Roxane Gay – Mulheres difíceis @globolivros #resenha


Mulheres Difíceis para homens e mulheres

Quando você está lendo um livro chamado Mulheres Difíceis, parece que é uma parte obrigatória do passeio ouvir os suspiros de reprovação de quem ainda confunde “feminino” com “feminista”. É mais ou menos assim: o livro se chama, como já dito, Mulheres Difíceis; logo, é de se esperar que o conteúdo dele aborde as histórias de dificuldades vividas por, pasmem, mulheres!

Dividido em 21 contos de tamanhos e temáticas variados, a obra da best-seller Roxane Gay apresenta relatos claros e envolventes, quase sempre sob o prisma feminino, de situações ora prosaicas, ora surpreendentes, mas nas quais é perfeitamente possível identificar várias das pessoas com quem falamos todos os dias. Mesmo nos contos mais fantasiosos e alegóricos, a sutileza das mensagens deixadas pela autora é clara, tornando os estranhos desenhos que se formam na cabeça do leitor perfeitamente palpáveis. É certo que em alguns momentos o relato é um pouco mais carregado, dando traços caricatos a determinadas situações e personagens, mas não vejo isso, no entanto, como um problema, mas sim como uma escolha estética para chamar a atenção do leitor.

Como já havia falado, são ao todo 21 contos totalmente diferentes um do outro. Há os mais realistas, os mais fantásticos, os clichês, os surpreendentes, os mais curtos, os mais longos, os bem-humorados, os tristes; a falta de uniformidade é um trunfo do livro, pois certamente abre um maior leque de opções para os leitores. Pessoalmente, os contos que mais me agradaram foram A Marca de Caim e Na Ocasião da Morte do meu Pai. E você, já leu o livro? Quais os que mais gostou?
 

Capa , ficha técnica, sinopse

Mulheres difíceis

Dificult women

Roxane Gay

ISBN: 9788525064707
Editora: Globo Livros
Número de páginas: 240
Encadernação: Brochura
Formato: 23 x 16 cm
Edição: 2019

Sinopse

Uma coletânea de histórias de força e beleza raras assinada por Roxane Gay, uma das mais relevantes e extraordinárias vozes da literatura contemporânea. As personagens dos vinte e um contos magistrais reunidos em Mulheres difíceis vivem tanto cercadas por privilégios quanto na pobreza, estão em casamentos amorosos ou criminosos, são assombradas pela chantagem emocional ou pelos fantasmas que habitam suas próprias mentes. Entre elas, estão uma mulher casada que finge não ver quando o marido troca de lugar com seu irmão gêmeo; uma universitária que faz um bico como stripper e tenta afastar um cliente “excessivamente zeloso”; uma engenheira negra que se muda a trabalho para uma cidade majoritariamente branca e enfrenta a perversa curiosidade de seus colegas e a dificuldade de deixar o passado para trás. De um clube da luta para garotas a um condomínio de luxo na Flórida, onde a principal ocupação dos vizinhos é investigar a vida alheia, Roxane Gay dá voz a um coro de mulheres inesquecíveis — muitas das quais refletem traços da sua própria trajetória —, compondo um panorama impressionante e ousado do que é ser mulher nos dias hoje.

Compre o livro na Amazon

Previous Lucinda Riley - A carta secreta @editoraarqueiro #resenha
This is the most recent story.

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)