Ford vs. Ferrari #filme


I can see for miles and miles and miles and…*

“Não importa o destino, mas a jornada!”, frase clichê que, no cinema pode ser traduzida como “não importa a história, mas a maneira como ela é contada”. De fato, a história de Ford vs. Ferrari, que, há anos encanta os amantes de automobilismo, não é exatamente das mais complexas e, em teoria, não teria elementos para atrair a atenção de quem não é um entusiasta do esporte. Entretanto, quando se junta um grande diretor, um grande roteiro e um grande elenco, tem-se um filme capaz de transpor a barreira dos gêneros cinematográficos e dos boxes das corridas, e nos brindar com uma história muito maior do que sua premissa original sugere.  

Em 1966, preocupado com a queda das vendas de sua empresa, Henry Ford II – neto do lendário inventor da linha de montagem – convoca sua equipe de marketing, liderada por Lee Iacocca, que tinha um projeto audacioso: entrar definitivamente para o mundo das corridas, com um carro capaz de vencer ninguém menos que a eterna favorita Ferrari nas 24 horas de Le Mans. Difícil, é claro, ainda mais para uma empresa que, nas palavras dos próprios diretores, entendia mais de burocracia que de carros. A solução encontrada foi a parceria com o ex-piloto, e agora um empresário e projetista automobilístico Carroll Shelby, que sabia: nenhum carro seria suficiente sem um grande piloto ao volante. O irascível Ken Miles era o nome. Veterano de guerra e deixado de lado no mundo automobilístico por seu temperamento, Ken não era apenas o piloto ideal, mas um profundo conhecedor de carros, com as mais avançadas ideias sobre mecânica.

Convencer Ken Miles a aceitar a Ford, e a Ford a aceitar Ken. Perto disso, a criação do Ford GT40, e a vitória em Le Mans eram tarefas simples; e foi focando nessa triangulação e na amizade controversa entre Shelby e Ken que Ford vs Ferrari saiu do óbvio, deixando de ser apenas um filme sobre automobilismo para se converter em um belíssimo drama sobre amizade, superação, orgulho, interesses escusos e, claro, um acontecimento histórico nas corridas.

Matt Damon, apesar de ter que se ater à personalidade real de Carroll Shelby, parece não fugir muito do estereótipo de seus últimos papéis: o cara legal, de bom coração, empreendedor com crises existenciais e doses muito bem dosadas de agressividade. Já Bale… É de se esperar que um ator que seja aclamado mundialmente por um personagem tão marcante quanto o Batman permaneça para sempre ligado à figura do morcego, mas não Bale. Ele que já colecionava atuações e mudanças físicas inacreditáveis no currículo, e ano passado encarnou o político Dick Cheney de forma assustadoramente crível, renasce agora com outra personalidade desconexa de papéis anteriores e mudando de novo seu físico. Mesmo dentro do personagem, é incrível a diferença entre o Ken Miles profissional – agressivo, sarcástico e metido – e o Ken Miles marido e pai – doce e afetivo – trazido à tona principalmente pela figura do filho, interpretado pelo ótimo garoto Noah Jupe. As duas faces do piloto convivem de forma totalmente harmoniosa, fato possibilitado pelo já conhecido talento do ator.

Um fato que chama atenção sobre o filme é o seu diretor: James Mangold tem como trabalhos mais marcantes Johnny & June e Logan. Um, sobre o cantor que tingiu o country de preto e se tornou ídolo dos presidiários. O outro sobre o herói menos heroico possível, que não pensa duas vezes antes de enfiar as garras em seus inimigos.  Claramente, o diretor é fascinado pela figura do anti-herói; aquele que não é mau, mas está longe de preencher os pré-requisitos para ser príncipe encantado. É difícil imaginar que de sua direção saiam filmes sobre um Paul McCartney, Superman ou Ayrton Senna.

Assim, se você é fã de automobilismo, vá ver Ford vs. Ferrari! Se não é, mas gosta de cinema, vá também! E não se sinta inibido por não dominar o assunto, pois tudo é bastante claro, sem, no entanto, abusar das temíveis auto explicações do cinema!

*Trecho da música I can see for miles, do grupo inglês The Who.

poster Ford e Ferrari

Ford vs. Ferrari

Le Mans ’66

Elenco

Matt Damon, Christian Bale, John Bernthal, Caitriona Balfe, Noah Jupe e outros!

Direção

James Mangold

Sinopse

Os vencedores do Oscar®, Matt Damon e Christian Bale estrelam “Ford Vs Ferrari”, a incrível história real do visionário designer automotivo americano Carroll Shelby (Damon) e do destemido piloto britânico Ken Miles (Bale). Juntos, eles lutaram contra o domínio corporativo, as leis da física e seus próprios demônios pessoais para construir um carro de corrida revolucionário para a Ford Motor Company, assumir o controle das pistas e derrotar os carros dominantes de Enzo Ferrari, nas 24 Horas de Le Mans, na França em 1966.

Previous Entre Magos e Piratas #harrypotter #piratasdocaribe
Next Mauro Beting e Alexandre Petillo - A ira de Nasi @belasletras #resenha

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)