Agatha Christie – Um pressentimento funesto @globolivros #resenha


pressentimento-funesto

Olá!

Confira a resenha de Um Pressentimento Funesto, de Agatha Christie. Publicado pela Globo Livros

Um dos últimos livros escritos pela mestre do suspense, Agatha Christie, Um Pressentimento Funesto não representa nenhuma grande guinada no estilo tão conhecido da autora. Pertencente à série de contos envolvendo o casal Tommy e Tuppence, o livro possui um toque um pouco mais obscuro do que as aventuras de outros protagonistas criados por Agatha, como o detetive Poirot e Miss Marple. É interessante observar, no entanto, que se o estilo de Agatha, perpetuado por anos, se manteve, uma novidade clara foi tratar do envelhecimento da dupla, algo que possivelmente refletia o momento de vida da autora.

Na história, o casal de detetives informais, que já possui filhos adultos e pelo menos em tese já se encontrava longe das aventuras, vai, num dia comum visitar Ada, uma tia de Tommy, em uma clínica geriátrica. Tudo corria normalmente, até que Tuppence conhece a Senhora Lancaster, uma enigmática mulher, cujo hábito deveras macabro abre um leque de acontecimentos capaz de botar nossos velhos detetives em ação novamente – o hábito somente será revelado a quem ler a obra!

O fato é que, após a morte repentina de Ada, a velha Lancaster é levada por supostos parentes, deixando para Ada uma valiosa pintura de uma casa ao lado de um canal. Com a viagem de Tommy para uma conferência, Tuppence se vê, pela primeira vez, sozinha a beira de uma investigação, questionando-se o que teria acontecido a Lancaster e com certeza de já ter visto a imagem da pintura em alguma de suas viagens de trem.

Vale observar que até mesmo pela questão da idade enfatizada anteriormente, essa aventura é muito mais cerebral e menos física que as anteriores; o que, se por um lado, torna a narrativa mais lenta, por outro usa e abusa da inteligência do casal e dos poderes de dedução de Tuppence, tornando o relato condizente com as características apresentadas previamente. Uma característica marcante da autora, que se faz presente aqui, é o hábito de realmente só apresentar o desfecho da história no final do livro, além de manter o leitor, o tempo todo, ligado no conto central. Por essas e por outras, você realmente terá que ler até o fim para desvendar o mistério. Já o título do livro, é desvendado no início, com uma citação de Macbeth, peça de William Shakespeare: “By the pricking of my thumbs,
Something wicked this way comes”, que é o título original da obra. Em português: “Pelo comichar do meu polegar, sei que deste lado vem vindo um malvado”.

Capa, ficha técnica, sinopse

pressentimento-funesto

Um pressentimento funesto

By the pricking of my thumbs

Agatha Christie

ISBN: 9786580634071
Editora: Globo Livros
Número de páginas: 280
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21 cm
Edição: 2019

Sinopse

O que uma simples visita a uma velha tia em uma clínica geriátrica poderia ter de perigoso? Se você respondeu “nada” é porque não conhece o casal de detetives Tommy e Tuppence Beresford. Ao visitar Ada, tia de Tommy, eles conhecem uma misteriosa senhora que lhes faz perguntas estranhas e parece viver em um mundo só dela. Quando tia Ada morre subitamente, eles descobrem que a idosa misteriosa foi transferida às pressas para outro lugar por uma parenta distante, mas não sem antes deixar de presente para Ada um caríssimo e enigmático quadro.

Boa leitura

Previous Filmaços de Heróis Parte 4 #TOP5 Mês das Crianças
Next Agatha Christie - Portal do destino @globolivros #resenha

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)