menos a cada dois anos. FALA SÉRIO! De lá para cá essa exigência aumentou e muito!

Já vi editor comentar que o livro deveria começar na internet. Eu discordei na época e ainda não concordo. Para mim todo projeto começa na mente do escritor, mesmo assim é evidente que é necessário interagir com seu leitor. Já faz tempo que ficar recluso, não dar entrevistas e não promover lançamentos ou palestras deixou de ser estratégia de marketing. Atualmente fazer isso é dar um tiro no próprio pé. Mesmo assim FALA SÉRIO! É preciso ter o cuidado de pesar suas atividades, para que ao invés de escritor você não se torne, por exemplo, um vlogueiro. Afinal, criar vídeos no youtube pode tomar tempo. Como fazer então?

Se faça conhecido nas redes sociais. Participe de conversas, discussões a respeito de literatura, em especial sobre o gênero que você escreve. FALA SÉRIO!Eu me recordo que quando decidi começar a escrever a primeira coisa que fiz foi procurar listas de discussão de e-mail (naquela época redes sociais mal tinham começado).

Apresente contos, mesmo que pequenos, de modo que as pessoas conheçam seu estilo! Eu me lembro de que antes de publicar minha primeira historia, uma noveleta de terror no livro Necrópole – Histórias de Vampiros, em meados de 2004, eu e os demais autores começamos com um fanzine com distribuição física e um digital chamado Necrozine. Todos os contos atualmente estão na plataforma de publicação digital Wattpad, onde estão liberados para serem lidos de graça, criando inclusive uma base de leitores para minhas futuras publicações.

Converse com sua editora para que eles liberem as primeiras páginas de seu livro para chamar atenção dos leitores. Veja se você mesmo pode fazer isso nas plataformas de publicação gratuita. Se o leitor se interessar pelo começo de sua obra, existe uma chance dele se interessar e comprar o livro. Junte isso com a divulgação em redes sociais e você terá uma boa plataforma de marketing para seu livro.

Uma dica que eu vi num manual criado por um escritor que começou nestas plataformas de publicação gratuita e agora é publicado internacionalmente é de não se esquecer de sempre responder aos seus leitores. FALA SÉRIO! A interação é uma excelente ferramenta de divulgação.

Finalmente, se existe essa interação entre você e seus leitores, apresente a eles, e ao mundo consequentemente pequenas partes, dicas e pegadinhas a respeito de sua próxima obra. Assim você não só chamará a atenção, como aguçará a curiosidade deles, e isso pode ser uma excelente arma de divulgação e marketing.

Converse com booktubers e blogueiros literários e veja se há interesse em apresentar seu livro para os seguidores deles. Inclusive, não fique só na internet. Verifique se há eventos temáticos ou de interesse de seu público e veja a chance de estar lá e conversar com eles. FALA SÉRIO! A presença física do autor pode ser o empurrão que as pessoas precisam para comprar seu livro.

Finalmente eu retorno ao que já falei acima, pois creio que é muito fácil se perder na rede digital ou mesmo em encontros e eventos temáticos. FALA SÉRIO! Antes de tudo seu trabalho é escrever… Boa sorte!

Previous John Green - Tartarugas até lá embaixo @intrinseca #resenha
Next John Green - Quem é você Alasca @intrinseca #resenha

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)