Tali Sharot – A mente influente @editorarocco #resenha


mente-influente

Olá!

Confira a resenha do livro A mente influente, da neurocientista Tali Sharot. Publicado pela Rocco

“O que o cérebro revela sobre nosso poder de mudar os outros”.

Passamos o tempo todo tentando influenciar os outros mas nem sempre usamos o comportamento eficaz para isso. A mente trabalha de formas estranhas e a autora através de pesquisas mostra isso.

Estamos sempre expostos a influencias ocultas, boas ou más e o livro ajuda a identificar. Nessa era digital com câmeras e internet, ficamos ainda mais expostos.

A perda de controle, sair da zona de conforto é perturbadora. Não importa o quão abertos nos consideremos, todos temos fortes crenças que às vezes são difíceis de reconhecer – e mais difíceis de mudar, mesmo quando somos apresentados a evidências que as contradigam.

Se alguém discute com você e mostra uma ideia diferente da sua, a sensação não é boa. Todos nós colocamos em uma situação em que, apesar de uma apresentação clara dos fatos, não podemos mudar a mentalidade de alguém. Mas talvez seja porque tentamos influenciar os outros, de todas as formas erradas.

Por exemplo “o Google está sempre a meu favor”

Você tem uma ideia sobre política, faz pesquisas e as informações vão se tornando mais resistentes à mudança, vai encontrando dados que convergem e apoiam sua ideia. Até há consciência que houve um filtro para chegar nas ideias parecidas com a nossa . É a confirmação induzida e isso pode nos prejudicar.

Apague seu histórico de navegação ou use a navegação anônima ( que não faz cache), amplie as redes sociais, mas com perfis que não são “semelhantes” ao seu. Isso minimiza as buscas customizadas que apontam sempre para as crenças iguais a sua.

“O grupo pode ser sábio, mas com frequência pode ser tolo.”

A autora diz que “uma mudança poderá ser bem sucedida, se bem combinada com elementos principais que governam o funcionamento do nosso cérebro.”

Muito interessante o livro. Recomendo.

Capa, ficha técnica, sinopse

mente-influente

A mente influente

Tali Sharot

ISBN: 9788532531032
Editora: Rocco
Número de páginas: 224
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21 cm
Edição: 2018

Sinopse

A renomada neurocientista Tali Sharot, autora de O viés otimista e de artigos publicados em periódicos respeitados como Nature, Science e The New York Times, mostra, em A mente influente, que, para nos relacionarmos melhor com os outros e obtermos seu apoio na defesa de nossos pontos de vista e objetivos, é necessário agir de acordo com as regras próprias de funcionamento do cérebro humano. Amparada nas mais modernas pesquisas e em diversos estudos de casos, apresentados de forma clara e instigante no livro, a autora mostra que a maioria das nossas decisões é movida pela emoção, em detrimento da razão, como revela o relato de abertura do livro, sobre a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, e que de nada adianta tentar mudar crenças e comportamentos alheios recorrendo a métodos que vão contra a maneira como a mente opera, como tentar mobilizar o outro pelo medo, insistir em apontar seu erros ou exercer controle excessivo sobre ele.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Livro recebido pela parceria com a editora
Previous Nora Roberts -Jd Robb - Estranheza Mortal @editorarecord #resenha
Next Robert Bryndza - Sob águas escuras @gutenberg_ed #resenha

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)