A batalha das correntes #filme


A guerra que mudou o mundo

A Batalha das Correntes foi uma disputa científica que marcou o mundo no final do Século XIX, tendo como protagonistas os cientistas Thomas Edison e Nikola Tesla, e o empresário George Westinghouse; e em 2019 chegou aos cinemas num filme que conta um pouco melhor a rivalidade entre Edison e Westinghouse e como cada um contribuiu para que, em suma, vocês possam ler esta resenha através de seu computador ou celular devidamente carregados na tomada.  

Evidentemente, o principal desafio de um filme sobre o mundo científico é tornar a linguagem técnica facilmente assimilável para o grande público, afinal nem só de físicos e engenheiros a plateia é formada; e é com satisfação que eu – que sou de humanas – digo que o objetivo foi alcançado com perfeição. Benedict Cumberbatch está irretocável na pele do ganancioso e arrogante Edison e repete a parceria de sucesso com o jovem Tom Holland, iniciada nos estúdios da Marvel. Na outra ponta da rivalidade, o inventor Westinghouse conta com a ajuda do gênio incompreendido Nikola Tesla, também interpretado por uma estrela dos filme de super-heróis: Nicholas Hoult, o Fera dos X-Men, que atua com grande competência, embora eu acredite que quem tenha visto o personagem interpretado pelo astro David Bowie em O Grande Truque ainda prefira a versão do cantor pop.

É importante dizer ainda que o texto menos técnico de Michael Shannon como Westinghouse não tira o brilho de sua atuação e mesmo não sendo o personagem um cientista genial como seus parceiros de cena, ele fecha com perfeição a trinca de protagonistas que – sem nenhum exagero – concebeu boa parte do mundo como conhecemos hoje; com suas qualidades e os defeitos que Edison tentou tirar de suas costas – veja o filme pra saber quais!

Direção: Alfonso Gomez-Rejon

Elenco: Benedict Cumberbatch, Michael Shannon, Nicholas Hoult, Katherine Waterston, Tuppence Middleton

Distribuição: Diamond Films

Sinopse

Não recomendado para menores de 12 anos

Ambientado no final do século XIX, a Guerra das Correntes, que foi uma disputa entre Thomas Edison (Benedict Cumberbatch) e George Westinghouse (Michael Shannon) sobre como deveria ser feita a distribuição da eletricidade. Edison fez uma campanha pela utilização da corrente contínua para isso, enquanto Westinghouse defendia a corrente alternada.

Previous Lucy Foley - A última festa @intrinseca #resenha
Next 1917 #filme #cinema

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)